Lista completa de Questões de Administração da Fundação Universa (FUNIVERSA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração - Processo Administrativo / Funções Administrativas - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2006
Existem quatro processos ligados à atividade de gerenciamento de uma organização: o planejamento, a organização, a direção e o controle. Assinale a alternativa que tem a definição correta.
Administração - Processo Administrativo / Funções Administrativas - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2006
As principais etapas de um processo de administração estratégica podem ser apresentadas na seguinte seqüência de afazeres:
Quanto à avaliação, um analista de organização, métodos e sistemas não deve:
preparar um programa de trabalho para as atividades de auditoria.
fazer uma auditoria adequada.
entrevistar os colaboradores e anotar problemas e/ou sugestões.
documentar os pontos e os aspectos a serem analisados.
padronizar os procedimentos administrativos.
Administração - Processo Administrativo / Funções Administrativas - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2006
A organização pode ser conceituada como um sistema planejado de esforço cooperativo no qual cada participante tem um papel definido a desempenhar e deveres e tarefas a executar. Este conceito, entretanto, compreende somente o aspecto formal da organização, mas quase sempre o quadro real de comportamento e de relações apresentados pelas pessoas da organização se afasta do plano formal, surgindo a organização informal. Assinale a alternativa que relaciona de forma correta o tipo de organização (formal ou informal) às características apresentadas
Na organização informal são considerados os laços de relacionamento e cooperação que os indivíduos conseguem estabelecer entre si, independentemente dos cargos ocupados.
Na organização informal o organograma reflete fielmente a forma como se dá o relacionamento entre as pessoas.
Numa organização formal existe preocupação com os sentimentos de integridade pessoal, respeito próprio e livre escolha por parte dos indivíduos ou grupos.
O agregado de contatos e interações pessoais e os agrupamentos de pessoas associadas são características da organização formal.
As normas, os métodos e processos de trabalho são concebidos pelos criadores da organização informal.
O antropólogo Geert Hofstede, no final da década de 70, estabeleceu uma série de índices culturais através de análises estatísticas de entrevistas detalhadas com funcionários da IBM em 53 países. Este estudo enfatizou os principais padrões culturais e suas diferenças trans-nacionais. De acordo com Hofstede, "cultura é um programa coletivo da mente humana" – algo como um software específico de cada país. Em virtude disso o negociador internacional deve estar consciente das dificuldades que o aguardam num território cultural desconhecido. Assinale a alternativa que contém os principais pontos que fazem parte específica de uma identidade cultural de um povo ou tribo.
Relação ao planejamento; necessidade de se alimentar; pontualidade; estilo de comunicação; contato profissional; fidelidade aos compromissos; meios de transporte; atitude para com os superiores; necessidades básicas.
Linguagem corporal; estilo de comunicação; atitude com referência à morte; necessidade de sexo; uso do primeiro nome; atitude em relação ao trabalho; fidelidade aos compromissos; papéis sociais; gastronomia.
Linguagem corporal; prioridades; papéis sociais; relacionamentos pessoais; contato profissional; uso do primeiro nome; atitude para com os superiores, atitude em relação ao trabalho; fidelidade aos compromissos; atitude em relação ao planejamento; estilo de comunicação e estilo de negociação.
Idioma; ritmo de trabalho; disposição para o trabalho; necessidade de dormir; motivação; estilo de liderança; postura na solução de problemas; padrões de pensamento; rituais de passagem.
Estilo de negociação; estilo de comando; postura corporal; necessidade de se alimentar; meios de transporte; escrita; papéis sociais; preconceitos; rituais de casamento; rituais de iniciação; modo de estudar.
