Questões de Administração da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)

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A respeito do assunto trabalho em equipe, é correto afirmar que a equipe transitória e de curta duração, formada pela gerência para resolver de forma imediata um problema específico, é denominada equipe

  • A. de projeto.
  • B. de força-tarefa.
  • C. virtual.
  • D. multifuncional.
  • E. autodirigida.

Em relação ao tema relações públicas nas organizações, assinale a alternativa correta.

  • A. As relações públicas de uma empresa devem estar voltadas apenas para os consumidores e os fornecedores da organização.
  • B. O patrocínio de eventos não é considerado uma ferramenta eficiente de relações públicas.
  • C. A atividade de relação pública não é muito priorizada nas organizações, pois não há como medir a sua eficácia.
  • D. O papel do setor de relações públicas é simplesmente a divulgação dos produtos e dos serviços da organização.
  • E. As relações públicas podem ter por fundamento a proteção da imagem ou do produto de uma organização.

A modelagem que busca representar o fluxo do processo de forma simples, com a utilização de poucos elementos da notação e de modo a simplificar seu entendimento é a

  • A. dirigida.
  • B. analítica.
  • C. descritiva.
  • D. simulada.
  • E. executável.

Assinale a alternativa que apresenta, de acordo com o PMBOK®, a área do conhecimento responsável por definir o que será desenvolvido ao longo de um projeto.

  • A. Integração.
  • B. Qualidade.
  • C. Escopo.
  • D. Tempo.
  • E. Riscos.

A perpetuação da cultura organizacional pode acontecer de várias formas, até mesmo mediante um “grito de guerra”. Assinale a alternativa que apresenta o componente da cultura organizacional que comporta esse tipo de atitude.

  • A. Histórias.
  • B. Rituais.
  • C. Símbolos.
  • D. Alegorias.
  • E. Linguagem.

As organizações podem definir o alcance de objetivos e resultados no futuro por meio de três níveis de planejamento: estratégico, tático e operacional. Em relação a esse tema, assinale a alternativa que representa corretamente uma característica do planejamento operacional.

  • A. O planejamento operacional envolve cada atividade ou tarefa isoladamente.
  • B. Na definição de metas, o administrador baseia-se quase exclusivamente no ambiente externo que permeia a organização.
  • C. O conteúdo é genérico, sintético e abrangente.
  • D. A cúpula da alta administração é responsável pela definição.
  • E. O planejamento operacional é projetado para o médio prazo e seus efeitos são estendidos vários anos.

Assinale a alternativa que apresenta uma atividade comumente executada por um escritório de projeto de nível estratégico.

  • A. Gestão corporativa de recursos.
  • B. Monitoramento dos resultados do projeto.
  • C. Fornecimento de treinamento em gerenciamento de projetos.
  • D. Manutenção de uma base de dados de ações históricas e de lições aprendidas.
  • E. Elaboração de relatórios de progresso, de custos, de orçamento, de desempenho e de riscos.

Empresas, sejam elas públicas ou privadas, são organizadas de acordo com certos padrões e diretrizes. Considere, hipoteticamente, que uma instituição possui uma linha ininterrupta de autoridade que liga todas as pessoas dentro da organização e mostra quem se reporta a quem. Essa linha é conhecida como

  • A. organograma.
  • B. cadeia de comando.
  • C. hierarquia.
  • D. estrutura organizacional.
  • E. especialização do trabalho.

Segundo Meister (1999), universidade corporativa trata-se de

  • A. um guarda-chuva estratégico para desenvolver e educar funcionários, clientes, fornecedores e comunidade, a fim de cumprir as estratégias empresariais da organização.
  • B. incentivo à aprendizagem contínua para desenvolver atitudes, formas de pensamento e hábitos, competências e uma visão do negócio, que possam dotar as pessoas de ferramentas mentais que aperfeiçoem o próprio trabalho.
  • C. combinações sinérgicas de conhecimentos, habilidades e atitudes, expressas pelo desempenho profissional, em um determinado contexto ou estratégia organizacional.
  • D. um local onde se desenvolve o saber como fazer algo dentro de determinado processo (know-how).
  • E. um ambiente em que se incrementa o saber o quê e por que fazer (know-what e know-why).

A seleção de pessoas constitui um processo composto por etapas ou fases sequenciais pelas quais passam os candidatos. Na medida em que são bem-sucedidos, os candidatos ultrapassam os obstáculos e passam para as etapas posteriores. Na Administração Pública, o processo ocorre de maneira diferente, em virtude do instituto do concurso público. Considere, hipoteticamente, que área de gestão de pessoas de um órgão público resolveu, após aprovação dos servidores por concurso, aplicar técnicas de seleção para melhor enquadrá-los às atividades e às áreas de maior aptidão. No que se refere às categorias possíveis de técnicas de seleção a serem utilizadas pelo órgão, é correto citar

  • A. a apresentação de servidores por indicação.
  • B. o recrutamento virtual.
  • C. os testes de personalidade.
  • D. o recrutamento interno.
  • E. a consulta aos arquivos dos servidores.
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