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De maneira geral, um planejamento de políticas públicas é composto por três fases: (1) estabelecimento de objetivos a alcançar; (2) tomada de decisões a respeito das ações futuras; e (3) elaboração de planos.
Dentro desse contexto, analise as afirmativas a seguir:
I. Os objetivos são resultados futuros que a organização pretende atingir. Assim, objetivos organizacionais podem se desdobrar em estratégia, políticas, diretrizes, metas, programas, procedimentos, métodos e normas.
II. Existem diversos métodos que auxiliam os gestores públicos na sua tomada de decisões. Dentre eles, destacam-se a pesquisa operacional, que utiliza diversos modelos analíticos ou matemáticos para verificar as relações entre os vários fatores e alternativas na forma de modelos matemáticos; e as árvores de decisão, que auxiliam o gestor a visualizar os possíveis resultados das alternativas envolvidas nas decisões públicas.
III. O plano é a última fase do processo de planejamento e é considerado como o resultado do processo de implementação do planejamento. Assim sendo, um plano é um curso de ação sobre um período especificado de tempo.
Assinale:
se somente a afirmativa I estiver correta.
se somente a afirmativa II estiver correta.
se somente a afirmativa III estiver correta.
se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
se todas as afirmativas estiverem corretas.
As etapas seqüenciais para um processo de comunicação que dê suporte a um clima organizacional proativo são:
fonte, mensagem, codificador, decodificador, canal, recebedor.
fonte, codificador, mensagem, decodificador, canal, recebedor.
fonte, codificador, mensagem, decodificador, canal, recebedor.
fonte, canal, codificador, mensagem, decodificador, recebedor.
fonte, mensagem, codificador, canal, recebedor, decodificador.
A autogestão, quando pensada em termos administrativos, está relacionada às rotinas, trabalhos em equipe, processos e resultados. Portanto, significa:
gestão imediata, automática, baseada na intuição.
decisões tomadas sempre em assembléias gerais.
Dar repostas incomuns a situações similares ocorridas na organização e que normalmente poderiam ser solucionadas com atitudes programadas nos remete a que aspecto da competência organizacional?
O termo 5S é derivado de cinco palavras do japonês iniciadas com a letra S (Seiri, Seiton, Seisou, Seiketsu, Shitsuke). Embora a tradução dessas palavras para o inglês tenha permitido que elas se iniciassem com S, o mesmo não ocorreu com a sua tradução para o português. A alternativa encontrada para essa situação foi o uso do termo 'senso de'. A partir dessa adaptação e sabendo que o 5S relaciona-se a atividades que visam à promoção de mudança de atitude e hábitos das pessoas, qual termo abaixo não se aplica ao proposto pelo 5S?
Em que período se pode afirmar que o Brasil iniciou sistematicamente a adoção e a concepção de um planejamento governamental?
no governo Juscelino Kubitschek, com seu Plano de Metas
no final do século XIX, com a criação do Plano de Recuperação Econômico-Financeira
a partir do advento do Estado Novo nos anos 30
a partir de 1890, com o Plano de Viação
durante a reforma do Estado no governo Fernando Henrique Cardoso
Fluxograma é um gráfico que tem por objetivo:
apresentar as etapas de um projeto, incluindo os recursos humanos, financeiros e materiais necessários e as datas de início e fim de cada etapa.
apresentar os passos de uma rotina (ou processo) com a utilização ou não de simbologia e da mandatória interação dos setores envolvidos na trajetória de tal rotina ou processo.
auxiliar na diagramação de formulários, o que inclui, entre outros procedimentos, a correta dimensão dos campos a serem preenchidos.
mostrar as unidades que compõem a organização fazendo acompanhar manuais ou as conhecidas cartilhas de orientação.
distribuir o espaço físico de forma a atender às relações interpessoais e facilitar a comunicação.
Modernamente entende-se que o trabalho em equipe tende a proporcionar melhores resultados no alcance de objetivos predeterminados. Contudo, temos no campo da administração a utilização de grupos e de equipes. Nesse sentido, sugere-se que as organizações procurem diferenciar equipes de grupos. No seu entendimento:
não há diferenciação entre equipes e grupos.
a equipe exige uma formação mínima, e o grupo tem formação numérica indefinida.
o rótulo equipe ou grupo é dado pelos membros que compõem um ou outro.
a equipe deve ter um elemento de identidade, de natureza simbólica e atuar de forma a colocar os objetivos dos seus membros acima dos interesses pessoais.
a diferença entre grupo e equipe está na remuneração normalmente os membros de equipe são mais bem remunerados.
Em relação ao treinamento e desenvolvimento de pessoas, é possível afirmar que existem os seguintes tipos de treinamento, à exceção de um. Assinale-o.
treinamento de integração
treinamento técnico-operacional
treinamento gerencial
treinamento comportamental
treinamento matricial
O programa 5S da qualidade trata de:
comportamento humano.
técnicas de planejamento.
organização.
visão do futuro.
qualidade do produto.
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