Questões de Administração da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

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O organograma é um poderoso instrumento de esforço gerencial que subsidia na melhor compreensão da estrutura administrativa e de interação porque:

  • A.

    mostra o fluxo de documentos e das unidades que compõem a organização.

  • B.

    mostra o fluxo apenas de documentos.

  • C.

    mostra a distribuição do trabalho num determinado setor.

  • D.

    mostra as relações de hierarquia entre as unidades.

  • E.

    mostra em um gráfico o quantitativo do quadro de pessoal de toda a organização ou uma parte substancial dela.

Um sistema de informações de recursos humanos é um procedimento sistemático para coletar, armazenar, manter, recuperar e validar dados necessários a uma organização sobre seus recursos humanos, atividades de pessoal e características da unidade da organização. E, para se estruturar esse sistema de informações, é incorreto afirmar que:

  • A.

    pode auxiliar o planejamento fornecendo informações sobre a oferta de pessoal e previsões de demanda.

  • B.

    ajuda o processo de recrutamento e seleção com informações sobre igualdade no emprego, demissões e qualificações dos candidatos.

  • C.

    dá apoio ao desenvolvimento com informações sobre os custos de programas de treinamento e o desempenho dos treinados.

  • D.

    pode contribuir para os planos de remuneração por meio de dados sobre os aumentos salariais e orçamentos.

  • E.

    se deve fazer a necessária amostragem-piloto do sistema, e durante o primeiro mês, avaliações, melhorias planejadas, e, após um ano, fazer, então, uma avaliação mais criteriosa.

O conceito de Qualidade Total significa:

  • A.

    vender mais.

  • B.

    foco no cliente.

  • C.

    melhorar o produto.

  • D.

    aumentar o preço.

  • E.

    exigir mais da equipe.

Idalberto Chiavenato, no seu livro Teoria Geral da Administração, aponta uma série de megatendências no campo da administração que terão impactos nas organizações e conseqüentemente na formulação de políticas públicas nos próximos anos.
A respeito dessas megatendências, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Existe uma tendência de que os países mais avançados abandonem a sociedade da informação e se voltem para a sociedade industrial. Esse fenômeno é decorrente do avanço de países como a China e Índia no mercado internacional.

  • B.

    A revolução política nos países mais avançados está levando a sociedade a migrar da democracia participativa para a democracia representativa. Essa é uma tendência natural das sociedades democráticas e foi acentuada com a queda do regime da antiga União Soviética.

  • C.

    Existe a tendência de que os administradores públicos e privados tenham uma visão mais de curto prazo do que de longo prazo. Essa tendência acontece porque o que norteia o dia-a-dia das operações dentro das organizações é a visão imediata dos problemas e das soluções.

  • D.

    No decorrer da década de 70, os cidadãos norte- -americanos começaram a se desligar das instituições do Estado. No entanto, crises políticas e financeiras mundiais fazem com que haja uma tendência para que a auto-ajuda seja novamente substituída pela ajuda institucional.

  • E.

    Existe uma tendência para que o modelo piramidal da administração com hierarquias seja substituído por uma comunicação lateral intensiva. Assim sendo, as redes informais de comunicação passam a ser consideradas importantes para as organizações, sendo uma das características dessas redes a sua agilidade.

Numa empresa, no contexto da tecnologia da informação e considerando o nível organizacional, os sistemas de vendas e marketing desempenham funções específicas. Observe a tabela abaixo.

Ocorre correspondência entre os níveis e funções nos números:

  • A. I, IV e V.
  • B. II, III e VI.
  • C. I, III, V e VI.
  • D. II, III, V e VI.
  • E. II, IV, V e VI.

A gestão por competências é mais uma contribuição dos teóricos da administração que visa ao melhor desenvolvimento do pessoal da estrutura superior da organização. Contudo, há uma competência que não está necessariamente relacionada a algum atributo de cargo, mas sim uma competência relevante para a excelência organizacional que é a competência essencial. A competência essencial é:

  • A.

    uma competência específica que só pode ser desenvolvida por quem a direção superior indicar.

