Questões de Administração da Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)

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A ocorrência do conflito nas organizações é uma situação relativamente comum; no entanto, é essencial para a manutenção de um ambiente de trabalho saudável e agradável, que os gestores saibam identificar as causas destes conflitos, para desativá-los, a tempo de evitar uma contaminação ainda maior do ambiente organizacional. Sobre os diferentes estilos de administração de conflitos, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. Estilo de acomodação: consiste em resolver os pontos menores de discordância e deixa os conflitos maiores para a frente.
  • B. Estilo de compromisso: é utilizado quando uma parte aceita soluções razoáveis para a outra e cada parte aceita ganhos e perdas na solução.
  • C. Estilo competitivo: é a atitude de confronto e de dominação em que uma parte se engaja em uma competição do tipo ganhar/perder forçando o uso de autoridade. O negócio é ganhar.
  • D. Estilo de evitação: é uma atitude de fuga em que o administrador procura evitar as situações de conflito, buscando outra saída ou deixando as coisas como estão para que, com o tempo, o conflito se torne menos intenso.
  • E. Estilo de confrontação: é utilizado para erradicar a ocorrência de conflito no ambiente organizacional. O administrador utiliza-se de advertências, suspensões e até mesmo demissões de funcionários envolvidos em conflitos.

Para que as empresas mantenham em sua estrutura organizacional pessoas comprometidas, produtivas e, acima de tudo, satisfeitas, é essencial o investimento em motivação, entretanto, motivar pessoas não é algo tão simples como muitos gestores imaginam. Motivar pessoas é um dos maiores desafios do administrador, pois cada pessoa possui um impulso motivacional diferente. Para enfrentar este desafio, o administrador deve acumular experiência e ter conhecimento sobre as diferentes teorias motivacionais. Sobre uma das principais teorias motivacionais, a “Teoria das Necessidades Aprendidas” de MacClelland, relacione adequadamente as “três necessidades básicas” aos seus respectivos componentes.

1. Necessidades de poder.

2. Necessidades de afiliação.

3. Necessidades de realização.

( ) Reflete o desejo de interação social. É o desejo de estabelecer e manter amizades e relações interpessoais com os outros. A pessoa que possui esta necessidade coloca o relacionamento social antes das tarefas de realização pessoal.

( ) É o desejo de controlar e de ser responsável pelos outros ou de influenciar o seu comportamento. Leva as pessoas a influenciar as outras e vencê-las pela argumentação. Dependendo da situação este tipo de necessidade poder ser “negativo ou positivo”.

( ) É o desejo de ser excelente, melhor ou mais eficiente, resolver problemas ou dominar tarefas complexas. As pessoas com esta necessidade gostam de responsabilidades e de terem retroação de seu próprio desempenho.

A sequência está correta em

  • A. 1, 2, 3.
  • B. 3, 2, 1.
  • C. 1, 3, 2.
  • D. 2, 1, 3.
  • E. 3, 1, 2.

A liderança é um conceito bastante complexo. Apesar de existirem muitas teorias, pesquisas e autores que publicam sobre a liderança, é unânime o entendimento de que a “figura do líder” é fundamental para que as organizações consigam mobilizar pessoas, em todos os níveis organizacionais, para o alcance dos objetivos e metas que foram estabelecidos no planejamento estratégico. Sobre as aplicações práticas do conceito de liderança, conforme teoria de House e Dessler, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. Líder apoiador: preocupa-se com os assuntos, o bem- -estar e as necessidades das pessoas. O comportamento do líder é aberto, criando um clima de equipe. Trata os subordinados como iguais.
  • B. Líder diretivo: conta aos subordinados exatamente o que pretende fazer. O comportamento do líder inclui o planejamento, a programação de atividades, o estabelecimento de objetivos, entre outros.
  • C. Líder amigo: eleva o relacionamento pessoal com seus subordinados a outro patamar. O líder incentiva os laços de amizade em detrimento dos laços profissionais. Encoraja a ação dos grupos informais no ambiente organizacional.
  • D. Líder participativo: consulta os subordinados a respeito das decisões. Inclui perguntas sobre opiniões e sugestões, encoraja a participação na tomada de decisão.
  • E. Líder orientado para metas e resultados: formula objetivos claros e desafiadores aos subordinados. O comportamento do líder enfatiza desempenho de alta qualidade e melhorias sobre o desempenho atual.

Uma das funções básicas na gestão de estoques é o acompanhamento da rotatividade dos produtos estocados, identificando aqueles itens que possuem um maior giro (maior potencial de vendas) e os de menor giro, ou seja, que vendem menos e tendem a ficar mais tempo no estoque. A partir desta informação a empresa pode planejar melhor, em escala de tempo, quantos dias, semanas ou meses, que um determinado produto pode durar no estoque até que seja totalmente vendido. Considerando que um determinado item em estoque “gire 4,8 vezes ao ano” e, transformando esta informação em escala de tempo, é correto afirmar que o estoque deste item suporta

  • A. 92 dias.
  • B. 115 dias.
  • C. 15 semanas.
  • D. 2 meses e 15 dias.
  • E. 4 meses e 12 dias.

Um dos processos mais importantes no âmbito da gestão de estoques é o planejamento. É muito importante que a organização tenha informações relativas sobre a previsão de demanda futura de materiais e de produtos necessários ao seu correto funcionamento, principalmente se forem insumos necessários à manutenção do processo produtivo. Para tanto, a gestão de estoques deve contar com informações relativas à demanda passada e atual e, a partir destas informações, projetar uma previsão de demanda para os próximos períodos. Dentre os modelos matemáticos de previsão de demanda, o “método da média ponderada” é um dos mais utilizados pelas empresas. Considerando os dados apresentados a seguir, calcule a previsão de demanda para o mês de janeiro/17.

