Questões de Administração da Fundação José Pelúcio Ferreira (FJPF)

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A Administração de Recursos Humanos produz profundos impactos nas pessoas e nas organizações, possuindo cinco processos básicos na gestão de pessoas. As atividades de seleção de pessoas / treinamento / integração de pessoas, correspondem, respectivamente, aos processos de:

  • A.

    provisão / desenvolvimento / aplicação;

  • B.

    aplicação / manutenção / monitoração;

  • C.

    monitoração / aplicação / provisão;

  • D.

    desenvolvimento / provisão / manutenção;

  • E.

    manutenção / monitoração / desenvolvimento.

Um dos meios de controle e aferição dos resultados da política de recursos humanos desenvolvida pela organização, bem como o principal meio de diagnosticar e determinar causas da rotatividade de pessoal, é:

  • A.

    o feedback;

  • B.

    o turnover;

  • C.

    a entrevista de desligamento;

  • D.

    o índice de rotatividade de pessoal;

  • E.

    o índice de freqüência.

Os programas de treinamento e desenvolvimento são uma estratégia para capacitar as pessoas para que elas possam ajudar a sua organização a atingir seus objetivos. É considerado como um indicador da necessidade de treinamento a posteriori:

  • A.

    a redução do número de empregados;

  • B.

    a movimentação de pessoal;

  • C.

    o número de faltas;

  • D.

    a modernização dos equipamentos;

  • E.

    o mau atendimento ao cliente.

C.W.Roney indica que o planejamento organizacional tem dois tipos de objetivos que são:

  • A.

    o protetor e o afirmativo;

  • B.

    o absoluto e o relativo;

  • C.

    o direcionado e o protetor;

  • D.

    o afirmativo e o negativo;

  • E.

    o negativo e o direcionado.

A introdução de recursos humanos, em uma organização, de acordo com Chiavenato, inicia-se com a:

  • A.

    ausência de pessoal em determinada área produtiva;

  • B.

    emissão da requisição de pessoal por parte do órgão de linha;

  • C.

    solicitação pelo PCP;

  • D.

    emissão da requisição de pessoal por parte do staff;

  • E.

    publicação de anúncios de chamada.

De acordo com Samuel C. Certo, o planejamento consiste em seis etapas:

I - Desenvolver premissas sobre as quais cada alternativa se baseia;

II - Definir os objetivos organizacionais;

III - Colocar os planos em ação;

IV - Desenvolver planos para perseguir a alternativa escolhida;

V - Enumerar formas alternativas de atingir os objetivos

 VI - Escolher a melhor alternativa para atingir os objetivos.

A alternativa que melhor mostra a seqüência do início ao fim das etapas descritas acima é:

  • A.

    I - VI - II - V - IV - III;

  • B.

    II - V - I - VI - IV - III;

  • C.

    I - V - VI - II - III - IV;

  • D.

    II - V - VI - IV - III - I;

  • E.

    I - VI - II - IV - III - V.

Uma das técnicas amplamente utilizadas no recrutamento interno é a:

  • A.

    utilização de cartazes ou anúncios na portaria da empresa;

  • B.

    apresentação de candidatos por parte de outros funcionários;

  • C.

    contactação com sindicatos e associações de classe;

  • D.

    utilização de conferências e palestras em universidades;

  • E.

    observação de resultados das avaliações do desempenho do candidato interno.

Objetivos adequados são fundamentais para o sucesso de qualquer organização. Theodore Levitt sugeriu que uma organização deveria estabelecer três tipos de objetivos, que seriam os de curto prazo, prazo intermediário e longo prazo, e que deveriam ser atingidos, respectivamente, em:

  • A.

    seis meses / de seis meses a um ano / de um a dois anos;

  • B.

    seis meses / de seis meses a dois anos / de dois a três anos;

  • C.

    um ano ou menos / de um a três anos / de três a cinco anos;

  • D.

    um ano ou menos / de um a cinco anos / de cinco a sete anos;

  • E. um ano ou menos / de um a cinco anos / de cinco a dez anos.

Como um processo de decisão, a seleção de pessoal comporta três modelos de comportamento, que são:

  • A.

    de colocação, de seleção e de classificação;

  • B.

    corporativo, de seleção e de formação;

  • C.

    de colocação, de formação e de classificação;

  • D.

    de formação, de seleção e corporativo;

  • E.

    corporativo, de colocação e de classificação.

A ferramenta gráfica de tomada de decisão usada normalmente para avaliar decisões que envolvem uma série de etapas é denominada:

  • A.

    diagrama de probabilidade;

  • B.

    fluxograma;

  • C.

    diagrama de Pareto;

  • D.

    histograma

  • E. árvores de decisão.
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