Questões de Administração da Fundação Universa (FUNIVERSA)

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Dentre os inúmeros modelos nacionais e internacionais de certificação e premiação de sistemas de gestão da qualidade, podemos citar, exceto:

  • A.

    Capability Maturity Model – CMM.

  • B. Prêmio Nacional da Qualidade – PNQ.
  • C.

    Selo de Inspeção Federal – SIF.

  • D.

    ISO 9000.

  • E.

    GESPÚBLICA.

Para a solução de determinado problema ou o alcance de determinado objetivo estratégico da organização, as equipes responsáveis pela elaboração do plano de trabalho podem se deparar e devem se preparar para enfrentar uma série de problemas. Considere as afirmativas abaixo como obstáculos à equipe responsável pela solução de um problema organizacional e assinale a alternativa correta.

I. Definição muito ampla do problema e/ou do objetivo do plano.

II. Objetivo do grupo não muito claro ou mal definido.

III. Equipe responsável apenas pela detecção do problema, deixando para outra equipe a implementação e execução do plano.

  • A.

    Somente as afirmativas II e III estão certas.

  • B.

    Somente as afirmativas I e II estão certas.

  • C.

    Somente as afirmativas I e III estão certas.

  • D.

    Somente a afirmativa II está certa.

  • E.

    Todas as afirmativas estão certas

As marcas variam quanto a seu poder e valor no mercado. Em um extremo estão marcas que não são conhecidas pela maioria dos compradores. Em outro, estão aquelas que possuem consumidores com alto grau de fidelidade à marca. Assinale a alternativa que não corresponde a possível comportamento de um consumidor padrão, em relação a uma marca de produto.

  • A.

    O cliente trocará de marca, especialmente por razões de preço. Sem fidelidade à marca.

  • B.

    O cliente está satisfeito. Não há razão para trocar de marca.

  • C.

    O cliente está satisfeito e incorrerá em custos se trocar de marca.

  • D.

    O cliente está satisfeito e valoriza a marca. Ele troca de marca sempre que há novidade no mercado.

  • E.

    O cliente é devotado à marca

Entre os estudos das organizações há um que mostra que as pessoas têm imagens mentais das organizações em que trabalham. Pelo menos oito tipos de "Imagens da Organização" são apresentados por um determinado estudioso da área. São estes os tipos de imagem: Máquina, Organismo Vivo, Cérebro, Cultura, Sistema Político, Prisão Psíquica, Sistema em Fluxo e Transformação e, por último, Instrumento de Dominação. O autor dessa lista de características de imagens das organizações chama-se:

  • A.

    Max Weber.

  • B.

    Fayol.

  • C.

    F. Taylor.

  • D.

    H. Mintzberg.

  • E.

    Gareth Morgan

A respeito da estratégia de industrialização por substituição de importações (ISI), aplicada a economia brasileira nas três décadas subseqüentes à Grande Depressão, é correto afirmar que:

  • A. o mecanismo de proteção tarifária foi o único instrumento usado para garantir o funcionamento dessa estratégia de industrialização.
  • B. trata-se de uma estratégia que efetivamente levou a modernização da indústria brasileira, garantindo um crescimento industrial auto-sustentável.
  • C. é uma estratégia que se esgotaria pelo dinamismo industrial que geraria e não necessitaria de sucessivas rodadas de substituições de importações.
  • D. é uma estratégia que não encontra respaldo na teoria econômica neoclássica do comércio internacional.
  • E. a substituição de importação levou a criação de um parque industrial genuinamente brasileiro.

Na década de 1950 os valores sócio-econômicos passavam por grandes reformulações. Peter Drucker, observando as turbulências pelas quais o ambiente passava, lançou a obra A prática da administração de empresas, em 1954. Nessa obra foram propostos os princípios do que viria a se constituir uma nova abordagem da administração. Drucker afirmava que "gerir, portanto, significa gerir por objetivos". Ali começava a se configurar o que conhecemos hoje como:

  • A. Gestão para a Qualidade Total.
  • B. Administração por Objetivos (APO).
  • C. Gestão por Melhoria Contínua.
  • D. Teoria da Contingência.
  • E. Administração Sistêmica.

O "sistema de administração em que os administradores subordinados participam ativamente com os seus superiores no estabelecimento de metas quantificáveis e mensuráveis de desempenho para um dado período de tempo, base para dirigir os vários esforços departamentais e para avaliar o desempenho de cada membro do departamento" é definido por L. Megginson, Donald Mosley e P. Pietri Jr. como:

  • A. Administração Operativa.
  • B. Administração por Exceção (APE).
  • C. Administração por Objetivo (APO).
  • D. Administração de Conflito.
  • E. Abordagem da Contingência à Administração.

Conforme conceito abordado no Guia do Conjunto de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK), correspondem à parte interessada (stakeholder) de um projeto:

  • A. indivíduos que são atingidos pela execução de um projeto, podendo afetar a condução deste projeto.
  • B. pessoas e organizações que podem afetar positiva, ou negativamente um projeto.
  • C. indivíduos ou organizações que apóiam política, ou financeiramente a condução de um projeto.
  • D. pessoas e organizações ativamente envolvidas no projeto ou cujos interesses podem ser afetados como resultado da execução ou do término do projeto.
  • E. todas as respostas acima.

Em relação aos conhecimentos tácitos e explícitos, é correto afirmar que:

  • A.

    o conhecimento tácito é de natureza organizacional, pois constitui-se no conjunto de saberes documentados em registros formais.

  • B.

    o conhecimento tácito é de natureza pessoal e está associado a modelos mentais criados pelos indivíduos.

  • C.

    os manuais de padronização de processos de trabalho são exemplos de conhecimentos tácitos.

  • D.

    o conhecimento explícito é de natureza pessoal, pois apenas as pessoas podem codificar seus próprios saberes.

  • E.

    não há como converter conhecimentos tácitos em explícitos, visto que ambos são de naturezas completamente diferentes

"Um processo é um conjunto de ações inter-relacionadas realizadas para obter um conjunto pré-especificado de produtos, resultados, ou serviços", segundo o Guia do Conjunto de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK), do Project Management Institute (PMI). De acordo com a abordagem do PMI, os processos de gerenciamento de projeto são agregados nos seguintes grupos:

  • A. iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle, e encerramento.
  • B. integração, escopo, tempo, e encerramento.
  • C. planejamento, execução, recursos humanos e comunicações.
  • D. seqüenciamento de atividades, cronograma, controle de qualidade, relatório de desempenho e encerramento.
  • E. abertura do projeto, declaração de escopo, definição do escopo, controle do escopo e encerramento.
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