Questões de Administração da Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)

Lista completa de Questões de Administração da Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

É essencial que as empresas tenham pessoas dotadas de capacidade para “administrar conflitos” e evitar que o ambiente organizacional possa ser influenciado negativamente. Esta importância se dá pelo fato de que o ambiente de trabalho é composto por pessoas de diferentes personalidades, culturas e interesses pessoais/profissionais que, em determinadas circunstâncias, podem ser conflitantes e se transformam em fatores desencadeadores de conflitos. Sobre os “efeitos negativos” do conflito para o ambiente organizacional incluem-se, EXCETO:

  • A. O conflito estimula sentimentos de identidade no grupo, aumentando a coesão intragrupal.
  • B. O conflito prejudica o desempenho das tarefas, ou seja, afeta a produtividade do trabalhador.
  • C. Grande parte da energia gerada pelo conflito é gasta nele mesmo, prejudicando a energia que poderia ser gasta no trabalho produtivo.
  • D. O conflito prejudica o comportamento de cooperação, influenciando a natureza dos relacionamentos existentes entre pessoas e grupos.
  • E. O conflito apresenta consequências indesejáveis para o bom funcionamento da organização podendo provocar sentimentos de frustração, hostilidade e tensão.

Dentre os diversos critérios de departamentalização das organizações, aquele que se apresenta como um tipo híbrido e utilizado comumente em caso de combinações especiais de habilidades e especializações diferentes na organização

  • A. matricial.
  • B. funcional.
  • C. funcional.
  • D. hierárquico.

Suprir a organização de recursos necessários para o seu pleno funcionamento é uma das funções precípuas do setor de compras. Muitos são os benefícios decorrentes do funcionamento estruturado de um processo de compras, sendo o principal a redução de custos inerentes à negociação de preços. São considerados os principais objetivos do setor de compras, EXCETO:

  • A. Permitir a continuidade de suprimentos para o perfeito fluxo de produção.
  • B. Manter parcerias com os fornecedores, estabelecendo uma aliança benéfica para ambos.
  • C. Evitar desperdícios e obsolescência de materiais por meio de avaliação e percepção do mercado.
  • D. Comprar materiais e produtos aos mais baixos custos, observando os padrões de qualidade, preço e prazo.
  • E. Estabelecer sua posição competitiva no mercado a qualquer custo, mesmo que para isso preceitos éticos e legais sejam burlados.

Todas as organizações necessitam de líderes, seja no nível estratégico, gerencial ou operacional; entretanto, apesar da liderança ser uma característica de extrema importância para o administrador ou gestor, o fato é que estes profissionais nem sempre possuem as características de um verdadeiro líder. O líder nasce de um grupo social e é geralmente dotado de uma capacidade de influenciar e de agregar pessoas para o cumprimento de tarefas, de metas, enfim, de ser a peça-chave em situações de grande importância para qualquer organização. Sobre a “tomada de decisão” no âmbito da “Teoria dos Estilos de Liderança”, proposta por White e Lippit, analise as afirmativas, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) Na liderança autocrática as diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo, que é estimulado e orientado pelo líder.

( ) Na liderança democrática apenas o líder decide e fixa as diretrizes sem qualquer participação do grupo.

( ) Na liderança liberal o líder dá total liberdade ao grupo para a tomada de decisões, com mínima intervenção.

A sequência está correta em

  • A. V, F, F.
  • B. V, V, V.
  • C. F, F, V.
  • D. F, F, F.
  • E. F, V, F.

Em um mercado cada vez mais competitivo e inovador, é essencial para a sobrevivência das organizações a existência de uma gestão estratégica. No âmbito empresarial, agir de forma estratégica significa planejar as ações de curto, médio e longo prazo. É saber até onde se quer chegar e quais são os recursos necessários para atingir os objetivos organizacionais. São consideradas os cinco pilares básicos que sustentam a administração estratégica nas organizações:

  • A. Estratégia; Competências; Recursos; Cultura; e, Estrutura.
  • B. Estratégico; Institucional; Gerencial; Tático; e, Operacional.
  • C. Ambiente Interno; Ambiente Externo; Missão; Visão; e, Mercado.
  • D. Governo; Mercado; Regulamentações; Clima; e, Comércio Exterior.
  • E. Consumidores; Colaboradores; Fornecedores; Clientes; e, Parceiros.

“Os órgãos da Administração Pública podem apresentar diversos tipos de estrutura organizacional. As organizações lineares são caracterizadas pela formação piramidal ou verticalizada, na qual é evidenciada a clara hierarquização entre as linhas estruturais. São também marcadas pela centralização das tomadas de decisões.” A afirmativa anterior é:

  • A. Verdadeira, sendo clássicos exemplos desta estruturação organizacional as antigas entidades religiosas medievais.
  • B. Verdadeira, podendo dar-se como exemplo deste modelo a estruturação departamentalizada em razão da função.
  • C. Falsa, tendo em vista que as organizações lineares são caracterizadas pela consideração da especialização funcional, de acordo com a área de atuação.
  • D. Falsa, uma vez que no modelo linear há posição de assessoria para atender aos departamentos de linha básicos, primando por uma forma mais eficaz de se alcançar os objetivos da organização.

