Questões de Administração da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

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O ciclo de Deming/Shewhart engloba quatro etapas que obedecem a uma determinada seqüência. Qual das alternativas a seguir descreve corretamente essa seqüência?

  • A.

    Ação ou execução do planejamento (do); verificação de resultados até então obtidos (check); planejamento (plan); implementação final do idealizado após considerações sobre acertos eventuais (act).

  • B.

    Verificação de resultados obtidos até o momento (check); planejamento (plan); ação ou execução do planejamento (do); implementação final do idealizado após considerações sobre acertos eventuais (act).

  • C.

    Implementação final do idealizado após considerações sobre acertos eventuais (act); planejamento (plan); ação ou execução do planejamento (do); verificação de resultados até então obtidos (check)

  • D.

    Planejamento (plan); ação ou execução do planejamento (do); verificação de resultados até então obtidos (check); implementação final do idealizado após considerações sobre acertos eventuais (act).

  • E.

    Planejamento (plan); ação ou execução do planejamento (check); implementação final do idealizado (do); considerações sobre acertos eventuais (act).

De acordo com Feigenbaum, o controle da qualidade total pode ser definido como um sistema eficaz de integrar os esforços de desenvolvimento, manutenção e aprimoramento da qualidade para levar a produção e o serviço aos níveis mais econômicos que resultam em plena satisfação do consumidor. O TQC (Total Quality Control) requer a participação de todas as divisões, inclusive de marketing, projeto, manufatura, inspeção e expedição.
Apesar de ser uma boa definição, existe uma discordância da visão japonesa, sugerida por Kaoru Ishikawa, na abordagem da qualidade total. Tal discordância estaria no fato de que:

  • A.

    todas as divisões e todos os empregados deveriam se envolver no estudo e na promoção do controle da qualidade.

  • B.

    o TQC deveria ser dirigido essencialmente por especialistas em controle de qualidade.

  • C.

    o TQC deveria ser uma ação exclusiva da direção superior das organizações.

  • D.

    o TQC deveria ser uma abordagem nada coincidente com um movimento crescente à época denominado Company Wide Quality Control, que poderíamos traduzir por controle da qualidade por toda a organização.

  • E.

    a definição de Feigenbaum poderia induzir chefes e supervisores a aplicarem dinâmicas calcadas, essencialmente, no empowerment, em função da inevitável ação de coaches e mentors (treinadores e mentores).

Dois fatores foram considerados pela abordagem estruturalista como relevantes, mas que não foram trabalhados pela Escola Clássica e a Escola de Relações Humanas. São eles:

  • A.

    as tensões entre as necessidades da organização e as necessidades de seu corpo social e a maneira pela qual são distribuídos os lucros da organização.

  • B.

    eliminação de conflitos, via demissão imediata dos envolvidos, e a aceitação do ambiente como fundamental para os negócios das organizações.

  • C.

    o envolvimento das pessoas no planejamento do trabalho e a ação mais executiva dos assessores e menos, portanto, de aconselhamento, assessoramento.

  • D.

    a seleção extremamente cuidadosa e ampliação dos recursos assistenciais para todos os trabalhadores.

  • E.

    revisão eqüitativa do trabalho e clara definição de responsabilidades dos trabalhadores e da direção.

Embora guarde certa semelhança com o marketing de produtos, o marketing de serviços apresenta características e diferenças inerentes. O critério de satisfação é diferente, e o cliente participa do processo. Observe a citação: É fato que serviços não podem ser provados, apalpados, ouvidos ou cheirados antes de serem adquiridos. Uma pessoa que contrata um arquiteto não receberá os planos completos antes de formalizar a transação. O resultado disso é que os clientes tentam reduzir a incerteza, procurando "sinais" da qualidade do serviço e tirando conclusões a partir das evidências concretas, dos equipamentos utilizados, das pessoas envolvidas e das comunicações que recebem. O profissional de serviços precisa oferecer uma representação real que comunique o processo e os prováveis resultados do serviço que irá prestar.
A citação acima está relacionada à seguinte característica:

  • A. indivisibilidade.
  • B. imparcialidade.
  • C. intangibilidade.
  • D. perecibilidade.
  • E. variabilidade.

Abaixo encontram-se métodos utilizados pelas organizações para desenvolver um plano de cargos e salários, à exceção de um. Assinale-o.

  • A.

    método competitivo

  • B.

    método de comparação de fatores

  • C.

    métodos das categorias predeterminadas

  • D.

    método de avaliação por pontos

  • E.

    método flexível de cargos e salários

A atividade Benefícios se conceitua numa fonte de sucesso organizacional na medida em que sua ação seja pautada por alto grau de profissionalismo. Tem limitações que tornam a sua aplicação passível de insucessos de toda ordem. Uma dessas limitações é:

  • A.

    controle excessivo.

  • B.

    boicote.

  • C.

    submissão atemporal.

  • D.

    contratempos iniciais.

  • E.

    alcance não pleno.

Em situações de avaliação e ação corretiva, informações sobre desempenho devem ser comparadas com padrões preestabelecidos a fim de que se possa decidir pelas ações a serem implementadas. Nesse sentido, é importante verificar as variações entre o desempenho efetivo e o esperado, pois elas são capazes de indicar que o desempenho efetivo pode ser igual, abaixo ou acima do esperado. A dificuldade de se verificarem tais variações pode trazer implicações para:

  • A.

    tomada de decisões.

  • B.

    desempenho piloto.

  • C.

    desempenho ergonômico.

  • D.

    desempenho competitivo.

  • E.

    suprimento e/ou agregação.

Uma pessoa emocionalmente equilibrada quando tenta antecipar uma recompensa recorrendo ao julgamento, sem necessariamente levar em consideração o que já tenha obtido da empresa em que trabalha, está sob um comportamento motivado por:

  • A. expectativa.
  • B. alienação.
  • C. desinteresse.
  • D. egoísmo.
  • E. altruísmo.

Que sentimento ligado a necessidades defensivas profundas das quais não se tem consciência pode afetar líderes organizacionais e interferir na objetividade de seus julgamentos?

  • A.

    Impulsos emocionais momentâneos.

  • B.

    Enxaqueca.

  • C.

    Perda da capacidade auditiva.

  • D.

    Autonomia do pensar.

  • E.

    Inteligência.

Uma ação - governamental ou empresarial - passa por um planejamento prévio. Assim, o planejamento representa a primeira função administrativa por ser exatamente aquela que serve de base para as demais funções. Analise as seguintes afirmações em relação ao planejamento de políticas públicas e assinale a alternativa correta:

  • A.

    O planejamento é um modelo teórico para a ação futura. Assim, ele é composto por objetivos e planos detalhados de como atingir seus objetivos da melhor maneira possível.

  • B.

    O planejamento de uma política pública não envolve maneiras de se lidar com a incerteza e com as mudanças, pois estas não são variáveis levadas em conta em um planejamento governamental.

  • C.

    O planejamento estratégico abrange toda a organização, sendo projetado para ações de curto prazo.

  • D.

    O planejamento operacional é projetado para o longo prazo e se preocupa com a eficiência na execução das atividades.

  • E.

    O planejamento é uma ação reativa em relação aos problemas da organização, pois as organizações só fazem qualquer tipo de planejamento quando se deparam com problemas.

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