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Administração - Abordagem Humanística da Administração - Fundação José Pelúcio Ferreira (FJPF) - 2006
Sobre o princípio da Hierarquia das Necessidades de Maslow é correto afirmar:
a necessidade social está no topo das necessidades;
a necessidade fisiológica está logo acima da necessidade de segurança;
a necessidade social se encontra no mesmo nível da necessidade de segurança;
a necessidade de auto-estima está posicionada antes da necessidade de auto-realização;
a necessidade de auto-realização é a terceira necessidade na hierarquia das necessidades.
Peter Drucker aconselhava os gerentes a estabelecer objetivos do sistema gerencial em oito áreas distintas, dentre elas:
inovação / produtividade / lucratividade / objetividade;
objetividade / produtividade / posição de mercado / inovação;
responsabilidade pública / responsabilidade particular / objetividade / rentabilidade;
rentabilidade / posição de mercado / responsabilidade pública / recursos físicos;
posição de mercado / inovação / responsabilidade pública / produtividade.
O processo de tomada de decisão em grupo em que o feedback negativo sobre qualquer alternativa sugerida por qualquer membro do grupo é proibido, até que todos os membros tenham apresentado alternativas que consideram valiosas, é denominado:
brainstorming;
técnica Delphi;
técnica de grupo nominal;
técnica da probabilidade;
Os gerentes formulam estratégias que refletem a análise ambiental, levam à realização da missão organizacional e resultam no cumprimento de objetivos organizacionais. A ferramenta de desenvolvimento estratégico que compara as forças e as fraquezas internas da organização com as oportunidades e as ameaças externas é denominada análise:
SWOT;
das questões fundamentais;
do portfólio de negócios;
do modelo de Porter;
organizacional.
Y.K. Shetty e Howard M. Carlisle afirmam que a estrutura formal de um sistema administrativo encontra-se em constante evolução e que quatro forças principais influenciam essa evolução. NÃO é uma dessas quatro, a força:
da gerência;
das tarefas;
do ambiente
dos subordinados;
dos clientes.
Sob a ótica da administração, são características da eficácia:
ênfase nos meios, resolver problemas e salvaguardar os recursos;
resolver problemas, ênfase nos meios e atingir objetivos;
fazer as coisas certas, salvaguardar os recursos e cumprir tarefas;
ênfase nos resultados, atingir objetivos e otimizar a utilização de recursos;
otimizar a utilização de recursos, resolver problemas e ênfase nos resultados.
O método de avaliação do desempenho que consiste em avaliar o desempenho dos indivíduos por intermédio de frases descritivas de alternativas de tipos de desempenho individual é denominado método:
das escalas gráficas contínuas;
de pesquisa de campo;
das escalas gráficas semicontínuas;
da escolha forçada;
das escalas gráficas descontínuas.
Administração - Processo Administrativo / Funções Administrativas - Fundação José Pelúcio Ferreira (FJPF) - 2006
A estrutura orientada a processo é em grande parte resultante de um projeto de reengenharia que, além de recriar os métodos de produção da empresa, transforma as pessoas, dando-lhes um novo papel e senso de participação na administração. Essa estrutura pode ser de quatro tipos. NÃO se enquadra em um desses quatro desses tipos, a estrutura:
física;
lógica;
física e lógica;
parcial;
total.
Segundo Samuel Certo, o processo de direcionar o comportamento dos outros para a realização de algum objetivo é o conceito de:
coordenação
comando
liderança
hierarquia;
autoridade.
O fluxograma que utiliza uma simbologia internacionalmente conhecida e padronizada pela ASME e formulário pré-impresso que facilita a padronização, tornando seu preenchimento mais rápido e sua leitura mais inteligível, é denominado:
de bloco;
vertical;
sintético
de procedimentos;
esqueleto;
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