Cada organização, assim como cada pessoa, possui um conjunto de crenças, de hábitos, de valores ou de atitudes que influenciam diretamente as suas ações cotidianas e moldam a sua forma de agir ou de se relacionar. Nas empresas, a cultura organizacional é expressa pela maneira como são feitos seus negócios, como clientes e funcionários são tratados, ou ainda, o grau de autonomia ou liberdade que os funcionários possuem em suas respectivas unidades. Toda cultura organizacional se apresenta em três diferentes níveis.

Relacione adequadamente os três níveis da cultura organizacional dos seus respectivos componentes.

1. Artefatos.

2. Valores compartilhados.

3. Pressuposições básicas.

( ) Constitui o nível mais íntimo, profundo e oculto da cultura organizacional. São as crenças inconscientes, percepções e sentimentos.

( ) São relevantes e importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais as pessoas fazem o que fazem. Compreendem as filosofias, as estratégias e os objetivos.

( ) É o mais superficial, visível e perceptível. São coisas concretas que cada um vê, ouve ou sente. São produtos, serviços e padrões de comportamento.

A sequência está correta em

  • A. 1, 2, 3.
  • B. 3, 2, 1.
  • C. 1, 3, 2.
  • D. 2, 3, 1.
  • E. 3, 1, 2.

É essencial para a competitividade das atividades comerciais que o setor logístico de uma empresa possa contar com alternativas de transporte para o escoamento de seus produtos ao mercado consumidor. Grande parte do custo da atividade logística está no transporte, por isso é importante que as empresas saibam diferenciar qual modal de transporte se adequa melhor a um determinado tipo de produto ou a uma determinada região. Sobre os modais de transportes e sua adequação aos diversos tipos de produtos, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Rodoviário.

2. Ferroviário.

3. Hidroviário.

4. Dutoviário.

5. Aeroviário.

( ) Mais adequado ao transporte em longas distâncias, de produtos perecíveis e de mercadorias de alto valor.

( ) Apesar de oferecer opções limitadas de serviços, capacidades e baixa flexibilidade quanto à rota de distribuição, ainda sim é muito utilizado para o transporte de minérios, petróleo e seus derivados, entre outros.

( ) Mais adequado ao transporte a curtas distâncias de produtos acabados ou semiacabados.

( ) Mais adequado ao transporte em longas distâncias de matérias-primas ou manufaturados de baixo valor.

( ) Devido à sua alta capacidade de carga é o mais adequado ao transporte de mercadorias a granel ou de diversos tipos de embalagens como contêineres, sacas etc.

A sequência está correta em

  • A. 2, 3, 4, 5, 1.
  • B. 5, 3, 1, 2, 4.
  • C. 5, 4, 1, 2,3.
  • D. 1, 2, 5, 4, 3.
  • E. 2, 1, 3, 5, 4.

O processo logístico é composto por uma série de atividades que devem funcionar de forma integrada. Estas atividades são classificadas como “primárias” ou “de apoio”. As atividades primárias são aquelas responsáveis pela maior parte dos custos logísticos, por isso são consideradas mais importantes. Já as atividades de apoio são adicionais e responsáveis pelo suporte às atividades primárias. Classifique adequadamente as atividades relacionadas a seguir em “

1. primárias” ou “2. de apoio”.

( ) Transporte.

( ) Armazenagem.

( ) Embalagem.

( ) Manuseio de materiais.

( ) Manutenção de estoques.

( ) Processamento de pedidos.

A sequência está correta em

  • A. 1, 1, 1, 2, 2, 1.
  • B. 2, 2, 1, 2, 1, 2.
  • C. 2, 1, 1, 2, 2, 1.
  • D. 1, 2, 2, 2, 1, 1.
  • E. 1, 2, 1, 2, 1, 2.

Muitas das estratégias logísticas que são delineadas pelas organizações têm como foco o tipo de produto a ser disponibilizado ao mercado consumidor. Certas categorias de produtos podem demandar esforços logísticos maiores ou menores, podendo afetar o custo de distribuição como, por exemplo, o número de pontos de venda a serem abastecidos. Na atividade logística os produtos são classificados em “bens de consumo” ou “bens industriais”. Sobre os “bens de consumo”, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Bens de conveniência: representam uma categoria seleta e cara de produtos que dificilmente são encontrados pelos consumidores; necessitam, portanto, de um baixo custo de distribuição.

( ) Bens de uso especial: são aqueles em que os consumidores despendem esforço significativo para comprá-los, pois os mesmos procuram por marcas ou categorias específicas, abrangendo desde alimentos finos até produtos fabricados sob encomenda. Possuem baixo custo de distribuição.

( ) Bens de comparação: compreendem aqueles produtos em que os consumidores preferem pesquisar em diferentes lojas, comparando preços, qualidade e desempenho. Possui o maior custo de distribuição entre todas as categorias de bens, pois há necessidade de uma ampla rede de distribuição.

( ) Bens de conveniência: exigem uma ampla distribuição por intermédio de muitos pontos de venda, por isso os custos de distribuição são bastante elevados, compreendem produtos típicos como os saponáceos, tabacaria e alimentícios.

A sequência está correta em

  • A. V, V, F, F.
  • B. F, V, F, V.
  • C. F, F, F, V.
  • D. V, V, V, F.
  • E. V, F, F, F.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...