Questões de Administração da Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC)

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Motivos internos para realização do trabalho são aqueles que surgem das próprias pessoas. Assinale a alternativa que não contém um motivo interno.

  • A. Aptidões e habilidades
  • B. Necessidades e frustrações
  • C. Atitudes e interesses
  • D. Escala de progressão salarial

Assinale a alternativa correta sobre a qual é a primeira etapa da construção do mapa sucessório.

  • A. Indicação inicial de pessoas cogitadas para o processo sucessório a partir dos resultados dos processos de avaliação
  • B. Reunião dos comitês de sucessão
  • C. Processo de avaliação de todas as pessoas consideradas aptas ou em condições de serem preparadas para ocupar posições críticas dentro da organização ou negócio
  • D. Discussão sobre a inclusão de pessoas na análise que não haviam sido pensadas previamente

A Administração de Salários é um conjunto de normas e procedimentos que visam estabelecer e/ ou manter estruturas de salários equitativas e justas na organização, tanto a nível interno como externo. A recompensa que o indivíduo recebe como retorno pela execução de tarefas organizacionais chama- se compensação. Assinale abaixo um exemplo de compensação financeira direta.

  • A. Férias.
  • B. 13° Salário.
  • C. Comissões.
  • D. Segurança no emprego.

Leia as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Gerenciamento de projetos é a aplicação do conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto para atender aos seus requisitos.

II. O gerenciamento de projetos é realizado através da aplicação e integração apropriadas dos 47 processos de gerenciamento de projetos, agrupados em 5 grupos de processos.

  • A. Somente a afirmação I está correta.
  • B. Somente a afirmação II está correta.
  • C. Nenhuma das afirmações está correta.
  • D. Todas as afirmações estão corretas.

Existem vários métodos de avaliação de desempenho de um funcionário em uma organização. Sobre esse assunto leia as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.

I. O método dos Incidentes Críticos trata de um sistema baseado em um gráfico de dupla entrada, apresentando nas linhas os fatores de avaliação do desempenho e nas colunas o grau de satisfação.

II. O método da Escolha Forçada é o método desenvolvido por especialistas das Forças Armadas Americanas e baseia-se no fato de que no comportamento humano existem características externas capazes de levar a resultado positivo ou negativo.

  • A. Todas as afirmações estão corretas.
  • B. Nenhuma das afirmações está correta.
  • C. Somente a afirmação I está correta.
  • D. Somente a afirmação II está correta.

Considerando que as partes interessadas no projeto podem assumir vários papéis assinale a alternativa correta sobre eles.

  • A. Coordenador funcional é a pessoa ou grupo responsável pela solicitação do produto, serviço ou resultado do projeto, devendo informar as necessidades, expectativas, requisitos e aprovar as entregas
  • B. Líder de projeto é a pessoa ou grupo que fornece apoio político e/ou recursos financeiros para a realização do projeto, esclarecendo dúvidas sobre o escopo e exercendo influência sobre outras pessoas para beneficiar o projeto
  • C. Comitê de mudanças é o grupo constituído de partes interessadas responsáveis pela revisão, avaliação, aprovação e rejeição de mudanças realizadas pelo projeto
  • D. Patrocinador é a pessoa designada pela organização responsável pelo gerenciamento para atingir os objetivos definidos

Considerando os princípios formulados na visão de Henry Ford sobre as características do trabalhador especializado na produção em massa, assinale a alternativa que indica uma característica não correspondente a tais princípios.

  • A. Uma única tarefa ou pequeno número de tarefas
  • B. Posição variável dentro de uma sequência de tarefas
  • C. O trabalho vai atéì o trabalhador
  • D. As peças e máquinas ficam no posto de trabalho

Assinale a alternativa correta sobre qual é o modelo de desenho de cargos apregoado pelos engenheiros da administração científica no início do século XX. Taylor, Gantt e Gilbreth, que utilizaram princípios de racionalização do trabalho para projetar cargos, definir métodos padronizados e treinar pessoas para obter a máxima eficiência possível.

  • A. Modelo clássico
  • B. Modelo humanístico
  • C. Modelo contingencial
  • D. Modelo filosófico

Assinale a alternativa correta sobre a noção de pressuposições básicas entre os elementos do comportamento organizacional.

  • A. São os valores relevantes, que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem
  • B. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros e constituem o segundo nível da cultura
  • C. São as crenças inconscientes, as percepções, os sentimentos e as pressuposições dominantes e nas quais os membros da organização acreditam
  • D. Constituem o primeiro nível da cultura organizacional, o mais íntimo, profundo e oculto

Considerando que no âmbito da GestaÞo de Pessoas, convém naÞo apenas definir conceitos baìsicos, mas também estabelecer um sistema conceitual que lhes confira coerência, assinale a alternativa correta.

  • A. Desenvolvimento gerencial: é o conjunto organizado de ações focadas na aprendizagem (intencionais e propositais) em função das experiências passadas e atuais, proporcionadas pela organização em um especifico período, para oferecer a oportunidade de melhora do desempenho e/ou do crescimento humano. Inclui três áreas de atividades: desenvolvimento gerencial, desenvolvimento pessoal, treinamento e educação
  • B. Desenvolvimento pessoal: é o conjunto organizado de ações educacionais no sentido de desenvolver habilidades e competências gerenciais, como liderança, motivação, condução de equipes e, sobretudo, gestão dos processos de Gestão de Pessoas
  • C. Desenvolvimento organizacional: são as experiências não necessariamente relacionadas com o cargo atual, mas que proporcionam oportunidades para desenvolvimento e crescimento profissional
  • D. Treinamento: são as experiências organizadas de aprendizagem e centradas na posição atual da organização, aumentando a possibilidade do funcionário desempenhar melhor suas atuais responsabilidades
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