Questões de Administração da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)

Lista completa de Questões de Administração da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando que, na literatura especializada, há diversos tipos de equipes, entre elas as equipes autodirigidas, assinale a alternativa que apresenta as características deste tipo de equipe e de seus integrantes.

  • A. É um grupo de pessoas experientes de diferentes departamentos ou funções, encarregado de melhorar a qualidade, reduzir custos e incrementar a produtividade em processos que afetam todos os departamentos e as funções.
  • B. É composta de pessoas vindas de diversas áreas da empresa (marketing, produção, finanças, engenharia) e é formada para alcançar um objetivo específico por meio de um mix de competências, sendo quase sempre designadas.
  • C. É formada especialmente para desenhar um novo produto ou serviço, em que os participantes são designados com base em suas habilidades, para contribuírem com o sucesso dos objetivos estabelecidos.
  • D. É designada para resolver imediatamente um problema, ficando o grupo responsável por um plano de longo prazo para a resolução da demanda, que pode incluir a implementação da solução proposta.
  • E. É composta de pessoas altamente treinadas para o desempenho um conjunto de tarefas interdependentes dentro de uma unidade natural de trabalho, na qual os membros usam o consenso na tomada de decisão para desempenhar o trabalho.

A habilidade de observar, prestar atenção, ouvir e demonstrar interesse pelo outro e pelo trabalho desempenhado, reconhecer/inferir sentimentos do interlocutor, em uma perspectiva interpessoal do trabalho em equipe, é conhecida como

  • A. comportamento receptivo.
  • B. empatia.
  • C. assertividade.
  • D. compreensão mútua.
  • E. civilidade.

A gestão da qualidade já está em sua terceira fase, denominada era da qualidade total. Ao longo desses estágios, foram desenvolvidos e aprimorados padrões de qualidade a serem incorporados pelas organizações. Atualmente, a gestão da qualidade considera que a

  • A. gestão das relações externas à organização não impacta na qualidade.
  • B. melhoria da qualidade associa-se ao aumento de custos dos produtos.
  • C. difusão das decisões para menores escalões pode gerar qualidade.
  • D. gerência participativa não influencia a gestão da qualidade.
  • E. eliminação de processos que não adicionam valor ao produto reduzem a qualidade.

Bloco R Samara 1 Considerando um ambiente de prestação de serviços e com relação ao enfoque na gestão da qualidade, é correto afirmar que

  • A. a produção e o consumo do serviço são simultâneos.
  • B. o esforço pela qualidade aparece no produto.
  • C. as condições são favoráveis à padronização.
  • D. o cliente tende a não influenciar o processo produtivo.
  • E. o cliente atua no final do processo produtivo.

Bloco S Samara 1.2 O processo de direcionar as atividades e os membros de uma organização e a aplicação dos recursos organizacionais frente a um propósito comum é denominado de direção. Com base nessa informação, é correto afirmar que a direção

  • A. constitui um processo impessoal, sendo complementado pelas demais etapas que se referem ao relacionamento interpessoal.
  • B. restringe-se ao nível intermediário, no qual também é chamada de gerência.
  • C. é rígida e intensiva quando o administrador age de acordo com a Teoria Y de McGregor.
  • D. baseada na confiança nas pessoas e na responsabilidade delas para com o trabalho caracteriza a Teoria Y de McGregor.
  • E. restringe-se ao nível institucional, no qual também é chamada de gerência.

O estilo de liderança é resultado da cultura organizacional, da cultura das pessoas envolvidas e das características individuais de cada gestor. Com base nessa informação, é correto afirmar que o líder pode ser

  • A. democrático, fixando as diretrizes sem a participação do grupo.
  • B. liberal, determinando as atividades que cada funcionário deve executar.
  • C. autocrático, tendo uma postura de não avaliar o grupo e não controlar os acontecimentos.
  • D. democrático, tendo uma participação limitada e fornecendo informações se solicitado.
  • E. democrático, estimulando o debate e a decisão pelo grupo.

Bloco S Samara 1.3 É relativamente recente o uso de motivação positiva no trabalho, já que antigamente se utilizava mais a punição do que a recompensa para o incentivo de comportamentos e do desempenho esperado das pessoas. Acerca desse tema, é correto afirmar que se refere à motivação

  • A. negativa a remuneração flexível.
  • B. positiva a remuneração por competência.
  • C. negativa a bonificação anual.
  • D. negativa a remuneração variável.
  • E. positiva a remuneração fixa.

Quanto ao processo de agrupamento de indivíduos e unidades de uma organização, é correto afirmar que a departamentalização

  • A. funcional é indicada para ambientes instáveis, pois não requer tarefas rotineiras.
  • B. por clientes é usada por empresas multinacionais para as operações fora do país da sede.
  • C. funcional tem como vantagem o enfoque nos objetivos das áreas departamentais, reduzindo a preocupação com os objetivos organizacionais.
  • D. por produtos agrupa atividades no mesmo departamento, ainda que elas sejam dissimilares.
  • E. por clientes se embasa no agrupamento de atividades conforme as saídas e os resultados da empresa.

Sobre as etapas do processo organizacional e os diferentes níveis institucionais, assinale a alternativa correta.

  • A. A avaliação do desempenho individual é realizada no nível intermediário da organização.
  • B. O planejamento estratégico do nível intermediário prevê a organização de planos no nível departamental.
  • C. A direção das equipes e dos departamentos se deflagra no nível institucional.
  • D. A determinação dos objetivos organizacionais se dá via planejamento tático no nível operacional.
  • E. Os controles táticos se deflagram no nível intermediário.

Quanto à situação patrimonial, um bem pode ser classificado como bom, ocioso, recuperável, antieconômico ou irrecuperável. Em relação ao tema, assinale a alternativa correta.

  • A. O bem considerando bom é aquele que ainda não foi utilizado, está em estoque aguardando para ser usado e apresenta perfeitas condições para uso normal.
  • B. O bem é ocioso quando, embora esteja em perfeitas condições, é usado parcialmente ou por mais de um usuário simultaneamente.
  • C. O bem recuperável é um bem avariado, porém sendo possível a sua recuperação, desde que o orçamento não ultrapasse até 50% de seu valor de mercado.
  • D. O bem antieconômico é aquele que foi adquirido por valor acima do respectivo valor de mercado e, portanto, gerou prejuízo ao adquirente.
  • E. Os bens irrecuperáveis também são chamados de materiais de consumo, ou seja, uma vez usados devem ser descartados, pois não há possibilidade de reúso.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...