Lista completa de Questões de Administração da Fundação José Pelúcio Ferreira (FJPF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A Administração de Recursos Humanos produz profundos impactos nas pessoas e nas organizações, possuindo cinco processos básicos na gestão de pessoas. As atividades de seleção de pessoas / treinamento / integração de pessoas, correspondem, respectivamente, aos processos de:
provisão / desenvolvimento / aplicação;
aplicação / manutenção / monitoração;
monitoração / aplicação / provisão;
desenvolvimento / provisão / manutenção;
manutenção / monitoração / desenvolvimento.
Um dos meios de controle e aferição dos resultados da política de recursos humanos desenvolvida pela organização, bem como o principal meio de diagnosticar e determinar causas da rotatividade de pessoal, é:
o feedback;
o turnover;
a entrevista de desligamento;
o índice de rotatividade de pessoal;
o índice de freqüência.
Os programas de treinamento e desenvolvimento são uma estratégia para capacitar as pessoas para que elas possam ajudar a sua organização a atingir seus objetivos. É considerado como um indicador da necessidade de treinamento a posteriori:
a redução do número de empregados;
a movimentação de pessoal;
o número de faltas;
a modernização dos equipamentos;
o mau atendimento ao cliente.
C.W.Roney indica que o planejamento organizacional tem dois tipos de objetivos que são:
o protetor e o afirmativo;
o absoluto e o relativo;
o direcionado e o protetor;
o afirmativo e o negativo;
o negativo e o direcionado.
A introdução de recursos humanos, em uma organização, de acordo com Chiavenato, inicia-se com a:
ausência de pessoal em determinada área produtiva;
emissão da requisição de pessoal por parte do órgão de linha;
solicitação pelo PCP;
emissão da requisição de pessoal por parte do staff;
publicação de anúncios de chamada.
De acordo com Samuel C. Certo, o planejamento consiste em seis etapas:
I - Desenvolver premissas sobre as quais cada alternativa se baseia;
II - Definir os objetivos organizacionais;
III - Colocar os planos em ação;
IV - Desenvolver planos para perseguir a alternativa escolhida;
V - Enumerar formas alternativas de atingir os objetivos
VI - Escolher a melhor alternativa para atingir os objetivos.
A alternativa que melhor mostra a seqüência do início ao fim das etapas descritas acima é:
I - VI - II - V - IV - III;
II - V - I - VI - IV - III;
I - V - VI - II - III - IV;
II - V - VI - IV - III - I;
I - VI - II - IV - III - V.
Uma das técnicas amplamente utilizadas no recrutamento interno é a:
utilização de cartazes ou anúncios na portaria da empresa;
apresentação de candidatos por parte de outros funcionários;
contactação com sindicatos e associações de classe;
utilização de conferências e palestras em universidades;
observação de resultados das avaliações do desempenho do candidato interno.
Objetivos adequados são fundamentais para o sucesso de qualquer organização. Theodore Levitt sugeriu que uma organização deveria estabelecer três tipos de objetivos, que seriam os de curto prazo, prazo intermediário e longo prazo, e que deveriam ser atingidos, respectivamente, em:
seis meses / de seis meses a um ano / de um a dois anos;
seis meses / de seis meses a dois anos / de dois a três anos;
um ano ou menos / de um a três anos / de três a cinco anos;
um ano ou menos / de um a cinco anos / de cinco a sete anos;
Como um processo de decisão, a seleção de pessoal comporta três modelos de comportamento, que são:
de colocação, de seleção e de classificação;
corporativo, de seleção e de formação;
de colocação, de formação e de classificação;
de formação, de seleção e corporativo;
corporativo, de colocação e de classificação.
A ferramenta gráfica de tomada de decisão usada normalmente para avaliar decisões que envolvem uma série de etapas é denominada:
diagrama de probabilidade;
fluxograma;
diagrama de Pareto;
histograma
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