Questões de Administração da FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO)

Lista completa de Questões de Administração da FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Entre os principais indicadores de função de RH de uma organização, não cabe incluir o seguinte item:

  • A. Lucratividade por colaborador.
  • B. Custo dos benefícios por colaborador.
  • C. Relação entre a quantidade de itens aproveitados e os fabricados.
  • D. Recursos de treinamento e desenvolvimento por colaborador treinado.
  • E. Redução de custos em relação às despesas de treinamento e desenvolvimento.

Pode-se afirmar sobre o Clima Organizacional:

  • A. Tem origem nas Teorias presentes no Enfoque Sistêmico.
  • B. Baseia-se nas ideias desenvolvidas por Taylor em sua Administração Científica.
  • C. Não exerce influência sobre o desempenho organizacional.
  • D. Faz parte dos indicadores presentes no Controle Estatístico da Qualidade.
  • E. Está intimamente relacionado com o grau de motivação de seus participantes.

Uma Cadeia de Suprimentos deve ter uma abordagem integrada por meio da administração logística, cuja função é coordenar as atividades dessa cadeia. Assim é possível afirmar que o setor de: 1) Produção é o responsável pela administração do fluxo de materiais e serviços vinculados ao processo produtivo. 2) Distribuição Física administra a demanda do cliente e dos canais de distribuição logística. 3) Suprimento ou Administração de Materiais gerencia todo o processo relacionado à aquisição de matéria-prima e componentes relacionados ao processo produtivo. Que se pode dizer sobre essas informações?

  • A. Somente as afirmativas 1 e 2 estão certas.
  • B. Todas as afirmativas estão certas.
  • C. Somente as afirmativa 1 e 3 estão certas.
  • D. Somente a afirmativa 2 está certa.
  • E. Somente a afirmativa 3 está certa.

Numa Cadeia de Suprimentos de um sistema de produção de componentes eletrônicos adotou-se um Processo Logístico que tem os seguintes objetivos, exceto:

  • A. Administrar de forma integrada e estratégica, planejando todas as atividades envolvidas no processo de produção dos componentes eletrônicos.
  • B. Otimizar os recursos físicos operacionais e financeiros disponíveis de produção dos componentes eletrônicos.
  • C. Atender as necessidades dos clientes internos e externos.
  • D. Planejar em especial as atividades inter-relacionadas, independentes e intervenientes no processo de produção dos componentes eletrônicos.
  • E. Otimizar de forma estratégica somente os recursos físicos operacionais, sem abordar os recursos financeiros.

A tecnologia operacional de códigos de barras faz parte das tecnologias de informação aplicáveis a uma empresa fabricante de chips, sendo incorreto afirmar que:

  • A. No código de barras unidimensional o maior problema é a impossibilidade de aumentar o volume de informações necessárias nos processos.
  • B. Os códigos de barras lineares são empregados onde simples códigos numéricos ou alfanuméricos podem fornecer a chave para um banco de dados de “produtos”.
  • C. Os códigos de barras EAN-13, EAN-8 e UPC são utilizados na unidade de consumo.
  • D. Os códigos de barras bidimensionais contêm apenas barras e espaços para armazenamento de dados.
  • E. Os códigos de barras EAN/DUN-14 são utilizados nas caixas que embalam as várias unidades desses produtos unitários.

As etiquetas inteligentes da Tecnologia da Identificação por Radiofrequência têm as seguintes vantagens, exceto:

  • A. Possibilidade de serem lidas em blocos.
  • B. Diferentemente do feixe de luz no sistema de código de barras, essa tecnologia utiliza a rádio frequência de rádio.
  • C. Dispositivos anticolisão para que os sinais de cada um dos produtos não interfiram na leitura.
  • D. Essa tecnologia facilita o controle do fluxo de produtos somente na cadeia interna de produção.
  • E. Possibilidade de gravação de dados, o que permite inserir informações ao longo da produção.

O fluxo de transações entre computadores de duas ou mais organizações, no qual as interações ocorrem diretamente entre sistemas, é gerido pelo sistema de Intercâmbio Eletrônico de Dados (IED). Sobre o IED avalie as afirmativas abaixo:

1) O IED tem sido utilizado como ferramenta somente na relação interna da empresa, principalmente na conexão entre a diretoria e gerência das atividades de logística.

2) O IED faz a compatibilização das mensagens simplificando os procedimentos dos usuários do sistema.

3) O IED oferece algumas vantagens, cujos impactos costumam ser maiores do ponto de vista estratégico em detrimento do operacional.

Marque a resposta certa.

  • A. Somente as afirmativas 1 e 2 estão erradas.
  • B. Somente a afirmativa 1 está errada.
  • C. Somente a afirmativa 2 está certa.
  • D. Somente a afirmativa 1 está certa.
  • E. Somente a afirmativa 3 está errada.

O sistema REC − Resposta Eficiente ao Consumidor visa parcerias que buscam melhorar o fluxo de produção das empresas, sendo correto afirmar que:

  • A. O objetivo do sistema REC é maximizar os lucros sem a necessidade de aumentar a eficiência da comercialização.
  • B. O sistema REC é uma ferramenta relacionada aos serviços para o fornecedor e consumidor.
  • C. O sistema REC tem como objetivo estabelecer um fluxo consistente somente de informações na cadeia logística de modo a diminuir em até 30% os custos de produção.
  • D. O sistema REC tem como objetivo estabelecer um fluxo consistente de informações e produtos que se incluem bidirecionalmente na cadeia logística de abastecimento.
  • E. O sistema REC torna mais ágil e eficiente o contato com os fornecedores, de modo a se obterem os produtos certos e ao preço esperado.

A adoção de um processo logístico numa cadeia de suprimentos de um sistema de fabricação de chips visa:

1) Otimizar de forma estratégica somente os recursos físicos operacionais, sem abordar os recursos financeiros.

2) Administrar de forma integrada e estratégica, planejando todas as atividades envolvidas no processo.

3) Atender as necessidades dos clientes internos e externos.

Marque a resposta certa.

  • A. Somente a afirmativa 2 está certa.
  • B. Somente a afirmativa 1 está certa.
  • C. Somente a afirmativa 3 está errada.
  • D. As afirmativas 1 e 3 estão certas.
  • E. As afirmativas 2 e 3 estão certas.

O Benchmarking é um dos mais úteis instrumentos de gestão para melhorar o desempenho das empresas e conquistar a superioridade em relação à concorrência, sendo correto afirmar que o Benchmarking:

  • A. Não é um processo contínuo.
  • B. É um processo de aprendizagem.
  • C. É uma simples constatação de fatos.
  • D. Visa melhorar o conhecimento sobre os fornecedores.
  • E. É uma ferramenta de gestão aplicável somente à cadeia de suprimento.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...