Questões de Administração da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)

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Uma das etapas da elaboração do planejamento estratégico é a análise externa e uma das principais ferramentas utilizadas para execução desta etapa é a técnica das 5 forças de Porter. Com base no exposto, a proibição do governo para que empresas estrangeiras atuem em um determinado setor irá afetar diretamente a seguinte força:

  • A. Ameaça de novos entrantes.
  • B. Poder de negociação dos fornecedores.
  • C. Poder de negociação dos compradores.
  • D. Rivalidade entre as empresas existentes.
  • E. Ameaça de produtos ou serviços substitutos.

O Customer Relationship Management (CRM) ou gestão do relacionamento com o cliente é o gerenciamento cuidadoso de informações sobre cada cliente a fim de maximizar sua fidelidade. Essa ferramenta no marketing um-para-um. Com base nas informações apresentadas assinale a alternativa que se refere ao marketing um-para-um.

  • A. Retenção de cliente.
  • B. Anonimato do consumidor.
  • C. Consumidor médio.
  • D. Mensagem unilateral.
  • E. Produto-padrão.

Uma organização do ramo têxtil, que atua em todos os elos da cadeia produtiva, adotando, no varejo, o conceito de fast fashion. Com a entrada de competidores estrangeiros no mercado nacional e o consequente acirramento da concorrência a empresa, a empresa identifica a necessidade de se modernizar e, por ter produção nacional, percebe que pode alcançar uma vantagem competitiva diminuindo o tempo entre o pedido dos produtos e sua entrega ao cliente final. Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa que indica a denominação do processo apresentado.

  • A. Just in time.
  • B. Kanban.
  • C. Logística reversa.
  • D. Lead time.
  • E. Kaizen

Estratégias de aprendizagem são atividades de processamento de informações, usadas pelos aprendizes o momento da codificação, com a finalidade de facilitar a aquisição, armazenagem e subsequente recuperação da informação aprendida. Variam muito entre indivíduos e para um mesmo individuo, em diferentes situações. De acordo com as informações apresentadas, assinale a alternativa que pode ser considerada uma estratégia de aprendizagem autorregulatória.

  • A. Controle emocional.
  • B. Procura de ajuda em material escrito.
  • C. Procura de ajuda interpessoal.
  • D. Aplicação prática.
  • E. Elaboração, ou o uso pelo aprendiz de procedimentos para examinar implicações e criar conexões mentais com o material a ser aprendido e o conhecimento de que ele já dispõe.

Instrumentalidade e valência são conceitos ligados a qual teoria de motivação?

  • A. Aprendizagem Social de Bandura.
  • B. Hierarquia de Necessidades de Malow.
  • C. Bifatorial de Herzberg.
  • D. Estabelecimento de metas de Locke e Lathan.
  • E. Expectativas de Vroom.

O conjunto de assunções implícitas partilhadas e tomadas como verdadeiras, pressupostos básicos que um determinado grupo inventou, descobriu ou desenvolveu e funcionam suficientemente bem para serem considerados válidos e, por isso, são ensinados aos novos membros como a maneira correta de entender, pensar e sentir é denominado

  • A. clima organizacional.
  • B. cultura organizacional.
  • C. comunicação organizacional.
  • D. estratégia organizacional.
  • E. aprendizagem organizacional.

De acordo com a teoria da liderança situacional, os grupos podem ser classificados em

  • A. primários e secundários.
  • B. horizontais e verticais.
  • C. convergentes e divergentes.
  • D. de dentro e de fora.
  • E. de cima e de baixo.

Quanto ao conceito de educação corporativa, assinale a alternativa correta.

  • A. Relaciona-se unicamente com a formação de mão de obra especializada.
  • B. Prescinde de vinculação com os interesses da instituição.
  • C. Vincula-se exclusivamente aos interesses da equipe gestora.
  • D. Lança mão de estratégias de manipulação e doutrinamento de colaboradores para seguir os objetivos da empresa.
  • E. A educação corporativa organiza, de forma coerente e sistematizada, as competências da equipe, possibilitando um processo significativo de inovação dentro da organização.

O planejamento estratégico é um processo administrativo que combina características básicas que servem como instrumento para o gerenciamento da assistência de enfermagem. Acerca desse tema, assinale a alternativa que apresenta uma condição necessária para efetivação de um planejamento estratégico.

  • A. Identificação de técnicas apropriadas para efetivá-lo.
  • B. Desenvolvimento de estratégia para atingir as metas.
  • C. Coordenação do planejamento ao nível da unidade.
  • D. Requisição de qualidades de liderança.
  • E. Análise dos avanços tecnológicos projetados.

No que tange à capacitação em serviço e treinamento pedagógico nas empresas, assinale a alternativa correta.

  • A. Cabe ao gestor, nesse cenário, pensar currículos e programas necessários para o desenvolvimento da instituição.
  • B. O paradigma de capacitação adotado pelas empresas em nada difere daquele que é trabalhado pelas escolas.
  • C. O pedagogo empresarial é o profissional formado e capacitado para desenvolver esse trabalho, sem sofrer ou necessitar da interferência de quaisquer outros profissionais.
  • D. O uso da capacitação em serviço leva a realidade da instituição para dentro do processo formativo, contextualizando as aprendizagens ao real interesse da organização.
  • E. Para que inexistam dificuldades no processo de capacitação em serviço, devem-se selecionar somente os melhores colaboradores da instituição para participação nesses momentos de formação.
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