Questões de Administração da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

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São duas conhecidas limitações nos procedimentos de recrutamento interno:

  • A. excesso nas promoções (princípio de Peter) e relacionamentos em conflito.
  • B. relacionamentos muito próximos e simpatias e antipatias de superiores.
  • C. relacionamentos em conflito e relacionamentos muito próximos.
  • D. funcionários da organização terem muita intimidade com os procedimentos de recrutamento e excesso nas promoções (princípio de Peter).
  • E. protecionismo e recolocação (outplacement).

O processo de recrutamento externo apresenta diversas vantagens, entre as quais se inclui:

  • A.

    rapidez no processo.

  • B.

    manutenção da racionalidade no processo.

  • C.

    baixo custo de investimento.

  • D.

    princípio de Peter.

  • E.

    ausência de nepotismo.

Formas de remanejamento: uma atividade em gestão de pessoas que vem ganhando espaço nas organizações públicas e particulares.
É possível afirmar que existem as seguintes formas de remanejamento, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A.

    expatriação

  • B.

    repatriação

  • C.

    recolocação (outplacement)

  • D.

    compensatória

  • E.

    transferência

Entregar produto com qualidade significa:

  • A. preço baixo.
  • B. entregar destino.
  • C. qualidade elevada.
  • D. adiantar entrega.
  • E. atender cliente.

Assinale a alternativa que represente o foco do prêmio nacional da qualidade.

  • A. faturamento da empresa
  • B. qualidade dos produtos entregues
  • C. processos
  • D. meio ambiente
  • E. recursos humanos

A conhecida abordagem da gestão pela qualidade total exige habilidades técnicas, humanas e gerenciais de parte considerável da estrutura social e tende a transformar meios e modos de se administrar uma organização. Uma das principais características dessa abordagem é:

  • A.

    a folha de papel em branco. Não importa o que houve antes neste ou naquele setor. O alcance da qualidade total será obtido a partir da exigência de começar um novo setor do zero, como se ele nunca existisse.

  • B.

    a melhoria contínua. O processo de busca da qualidade implica o alcance de melhorias continuamente. Na verdade, essa característica não permite a conclusão de que algo não tem mais como melhorar. Enfim, a melhoria é sempre contínua.

  • C.

    o empowerment. Todo o poder para as pessoas da organização. Ou seja, cada pessoa terá condições de obter qualidade no que faz porque, para tanto, recebeu delegação nesse sentido.

  • D.

    a negentropia. Negentropia é o mesmo que entropia negativa e essa é uma característica da qualidade que nos leva na direção da contínua negação de qualquer proposta. O processo de convencimento continua, e o resultado final pode ser a aceitação por desistência da contínua negação ou a desistência por falta de argumentos favoráveis à proposta.

  • E.

    a liderança autocrática. Essa liderança confere a quem tem a autoridade um poder de mando excepcional. Isso quer dizer que, para o alcance da qualidade desejada, a liderança autocrática não pode sequer ser colocada em discussão. Cabe à pessoa da organização obedecer integralmente a essa liderança, sem questionamentos.

A ação gerencial deve se debruçar sobre as conseqüências dos resultados. Um instrumento importante na busca do trinômio qualidade-tempo-custo é o feedback, que se caracteriza por ser:

  • A.

    uma função projetiva.

  • B.

    um efeito também chamado resiliência.

  • C.

    retroalimentação

  • D.

    item mandatório na elaboração de organogramas.

  • E.

    uma função de marketing.

No contexto da gestão de pessoal, o tipo de organização que surge espontaneamente entre os empregados que ocupam cargos em uma empresa denomina-se organização:

  • A. formal.
  • B. clássica.
  • C. informal.
  • D. burocrática.
  • E. departamental.

Como em todos os processos que envolvem as pessoas da organização, a avaliação de desempenho, se não for conduzida de forma competente, poderá causar transtornos para a direção da organização como os apontados a seguir, à exceção de um. Assinale-o.

  • A.

    leniência

  • B.

    eqüifinalidade

  • C.

    falsidade

  • D.

    obstáculos interpessoais

  • E.

    efeito de halo (ou efeito halo)

O que é avaliação 360 graus?

  • A.

    Não é uma avaliação de desempenho.

  • B.

    É uma avaliação convencional que procura abordar todas as facetas da pessoa em avaliação.

  • C.

    Uma avaliação que é realizada considerando-se o maior número possível de pessoas que tenham alguma relação no ambiente profissional com a pessoa objeto da avaliação.

  • D.

    Uma avaliação realizada pela chefia direta, mas que depois deve ser aberta a todos que assim desejarem.

  • E.

    É uma variante da avaliação de 180 graus, mas bem mais detalhada.

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