Questões de Administração da Fundação Universa (FUNIVERSA)

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Em uma análise segundo a abordagem sistêmica, os autores Emery e Trist afirmaram que a organização, como um sistema sócio-técnico, é formada por dois subsistemas que se inter-relacionam: o subsistema técnico e o subsistema social. Pode-se afirmar que no subsistema social se encontram:

  • A. relações sociais e objetivos organizacionais.
  • B. relações sociais e máquinas.
  • C. sentimentos e divisão do trabalho.
  • D. grupos informais e cultura.
  • E. procedimentos e tecnologia.

Vários autores da Teoria Geral do Planejamento, entre eles ACKOFF (1974) e OLIVEIRA (2001), apresentam princípios específicos do planejamento, com base na atitude e visão interativa frente ao planejamento, que são: o planejamento deve ser participativo, o planejamento deve ser coordenado, e o planejamento deve ser permanente. Para buscar o comprometimento de todos os componentes da Moveleira Silva & Silva, qual o princípio que deve ser obrigatoriamente observado?

  • A.

    Planejamento Participativo: deve ser realizado pelas áreas pertinentes ao processo.

  • B.

    Planejamento Coordenado: todos os aspectos envolvidos são projetados de forma interdependente.

  • C.

    Planejamento Integrado: integração de objetivos e meios ao objetivo geral da organização.

  • D.

    Planejamento Permanente: contínua avaliação, análise de resultados e correção de rumos.

  • E.

    Planejamento retrospectivo.

Para que os objetivos e metas sejam alcançados, uma organização precisa ter definido:

  • A. orçamento.
  • B. manuais técnicos.
  • C. política de investimentos
  • D. departamentos.
  • E. estratégias.

Analise as afirmativas e, em seguida, assinale a alternativa correta.

I. A instabilidade do câmbio, a logística de transporte de mercadorias e a falta de informação sobre procedimentos de exportação representam os maiores entraves para as micro e pequenas empresas brasileiras exportarem seus produtos.

II. O mercado mais procurado pelas micro e pequenas empresas é o Mercosul. As empresas começam a exportar por essa região, pois os custos de envio são menores e se trata de países mais próximos culturalmente do Brasil.

III. Dentre os principais produtos exportados pelas micro e pequenas empresas brasileiras estão confecções, calçados e móveis.

  • A.

    Todas as afirmativas estão erradas.

  • B.

    Apenas as afirmativas I e II estão certas.

  • C.

    Apenas a afirmativa II está errada.

  • D.

    Apenas as afirmativas I, II e III estão certas.

  • E.

    Apenas as afirmativas I, II e III estão certas.

A maior interligação entre os diferentes mercados geográficos tem exigido a adoção de diferentes formas organizacionais capazes de responder de maneira mais rápida e adequada às igualmente rápidas alterações nos padrões de compra e consumo em nível internacional. Assinale a alternativa correta sobre o tema do enunciado.

  • A.

    Os sistemas internos de comunicação tornam-se obsoletos muito rapidamente, pois não conseguem acompanhar o ritmo de mudança dos mercados

  • B.

    O modelo idealizado de empresa atuante no mercado internacional deve impedir a experimentação de novas alternativas de ação, de forma a evitar mudança de foco e estratégia.

  • C.

    Na atividade exportadora, a organização necessita desenvolver uma grande capacidade que lhe permita perceber e reagir de maneira rápida e flexível às mudanças peculiares a cada mercado estrangeiro

  • D.

    Devido às rápidas mudanças, o plano de marketing internacional torna-se ferramenta obsoleta no que se refere à diminuição da incerteza e, consequentemente, do risco que a empresa exportadora irá assumir.

  • E.

    O ambiente interno das empresas, quando favorável às mudanças, gera instabilidade de comando e cria prolongadas rupturas na estrutura organizacional.

Para buscar a eliminação da causa de defeitos e insatisfações de clientes, melhorando a qualidade de processos que geram produtos e serviços, existem vários métodos gerenciais, chamados de ferramentas da Qualidade. Podemos citar entre essas ferramentas, exceto:

  • A. diagrama de causa e efeito.
  • B. gráfico de Pareto.
  • C. folhas de verificação.
  • D. GUT.
  • E. controle da calibração de equipamentos de medição.

Há muitas maneiras de conceituar o termo "Qualidade". Dentre elas, podemos citar, exceto:

  • A. conformidade com especificações.
  • B. percepção do valor obtido pelo dinheiro gasto.
  • C. satisfação do Cliente.
  • D. redução dos prazos de produção.
  • E. adequação ao uso.

As empresas que optam pelo modelo de gestão da qualidade baseado nas normas ISO 9000 terão que implementar ações para atender aos requisitos relacionados à aquisição e relacionamento com fornecedores. Dentre as opções a seguir, assinale a alternativa de ação mais adequada para atendimento a esses requisitos.

  • A. reuniões de análise crítica de desempenho.
  • B. especificação dos processos e produtos da empresa.
  • C. validação de softwares de monitoramento e validação.
  • D. programação de auditorias internas.
  • E. avaliação e seleção dos fornecedores capazes de atender às necessidades de suprimento.

Podemos obter ganhos significativos nos esforços de implantação de sistemas de gestão da Qualidade com a adoção de bons princípios ou fundamentos de Gestão. Considere as afirmativas abaixo relativas a princípios ou fundamentos da Qualidade e assinale a alternativa correta.

I. Liderança: os líderes estabelecem a unidade de propósito e rumo da organização, criando e mantendo um ambiente interno no qual as pessoas possam se tornar engajadas na obtenção dos objetivos da organização.

II. Melhoria contínua: Buscar a melhoria contínua do desempenho global da organização como objetivo permanente.

III. Benefícios unilaterais nas relações com fornecedores: Uma organização deve exercer seu poder e controle sobre seus fornecedores para maximizar as vantagens e o lucro nas aquisições.

IV. Abordagem empreendedora para a tomada de decisão: decisões eficazes são tomadas com base na intuição do dirigente.

  • A.

    Somente as afirmativas II e III estão certas.

  • B.

    Somente as afirmativas I e II estão certas.

  • C.

    Somente as afirmativas I e III estão certas.

  • D.

    Somente as afirmativas III e IV estão certas.

  • E.

    Somente as afirmativas II e IV estão certas.

Nas ações de Gestão de Pessoas voltadas para o desenvolvimento individual de cada empregado, o desenvolvimento de equipes e o desenvolvimento de grupos são empregados diversos métodos, técnicas e modelos com o propósito de assegurar a efetividade dessas ações. Especificamente em relação ao Desenvolvimento de Grupos há o "Modelo de Cinco Estágios", os quais se apresentam da seguinte forma:

I - Formação; Tormenta; Organização; Normalização; Desempenho.

II - Formação; Tormenta; Normalização; Desempenho; Interrupção.

III - Formação; Normalização; Desempenho; Avaliação de Resultados; Interrupção.

  • A.

    Só a afirmativa I está certa.

  • B.

    Só a afirmativa II está certa.

  • C.

    Só a afirmativa III está certa.

  • D.

    As afirmativas II e III são a mesma coisa (têm o mesmo significado).

  • E.

    Nenhuma das afirmativas está certa.

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