Questões de Administração da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Lista completa de Questões de Administração da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De maneira geral, um planejamento de políticas públicas é composto por três fases: (1) estabelecimento de objetivos a alcançar; (2) tomada de decisões a respeito das ações futuras; e (3) elaboração de planos.
Dentro desse contexto, analise as afirmativas a seguir:

I. Os objetivos são resultados futuros que a organização pretende atingir. Assim, objetivos organizacionais podem se desdobrar em estratégia, políticas, diretrizes, metas, programas, procedimentos, métodos e normas.
II. Existem diversos métodos que auxiliam os gestores públicos na sua tomada de decisões. Dentre eles, destacam-se a pesquisa operacional, que utiliza diversos modelos analíticos ou matemáticos para verificar as relações entre os vários fatores e alternativas na forma de modelos matemáticos; e as árvores de decisão, que auxiliam o gestor a visualizar os possíveis resultados das alternativas envolvidas nas decisões públicas.
III. O plano é a última fase do processo de planejamento e é considerado como o resultado do processo de implementação do planejamento. Assim sendo, um plano é um curso de ação sobre um período especificado de tempo.
Assinale:

  • A.

    se somente a afirmativa I estiver correta.

  • B.

    se somente a afirmativa II estiver correta.

  • C.

    se somente a afirmativa III estiver correta.

  • D.

    se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.

  • E.

    se todas as afirmativas estiverem corretas.

As etapas seqüenciais para um processo de comunicação que dê suporte a um clima organizacional proativo são:

  • A.

    fonte, mensagem, codificador, decodificador, canal, recebedor.

  • B.

    fonte, codificador, mensagem, decodificador, canal, recebedor.

  • C.

    fonte, codificador, mensagem, decodificador, canal, recebedor.

  • D.

    fonte, canal, codificador, mensagem, decodificador, recebedor.

  • E.

    fonte, mensagem, codificador, canal, recebedor, decodificador.

A autogestão, quando pensada em termos administrativos, está relacionada às rotinas, trabalhos em equipe, processos e resultados. Portanto, significa:

  • A. o exercício coletivo do poder.
  • B. ausência de autonomia.
  • C. o mesmo que autoconsumo burocrático.
  • D.

    gestão imediata, automática, baseada na intuição.

  • E.

    decisões tomadas sempre em assembléias gerais.

Dar repostas incomuns a situações similares ocorridas na organização e que normalmente poderiam ser solucionadas com atitudes programadas nos remete a que aspecto da competência organizacional?

  • A. Dissonância.
  • B. Mecanismos homeostáticos.
  • C. Inovação e criatividade.
  • D. Introjeção.
  • E. Efeito Berghoff.

O termo 5S é derivado de cinco palavras do japonês iniciadas com a letra S (Seiri, Seiton, Seisou, Seiketsu, Shitsuke). Embora a tradução dessas palavras para o inglês tenha permitido que elas se iniciassem com S, o mesmo não ocorreu com a sua tradução para o português. A alternativa encontrada para essa situação foi o uso do termo 'senso de'. A partir dessa adaptação e sabendo que o 5S relaciona-se a atividades que visam à promoção de mudança de atitude e hábitos das pessoas, qual termo abaixo não se aplica ao proposto pelo 5S?

  • A. Senso de empoderamento.
  • B. Senso de utilização.
  • C. Senso de ordenação.
  • D. Senso de autodisciplina.
  • E. Senso de asseio.

Em que período se pode afirmar que o Brasil iniciou sistematicamente a adoção e a concepção de um planejamento governamental?

  • A.

    no governo Juscelino Kubitschek, com seu Plano de Metas

  • B.

    no final do século XIX, com a criação do Plano de Recuperação Econômico-Financeira

  • C.

    a partir do advento do Estado Novo nos anos 30

  • D.

    a partir de 1890, com o Plano de Viação

  • E.

    durante a reforma do Estado no governo Fernando Henrique Cardoso

Fluxograma é um gráfico que tem por objetivo:

  • A.

    apresentar as etapas de um projeto, incluindo os recursos humanos, financeiros e materiais necessários e as datas de início e fim de cada etapa.

  • B.

    apresentar os passos de uma rotina (ou processo) com a utilização ou não de simbologia e da mandatória interação dos setores envolvidos na trajetória de tal rotina ou processo.

  • C.

    auxiliar na diagramação de formulários, o que inclui, entre outros procedimentos, a correta dimensão dos campos a serem preenchidos.

  • D.

    mostrar as unidades que compõem a organização fazendo acompanhar manuais ou as conhecidas cartilhas de orientação.

  • E.

    distribuir o espaço físico de forma a atender às relações interpessoais e facilitar a comunicação.

Modernamente entende-se que o trabalho em equipe tende a proporcionar melhores resultados no alcance de objetivos predeterminados. Contudo, temos no campo da administração a utilização de grupos e de equipes. Nesse sentido, sugere-se que as organizações procurem diferenciar equipes de grupos. No seu entendimento:

  • A.

    não há diferenciação entre equipes e grupos.

  • B.

    a equipe exige uma formação mínima, e o grupo tem formação numérica indefinida.

  • C.

    o rótulo equipe ou grupo é dado pelos membros que compõem um ou outro.

  • D.

    a equipe deve ter um elemento de identidade, de natureza simbólica e atuar de forma a colocar os objetivos dos seus membros acima dos interesses pessoais.

  • E.

    a diferença entre grupo e equipe está na remuneração  normalmente os membros de equipe são mais bem remunerados.

Em relação ao treinamento e desenvolvimento de pessoas, é possível afirmar que existem os seguintes tipos de treinamento, à exceção de um. Assinale-o.

  • A.

    treinamento de integração

  • B.

    treinamento técnico-operacional

  • C.

    treinamento gerencial

  • D.

    treinamento comportamental

  • E.

    treinamento matricial

O programa 5S da qualidade trata de:

  • A.

    comportamento humano.

  • B.

    técnicas de planejamento.

  • C.

    organização.

  • D.

    visão do futuro.

  • E.

    qualidade do produto.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...