Lista completa de Questões de Administração da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com base nos princípios da Administração Pública, presentes no Artigo 37 da Constituição Federal, é correto afirmar que:
A participação de todos para o sucesso de uma organização é, atualmente, uma recomendação que perpassa as mais distintas áreas da gestão. Entretanto, a importância e a eficiência dos grupos foi analisada e questionada por Mancur Olson, ao tratar da Teoria da Ação Coletiva. Com base nessa teoria, analise as afirmativas a seguir:
I - Em grupos grandes, o interesse particular de cada indivíduo racional irá predominar sobre os interesses do grupo, mas pela sinergia das ações esses grupos tornam-se mais eficientes que grupos pequenos. II - Em grupos pequenos, é mais frequente o problema do carona (free-rider), quando um indivíduo usufrui dos benefícios e resultados sem contribuir proporcionalmente para sua obtenção. III - Em grupos grandes, é necessário um incentivo individual e seletivo para estimular um indivíduo racional a agir em benefício do grupo. Está correto o que se afirma em:No ambiente da administração pública, elementos que configuram uma gestão da capacitação orientada para o desenvolvimento do conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao desempenho das funções desenvolvidas, identificam:
O conceito de política pública e seus diversos significados seguem uma tradicional classificação, que divide em ciclos essa atividade estatal e o seu processo. A perspectiva de cima para baixo tem suas raízes no modelo de estágios, que devem ser claramente distintos.
Um desses estágios é o da implementação da política pública, que pode ser definido como:A avaliação da política pública é o processo de julgamentos deliberados sobre a validade de propostas para a ação pública, bem como sobre o sucesso ou a falha de projetos colocados em prática. Fazem parte desse processo elementos, critérios, indicadores e também padrões, como os normativos, que são:
Pode-se exemplificar gestão por resultados na administração pública, citando, em primeiro lugar, o caso da França, que utilizou como instrumentos a descentralização, com transferência de competências e recursos aos níveis subnacionais; e a desconcentração, com transferência de competências e de recursos de níveis operacionais dentro da administração central, e programas de qualidades. E, em segundo lugar, o caso do Brasil, onde, em 1996, um ano após a estabilização econômica, o governo lançou o Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, cuja finalidade era a reestruturação das organizações, para atribuir-lhes flexibilidade administrativa e responsabilização.
Entre as metodologias para a gestão por resultados, inclui-se o balanced scorecard (BSC), que:Encaminhar colaboradores para capacitação, se detectadas necessidades de complementação ou oportunidades de crescimento e/ou alertar formalmente profissionais com insuficiência de desempenho não justificada sobre urgências na modificação de condutas, são atividades relacionadas à gestão de recursos humanos, que estão agrupadas em funções ou subsistemas como:
Os indicadores de desempenho auxiliam na tarefa de identificar o comportamento da performance de um processo. A partir da sua utilização pode-se não somente aferir o resultado de um processo, como também acompanhar seu comportamento ao longo das atividades que o integram.
Essa performance pode ser medida em termos de eficiência ou de eficácia, de acordo com a definição de que:A matriz de estrutura lógica é um instrumento técnico amplamente utilizado em projetos, que resulta em um processo de planejamento orientado para o resultado que se pretende alcançar. A matriz de estrutura lógica descreve o percurso técnico necessário para o alcance de uma primeira visão geral da configuração de um projeto. Sua aplicação tem como propósito
I. permitir uma visão imediata, não detalhada, do objeto, das intenções e das condições do projeto;
II. indicar os meios de coordenação de atividades simultâneas e as atividades-chave do projeto;
III. hierarquizar os problemas evidenciados no contexto no qual o projeto se insere;
IV. indicar as situações e fatores externos que, estando fora do controle e da influência do projeto, podem alterar sua condição de viabilidade.
São corretas somente as afirmativas
O orçamento, a análise de custos e os demonstrativos financeiros são as três formas básicas de descrição dos custos do projeto. Em linhas gerais, os demonstrativos financeiros de um projeto, de qualquer tipo, devem assegurar
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...