Administração - Processo Administrativo / Funções Administrativas - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2006
Um plano de negócios não se encerra com o início de sua implementação. É preciso avaliar o andamento de cada passo do processo, e para tanto são necessários(as):
impressão de relatórios em alto volume e freqüência cada vez mais constante.
reuniões periódicas de acompanhamento.
visitas de auditoria, para fiscalização das ações dos executores do projeto.
rodízios entre as coordenações, visando formação holística da liderança.
desembolsos diários para pagamento dos fornecedores
Em 2005 o Governo Federal lançou a Marca Brasil para ser identidade internacional e reforçar a promoção dos produtos brasileiros no exterior. A Marca Brasil apóia-se sobre 5 valores, que reforçam a percepção da imagem positiva do País aos olhos do mundo. São eles:
A herança dos nossos colonizadores; nosso folclore; caipirinha; churrasco; praia.
O povo (alegria, atendimento); café; futebol; carnaval; praia
Novelas; carnaval; futebol; caipirinha; natureza (praia e mar, beleza natural e floresta).
A natureza (praia, mar, beleza natural e floresta); a cultura viva (festas, alegria, música, patrimônios da humanidade); o povo (alegria, atendimento); o clima (sol o ano inteiro) e a modernidade
Cultura viva (festas, alegria, música, patrimônios da humanidade); o clima (sempre tropical); esportes alternativos (vôlei de praia, beach soccer, wind surf); a modernidade (aeroportos e Brasília); o folclore.
Administração - Processo Administrativo / Funções Administrativas - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2006
Para se iniciar um projeto de Inteligência Competitiva numa organização, assinale a alternativa que indica a ordem seqüencial correta dos passos a serem tomados pela empresa.
Preparar o projeto de Inteligência Competitiva; avaliação do projeto; definir temas de interesse; identificar experts nos setores pertinentes; implantar a atividade de pesquisa, coleta e registro; criar as bases de dados de referência para cada tema; devolver o conhecimento para os departamentos que necessitam.
Definir os métodos de análise que serão empregados; descobrir a necessidade da pesquisa; mapear o ambiente competitivo relativo a cada tema; criar as bases de dados de referência para cada tema; analisar os custos do projeto; efetuar uma pesquisa exploratória de material básico.
Definir temas de interesse; mapear o ambiente competitivo relativo a cada tema; identificar as fontes de informação pertinentes; efetuar uma pesquisa preparatória de material básico a respeito de cada tema; definir a estratégia de coleta de informações; implantar a atividade de pesquisa, coleta e registro das informações; identificar experts para darem apoio técnico à análise; definir os métodos de análise que serão empregados; criar as bases de dados de referência para cada tema, avaliação do projeto.
Consultar os dados disponíveis no mercado; definir temas de interesse; transformar as informações em dados; identificar experts para darem apoio técnico à análise; definir os métodos de análise que serão empregados; criar as bases de dados de referência para cada tema. Analisar custo x benefício.
Estabelecer um contexto de análise; checar fontes de informação; implantar a atividade de pesquisa, coleta e registro; criar as bases de dados de referência para cada tema; definir o público-alvo; definir os métodos de análise que serão empregados; definir temas de interesse; avaliação do projeto.
Inteligência Competitiva pode ser definida como um sistema que:
Existem três dicotomias baseadas nas estratégias utilizadas nas negociações globais: individualismo x coletivismo; igualitarismo x hierarquia e alta observância da comunicação x baixa observância da comunicação. As culturas hierárquicas ressaltam as diferenças entre "status social" (ou poder), e as igualitárias não os fazem. Os membros de culturas hierárquicas são relutantes ao confronto direto, pois o mesmo significa a perda do respeito pelo "status social". O poder, em culturas igualitárias, é transitório e situacional. Assinale a alternativa que indica países com cultura hierárquica.
Tailândia, China, Polônia, Hong Kong, Japão.
Turquia, Finlândia, Austrália, México, Brasil.
Portugal, Espanha, Cingapura, Israel, Nova Zelândia.
Índia, Itália, Vietnã, Indonésia, Malásia.
Mianmar, Camboja, Grécia, Laos, Arábia Saudita.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...