Questões de Administração da Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC)

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Para se ter eficácia no comportamento interpessoal é importante que as pessoas compreendam a importância de suas competências interpessoais no sucesso profissional, pois as pessoas tendem a ser recíprocas, o que significa que a pessoa irá tratar a outra do mesmo modo que é ou que espera ser tratada. Sendo assim, para um bom relacionamento interpessoal é necessário, segundo Schutz, que as pessoas tenham desenvolvido os itens abaixo, exceto o que está na alternativa:

  • A. Inclusão: estabelecer relações com os outros
  • B. Escuta: saber escutar o outro
  • C. Controle: poder e influência
  • D. Afetividade: estabelecer laços emocionais

Abaixo estão vários conceitos de Eficiência. Assinale a alternativa que não contém um desses conceitos.

  • A. Realizar atividades ou tarefas da maneira certa
  • B. Realizar tarefas de maneira inteligente, com o mínimo de esforço e com o melhor aproveitamento possível de recursos
  • C. É um princípio de administração de recursos, mais que uma simples medida de desempenho
  • D. É o conceito de desempenho que se relaciona com os objetivos e resultados

Analise as afirmações abaixo sobre produtividade e assinale a alternativa correta.

I. A produtividade de um sistema é definida como a relação entre os recursos utilizados e os recursos produzidos.

II. Produtividade e eficiência são sinônimos, porque correspondem ao quanto cada um produz.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I e II
  • B. Nenhuma
  • C. I, apenas
  • D. II, apenas

Eficácia é um conceito muito usado nas empresas. Assinale abaixo a alternativa que não tem relação com eficácia.

  • A. Grau de coincidência dos resultados em relação aos objetivos
  • B. Capacidade de um sistema, processo, produto ou serviço de resolver um problema
  • C. Usar os recursos corretamente
  • D. Sobrevivência

Analise as afirmações abaixo sobre competitividade e assinale a alternativa correta.

I. Competitividade é uma tradução particular da ideia de eficácia, que se aplica particularmente nas empresas.

II. Competitividade é um critério extremamente importante de desempenho.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I, apenas
  • B. II, apenas
  • C. Nenhuma
  • D. I e II

Para Carvalho e Viana (1998), o desenvolvimento sustentável apresenta três grandes dimensões principais. Assinale a alternativa que apresente as três dimensões.

  • A. Jurídica, econômica e política
  • B. Ambiental, fatorial e econômica
  • C. Social, política, econômica
  • D. Ecológica, ambiental e social
  • E. Econômica, ambiental e social

Porter (1986) afirma que a estratégia de diferenciação apresenta riscos inerentes para a empresa. Nesse sentido, analise as proposições a seguir quanto aos possíveis riscos citados por Porter:

I. O diferencial de custos entre os concorrentes de baixo custo e a empresa diferenciada torna-se muito grande para que a diferenciação consiga manter a lealdade à marca.

II. Os compradores sacrificam, assim, algumas das características, serviços ou imagem da empresa diferenciada em troca de grandes economias de custos.

III. A necessidade dos compradores em relação ao fator de diferenciação diminui. Isto pode ocorrer à medida que os compradores se tornem mais sofisticados.

IV. A imitação reduz a diferenciação percebida, mas é uma ocorrência incomum quando o setor amadurece.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I, III apenas
  • B. II, IV apenas
  • C. I, II, III, IV
  • D. I, II, III apenas
  • E. III, IV apenas

A diferenciação, se alcançada, é uma estratégia viável para se obter retornos acima da média em um setor, pois ela cria uma posição de defesa para evitar as cinco forças competitivas, mas de forma diferente da liderança de custos (PORTER, 1986). Desse modo, leia as proposições a seguir atribua valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) A diferenciação pode proporcionar isolamento contra os concorrentes.

( ) A diferenciação pode proporcionar isolamento contra os concorrentes devido à lealdade dos consumidores com relação à marca, como também à menor sensibilidade a preço.

( ) A lealdade resultante dos consumidores já serve também como um barreira à entrada de novos entrantes.

( ) A diferenciação também permite margens maiores, com as quais se pode lidar com o poder dos fornecedores, e também ameniza o poder dos compradores, devido à falta de alternativas comparáveis.

( ) A empresa que se diferencia para obter lealdade não estará, necessariamente, mais bem posicionada em relação aos substitutos, até por que não é difícil ou impossível substituir o que é diferenciado.

Assinale a alternativa que apresenta, de cima para baixo, a sequência correta.

  • A. F, V, V, V, F
  • B. V, V, V, V, F
  • C. F, F, F, V, V
  • D. V, F, F, V, V
  • E. V, V, F, F, F

Porter (1986) descreve acerca de uma estratégia genérica que consiste em diferenciar o produto ou o serviço oferecido pela empresa, criando algo que seja considerado único, no âmbito de toda a indústria. Nesse sentido, os métodos para obter a diferenciação são vários, dentre eles:

I. Projeto ou imagem da marca.

II. Tecnologia.

III. Serviços sob encomenda ou rede de fornecedores.

IV. Peculiaridades.

Assinale a alternativa correta.

  • A. I apenas
  • B. II apenas
  • C. III apenas
  • D. IV apenas
  • E. I, II, III, IV

Assinale a alternativa incorreta quanto à Qualidade de Vida e Qualidade de Vida no Trabalho:

  • A. Trata-se de um programa que visa facilitar e satisfazer as necessidades do trabalhador ao desenvolver suas atividades nas organizações, tendo como ideia básica o fato de que as pessoas produzem mais quando estão satisfeitas e envolvidas com o trabalho
  • B. Baseia-se no princípio de que o comprometimento com a qualidade ocorre de forma mais natural nos ambientes em que os colaboradores literalmente estão interagidos com as atividades
  • C. Refere-se, essencialmente, aos bons salários, aos prêmios, à série de benefícios e participação nos lucros etc., oferecidos aos funcionários
  • D. Representa o grau em que os membros da organização são capazes de satisfazer as suas necessidades pessoais com suas atividades dentro da organização
  • E. Ambos devem ser criados e mantidos a partir dos valores da organização, respeitando ao ser humano, á saúde, à integridade moral, física e psicológica e aos direitos das pessoas
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