Questões de Administração da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)

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O Seis Sigma (six-sigma ou σ-sigma) é uma ferramenta para melhoria de processos, com o intuito de medir e eliminar defeitos na produção de uma empresa. Acerca desse tema, é correto afirmar que, para apresentar soluções de melhoria, utiliza-se uma metodologia com cinco funções chamada

  • A. DMAIC (Definição, Medição, Análise, Melhoria e Controle).
  • B. DMAIC (Definição, Medição, Agregação, Melhoria e Controle).
  • C. Cinco S (Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke).
  • D. Lean Manufactoring.
  • E. Ciclo PDCA.

Observe a figura a seguir, que se trata de um exemplo de como o setor de recursos humanos de uma empresa deve funcionar.

Com base nessa figura, é correto afirmar que os macroprocessos e os processos desse setor estão dispostos na pirâmide, respectivamente, nas linhas

  • A. 3 e 2.
  • B. 2 e 1.
  • C. 2 e 3.
  • D. 1 e 2.
  • E. 3 e 1.

Com base nessas informações, assinale a alternativa correta quanto os conceitos da ferramenta mencionada no texto.

  • A. Gravidade é o fator que garantirá a solução do problema.
  • B. Urgência é o tempo disponível para resolver o problema.
  • C. Tendência é o que o mercado tem a oferecer para amenizar o problema.
  • D. Gravidade é o padrão ou tendência da evolução da situação.
  • E. Tendência é o possível dano ou prejuízo que pode decorrer de uma situação.

Na simbologia utilizada na construção de fluxogramas, o símbolo  significa

  • A. atividade.
  • B. documento.
  • C. decisão.
  • D. entrada ou saída.
  • E. início ou fim.

A empresa automotiva Alfa contratou a Consultoria Organizacional Beta para elaborar um planejamento estratégico com base na ferramenta Balanced Scorecard (BSC). Entre os indicadores e as metas a serem cumpridos pela Alfa, uma das metas consiste em não exceder a tolerância do tempo padrão em 10% das solicitações recebidas pelos departamentos. Com base no BSC, é correto afirmar que a perspectiva do BSC quanto à meta desse caso hipotético está relacionada

  • A. Fornecedor.
  • B. Processos.
  • C. Retorno financeiro.
  • D. Cliente.
  • E. Inovação e crescimento.

De acordo com Freeman (1984) stakeholder em uma organização é, por definição, qualquer grupo ou indivíduo que pode afetar ou ser afetado pela realização dos objetivos dessa empresa. Diante desse conceito, o empregado da empresa pode ser um stakeholder?

  • A. Sim, tendo em vista que, por ser do ambiente interno da empresa, ele influencia indiretamente no custo do produto ou no serviço oferecido pela empresa.
  • B. Não, pois os stakeholders são obrigatoriamente pessoas do ambiente externo da empresa.
  • C. Sim, tendo em vista que, por ser do ambiente interno da empresa, ele influencia diretamente no custo do produto ou no serviço oferecido pela empresa.
  • D. Sim, uma vez que, como colaborador da empresa, faz parte da função dele ser stakeholder.
  • E. Não, uma vez que, como colaborador da empresa, não faz parte da função dele ser stakeholder.

Considere que João tenha comprado uma casa em um condomínio onde há um comércio com uma padaria em frente à sua residência. Um dia, ao comprar pão, verificou que a padaria ficava muito cheia no final da tarde e que só havia um caixa para atender os clientes. João, então, chamou o gerente e sugeriu que ele contratasse outro caixa para atender os clientes com mais rapidez. Nesse caso hipotético, é correto afirmar que, ao ter essa atitude, João fez o papel de

  • A. empregado.
  • B. proprietário da empresa.
  • C. fornecedor.
  • D. stakeholder.
  • E. político.

Com base nas informações do texto, assinale a alternativa que apresenta as quatro perspectivas do BSC.

  • A. Financeira, do cliente, dos processos internos e da inovação e aprendizado.
  • B. Financeira, do cliente, dos acionistas e da inovação e aprendizado.
  • C. Dos processos internos, da inovação e aprendizado, do fornecedor e dos fatores críticos de sucesso.
  • D. Do fornecedor, do cliente, dos processos externos e da inovação e competitividade.
  • E. Financeira, do cliente, da gestão funcional e da inovação e competitividade.

O presidente de uma empresa de marketing, em certo congresso tomou conhecimento de um novo software, que poderia ajudar a sua equipe na elaboração das propagandas com mais rapidez e facilidade. Ao levar o assunto ao gerente de marketing da empresa, o presidente sentiu certa resistência sobre o novo produto, pois o gerente estava acostumado com o atual software e levaria muito tempo para a equipe dele se acostumar com o novo software. Nesse caso hipotético, para que o presidente consiga convencer o gerente, de forma pacífica e sem custos com pessoal, de que a nova ferramenta irá acrescentar e não atrapalhar, qual é a estratégia de mudança que o presidente da empresa deverá utilizar?

  • A. Coerção, ou seja, forçar a mudança de qualquer jeito ou o gerente de marketing será dispensado da empresa.
  • B. Dispensar o gerente de marketing por incompetência e por resistência às mudanças.
  • C. Coerção, pois quem manda na empresa é o presidente.
  • D. Apoio da alta administração, ou seja, de toda a presidência da empresa, pois sozinho o presidente não conseguirá convencer seu gerente de marketing.
  • E. Participação, pois ouvindo o gerente de marketing e a equipe dele poderá integrá-los na sua decisão e convencê-los de que o novo software irá melhorar a rotina de todos na empresa.

Considerando que o brainwriting é uma ferramenta utilizada para identificar problemas, assinale a alternativa que descreve essa ferramenta.

  • A. É a geração de ideias para um determinado fim, a partir da criatividade de um grupo, onde as ideias são verbalizadas, limitando a criatividade e a quantidade de ideias.
  • B. É a geração de ideias para um determinado fim, a partir da criatividade de um grupo, onde as ideias são escritas, trazendo ordem e calma para o processo.
  • C. É uma forma de priorização dos problemas com base em medidas ou observações subjetivas, atribuindo notas de 1 a 5 sobre a gravidade, urgência e tendência.
  • D. É a geração de ideias para um determinado fim, a partir da criatividade de um grupo, onde as ideias são escritas, trazendo desordem e agitação para o processo.
  • E. É uma técnica de priorização das informações, dando uma ordem hierárquica de importância aos problemas, onde uma grande quantidade de causas (ordem de 80%) contribui muito pouco (ordem de 20%) para os efeitos observados.
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