  • B.

    a competência adquirida ao longo de um programa para executivos do primeiro escalão organizacional.

  • C.

    como a própria palavra diz, essencial, ou seja, algo que está na essência, na origem das funções organizacionais.

  • D.

    uma capacitação básica que permite que a organização possa competir e crescer.

  • E.

    uma competência centrada no estamento superior e indelegável.

Sistema de Informação pode ser entendido como uma solução organizacional e administrativa baseada na tecnologia de informação para enfrentar os desafios do ambiente. Nesse contexto, as principais funções empresariais são:

  • A.

    vendas e marketing, administração e marketing, finanças, produção e recursos humanos.

  • B.

    compras e vendas, administração e marketing, planejamento, contabilidade e recursos humanos.

  • C.

    vendas e marketing, fabricação e produto, finanças, contabilidade e recursos humanos.

  • D.

    compras e vendas, fabricação e produto, planejamento, contabilidade e comunicação social.

  • E.

    vendas e marketing, administração e marketing, planejamento, produção e comunicação social.

Algumas organizações tendem a funcionar como grupos unitários, outras como sistemas políticos vibrantes, tendo o tipo de política pluralista (...) como base, enquanto outras são campos de batalha onde grupos rivais se engajam em guerras contínuas.
Características unicista, pluralista e radical são freqüentemente encontradas, respectivamente, em organizações que desenvolvem:

  • A.

    história longa e contínua de administração paternalista; lugar para os empregados adquirirem autonomia; e distinção entre diferentes categorias de empregados em que conflitos entre administração e trabalhador são comuns.

  • B.

    história longa e contínua de administração pluralista; distinção entre diferentes categorias de empregados em que conflitos entre administração e trabalhador são comuns; e autonomia dos empregados.

  • C.

    história longa e contínua de administração radical; autonomia dos empregados; e distinção entre diferentes categorias de empregados em que conflitos entre administração e trabalhador são comuns.

  • D.

    história longa e contínua de administração pluralista com autonomia dos empregados; distinção entre diferentes categorias de empregados em que conflitos entre administração e trabalhador são raros; e lugar para os empregados adquirirem autonomia.

  • E.

    história longa e contínua de administração radical, mas com autonomia dos empregados; distinção entre diferentes categorias de empregados em que conflitos entre administração e trabalhador são comuns; e tendência à liberalidade nas decisões pautadas no coletivo.

Plano de carreira é o processo pelo qual:

  • A.

    a organização seleciona e avalia os empregados para obter um grupo de pessoas qualificadas a atender às demandas futuras.

  • B.

    a organização identifica os passos necessários para atingir as metas da carreira.

  • C.

    a organização identifica e implementa os passos necessários para atingir as metas da carreira.

  • D.

    o empregado decide sobre os passos necessários para atingir as metas da carreira.

  • E.

    o empregado decide e implementa os passos necessários para atingir as metas da carreira.

Em relação à "gestão por resultados", assinale a alternativa correta:

  • A.

    Uma das funções do planejamento do Estado Brasileiro por meio da gestão de resultados é fortalecer a orientação para produtos e processos.

  • B.

    No modelo de gestão por resultados, dá-se ênfase à coordenação do planejamento estratégico, à alocação estratégica de recursos e à gestão de um processo contínuo de evolução organizacional em detrimento da transparência para a sociedade e à instrumentação do controle social, já que o objetivo é otimizar a gestão e não ampliar a discussão pública das propostas de governo com a sociedade.

  • C.

    Um dos objetivos da gestão por resultados é fortalecer o orçamento da união como instrumento de integração entre o Plano Plurianual e a Lei de Diretrizes Orçamentárias.

  • D.

    A adoção de programas comuns ao planejamento, ao orçamento e à gestão foi o ponto de partida do processo de transformação da administração burocrática em gestão por resultados.

  • E.

    Um aspecto relevante da gestão por resultados é a ênfase na desapropriação de custos, isto é, desvincular os gastos administrativos da máquina do Estado com os programas para cujos resultados esses gastos contribuem.

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