  • A. 1.580 unidades.
  • B. 1.770 unidades.
  • C. 1.832 unidades.
  • D. 1.956 unidades.
  • E. 2.035 unidades.

Garantir a qualidade com que o fluxo de bens e serviços é gerenciado é o objetivo principal de toda a atividade logística. Para que o nível de serviço logístico satisfaça as expectativas dos clientes é necessário que várias etapas do processo sejam monitoradas, desde a qualidade da matéria-prima, passando pela eficiência do processo produtivo, chegando até o atendimento e entrega dos pedidos aos consumidores. Muitas são as formas adotadas pelas empresas para o monitoramento do nível de serviço, dentre alguns exemplos de indicadores utilizados para o monitoramento do atendimento e entrega de pedidos aos clientes incluem-se, EXCETO:

  • A. Proporção de pedidos de clientes atendidos com exatidão.
  • B. Proporção de itens com baixo retorno de capital em estoque.
  • C. Porcentagem de pedidos de clientes com itens em falta no estoque.
  • D. Proporção de bens que chegaram até o cliente em condições adequadas.
  • E. Tempo decorrido entre a confirmação do pedido do cliente até a entrega do produto.

Conhecer uma organização é conhecer a sua cultura. A missão, os valores sociais, a filosofia, o comportamento das pessoas, entre outros, são aspectos que fazem parte da cultura de uma organização. Cada organização possui características únicas que moldam suas interações sociais e profissionais, ou seja, cada uma tem a sua própria cultura. São considerados aspectos formais da cultura organizacional, EXCETO:

  • A. Objetivos e estratégias.
  • B. Estrutura organizacional.
  • C. Métodos e procedimentos.
  • D. Políticas e diretrizes de pessoal.
  • E. Percepções e atitudes das pessoas.

É fundamental para a melhoria do ambiente organizacional e, sobretudo, para a eficiência dos processos organizacionais, que as pessoas trabalhem motivadas. Apesar da motivação ser um desafio para as empresas é essencial que os gestores, gerentes ou supervisores conheçam e acompanhem de perto a sua equipe e procurem conhecer o que as motiva, assim a organização poderá estabelecer estratégias mais eficientes para a motivação de seus colaboradores. Sobre a Teoria da Hierarquia das Necessidades de Maslow, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1.Fisiológicas.

2. Segurança.

3. Sociais.

4. Estima.

5. Autorrealização.

( ) Inclui a afeição, a aceitação, a amizade, o pertencimento e o relacionamento humano.

( ) Fome, sede, sono, outras necessidades corporais.

( ) Constitui o impulso de ser aquilo que é capaz de ser; crescimento pessoal e alcance da plena potencialidade da pessoa.

( ) Inclui fatores internos como autorrespeito, autonomia, senso de competência e fatores externos como status, reconhecimento, prestígio.

( ) Proteção contra ameaças ou perigo físico e emocional.

A sequência está correta em

  • A. 5, 1, 2, 4, 3.
  • B. 4, 3, 5, 1, 2.
  • C. 2, 4, 3, 5, 1.
  • D. 3, 1, 5, 4, 2.
  • E. 1, 2, 3, 4, 5.

O planejamento é a função administrativa de maior importância para o sucesso da organização. Uma empresa sem planejamento não consegue definir corretamente as suas metas e nem reunir esforços ou recursos para conquistar seus objetivos. Por outro lado, uma organização que consegue elaborar corretamente o seu planejamento, minimiza os riscos e maximiza o alcance de seus resultados. Sobre o processo de planejamento no nível institucional ou estratégico, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) É projetada a longo prazo, focalizando o futuro e o destino da organização.

( ) Envolve cada departamento ou setor, em separado.

( ) Resulta em ações específicas, pois focaliza o imediato/presente.

( ) Envolve a organização como um todo e propõe ações globais.

A sequência está correta em

  • A. F, F, F, V.
  • B. V, F, F, V.
  • C. V, V, V, F.
  • D. F, F, V, V.
  • E. V, F, F, F.

As organizações, em geral, possuem uma estrutura muito bem definida, cada nível hierárquico possui um grau de autoridade e de responsabilidade necessários para o desempenho de suas funções administrativas. Para que as metas e os objetivos organizacionais sejam alcançados, conforme o planejamento estratégico, é muito importante que a estrutura organizacional seja eficiente. Com relação aos níveis hierárquicos que compõem a estrutura organizacional, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Nível institucional.

2. Nível intermediário.

3. Nível operacional.

( ) Este nível é composto pelos gestores ou gerentes de vários departamentos. Concentrar no desdobramento da estratégia, ou seja, na sua implementação junto aos seus clientes, fornecedores, parceiros, colaboradores etc.

( ) Este nível é composto pelos colaboradores, pelo corpo técnico e por supervisores. São responsáveis pela execução das ações ou tarefas que foram planejadas e que são necessárias para o funcionamento da organização, propondo correções ou melhorias para o melhor funcionamento dos processos.

( ) Este nível é composto pela presidência e pelos diretores. Concentram-se na interação da organização com o ambiente externo, principalmente nas questões estratégicas, como oportunidades de atuação em novos mercados, lançamento de novos produtos, mas também, na identificação de possíveis ameaças.

A sequência está correta em

  • A. 1, 2, 3.
  • B. 2, 3, 1.
  • C. 3, 1, 2.
  • D. 3, 2, 1.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

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