Questões de Administração da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

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Uma empresa de médio porte que produz calçados, roupas e acessórios tem sua estrutura dividida, no primeiro nível, em diretoria comercial, diretoria de produção e diretoria administrativa e financeira. A empresa quer rever sua estrutura, com a intenção de dar ênfase aos resultados e promover maior autonomia de decisão aos responsáveis por cada linha de produtos. Para isso, a empresa deveria adotar departamentalização:

  • A. funcional;
  • B. geográfica;
  • C. por cliente;
  • D. por produto;
  • E. por processo.

Uma metalúrgica fabricante de parafusos, porcas e fixadores opera em um mercado relativamente estável e previsível. Nesse contexto, a gestão de sua cadeia de valor deve ser voltada, principalmente, para:

  • A. rapidez na entrega e escolha de fornecedores flexíveis;
  • B. manutenção de baixos níveis de estoque e escolha de fornecedores de baixo custo;
  • C. escolha de fornecedores flexíveis e manutenção de estoques na cadeia;
  • D. manutenção de baixos níveis de estoque e delegação de autoridade;
  • E. rapidez na entrega e centralização das decisões.

Uma empresa fabricante de autopeças gostaria de adotar indicadores de controle operacional para o seu processo de produção. Seria um indicador adequado:

  • A. taxa de desperdício;
  • B. número de empregados treinados;
  • C. lucratividade;
  • D. índice de turnover;
  • E. participação no mercado.

O gerente de uma equipe de sete pessoas é conhecido por compartilhar informações, incentivar o desenvolvimento profissional dos colaboradores e encorajar a participação nas decisões. Ele afirma que “o trabalho é complexo e sem a ajuda e a experiência dos membros da equipe não seria possível enfrentar os desafios que surgem”. O estilo de liderança do gerente é:

  • A. autocrático;
  • B. carismático;
  • C. simbólico;
  • D. democrático;
  • E. liberal.

Uma grande empresa redefiniu sua estratégia corporativa e iniciou um processo que inclui reestruturação organizacional, revisão de suas linhas de produtos e a mudança da cultura organizacional. Como instrumento de apoio a essa transformação organizacional, foi implantado o balanced score card para controle do desempenho. Atenção especial vem sendo dada à perspectiva “clientes”, pois a alta direção julga que os problemas mais críticos enfrentados estão relacionados à criação de valor para os clientes da empresa. Seriam indicadores adequados para medir os objetivos relativos a essa perspectiva:

  • A. taxa de defeitos e índice de retenção de clientes;
  • B. liquidez corrente e nível de satisfação dos clientes;
  • C. nível de satisfação dos clientes e participação no mercado;
  • D. rotatividade de estoques e participação no mercado;
  • E. rotatividade de estoques e índice de retenção de clientes.

A Teoria Institucional analisa os “campos organizacionais” e destaca a homogeneização das formas organizacionais dentro de cada campo, chamada “isomorfismo organizacional”. A força que pressiona para o isomorfismo organizacional, relacionada à regulação governamental, é do tipo:

  • A. normativa;
  • B. coercitiva;
  • C. mimética;
  • D. econômica;
  • E. comportamental.

Um gerente de produção precisa decidir entre quatro fornecedores de um equipamento para a fábrica onde trabalha. Ele identificou três critérios para a decisão: preço, qualidade e prazo de entrega. Para avaliar e ordenar os diferentes fornecedores com base nesses critérios, o gerente deve:

  • A. atribuir pesos aos diferentes critérios;
  • B. identificar a situação problema;
  • C. construir uma árvore de decisão;
  • D. implementar a melhor alternativa;
  • E. rever os critérios de decisão.

O gerente de recursos humanos de uma empresa relatou que boa parte de seu tempo era dedicado a atividades de organização. São atividades de organização, na área de recursos humanos:

  • A. avaliação da satisfação dos clientes e desenho dos cargos e tarefas;
  • B. definição dos processos produtivos e melhoria das condições de trabalho;
  • C. estabelecimento de metas de desempenho e controle da qualidade dos produtos;
  • D. definição da estrutura de cargos e salários e desenho de programas de treinamento;
  • E. controle da assiduidade e estabelecimento de metas de desempenho.

A Teoria da Ecologia Organizacional postula que o ambiente é o principal determinante do sucesso e da sobrevivência das organizações, através de um processo de “seleção natural”. Esse processo se inicia com:

  • A. retenção das formas organizacionais mais adaptadas;
  • B. distribuição dos recursos do ambiente entre as organizações;
  • C. surgimento de concorrência no mercado;
  • D. surgimento de isomorfismo organizacional;
  • E. ocorrência de variações nas formas organizacionais.

Cargos bem definidos e organizados de maneira hierárquica por meio de linhas de comando; departamentalização onde unidades operam de maneira semiautônomas sob a supervisão de quem detém a autoridade; cadeia de comando onde a divisão do trabalho é bem definida.

Essas são as características do seguinte tipo de organização

  • A. orgânica.
  • B. sistêmica.
  • C. burocrática.
  • D. contingencial.
  • E. contextual.
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