Questões de Administração da Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)

Lista completa de Questões de Administração da Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Nas escolas estratégicas, destaca‐se que algumas são claramente estágios ou aspectos do processo de formação da estratégia. Relacione adequadamente os aspectos na formação da estratégia às escolas.

A sequência está correta em

  • A. 1, 2, 3, 4, 5.
  • B. 2, 3, 5, 4, 1.
  • C. 4, 5, 2, 1, 3.
  • D. 3, 5, 2, 1, 4.
  • E. 5, 1, 4, 3, 2.

Sobre o conceito de estratégia, analise as afirmativas.

I. Uma estratégia é o padrão ou plano que integra as principais metas, políticas e sequências de ação da organização em um todo coeso.

II. Uma estratégia bem formulada ajuda a organizar e alocar os recursos de uma organização em uma postura única e viável, baseada em suas competências e deficiências internas relativas, mudanças antecipadas no ambiente e movimentos contingentes por parte dos oponentes inteligentes.

III. As estratégias podem ser vistas como declarações prévias para orientar a ação ou como resultados posteriores de um comportamento real.

IV. As estratégias normalmente existem em muitos níveis diferentes em qualquer grande organização.

V. Estratégia é fazer intercâmbios ao competir. A essência da estratégia é escolher o que não fazer.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I, II, III, IV e V.
  • B. IV e V, apenas.
  • C. I, II e III, apenas.
  • D. II, III e IV, apenas.
  • E. III, IV e V, apenas.

“A história sobre a literatura estratégica sugere que ela tem sido caracterizada por dez principais escolas desde seu início, nos anos 60. Entre elas, destaca‐se a escola ___________________ que se refere à maneira como as organizações usam graus de liberdade para manobrar entre seus ambientes. Nesse contexto, é incluída a chamada ‘Teoria da Contingência’ que considera as respostas esperadas das organizações para situações contingenciais.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

  • A. de poder
  • B. de design
  • C. ambiental
  • D. empreendedora
  • E. de posicionamento

Com os mercados se tornando cada vez mais competitivos, as organizações estão medindo o sucesso com base em recursos mais escassos. A solução foi desenvolver estratégias colaborativas. O surgimento das Alianças Estratégicas Internacionais (AEIs) gerou euforia em relação ao potencial de tais acordos para atender às demandas intensificadoras da competição global e, ainda, desapontamento com os desafios inerentes à sua implementação. São considerados aspectos positivos das AEIs, EXCETO:

  • A. Substitui as atividades da cadeia de valor, refletindo na dependência do parceiro.
  • B. Adquire o conhecimento necessário (mercados, tecnologia, gestão) de forma eficiente e barata.
  • C. Integra totalmente as operações da empresa com as do parceiro; portfólio de recursos totalmente novo.
  • D. Expansão do universo de oportunidades do mercado através da busca de áreas de esforço radicalmente novas.
  • E. Associa relações mais próximas com fornecedores e clientes, através da coordenação mais estrita das atividades verticais.

As empresas encontram‐se em uma era de experimentação intensa, com novas formas organizacionais, e as tecnologias inovadoras criaram oportunidades radicalmente diferentes para fazer negócios. Como resultado, a arquitetura das empresas está mudando, as relações hierárquicas estão se achatando, os projetos de trabalho estão ganhando mais poder e os mercados estão se abrindo. Nesse contexto, tem‐se os objetivos amplos da empresa e os resultados relacionados a desempenho, variando desde a participação de mercado e a satisfação do cliente até o retorno total para os acionistas. Esses objetivos denominam‐se

  • A. processos.
  • B. estratégias.
  • C. tecnologias.
  • D. metas organizacionais.
  • E. relações de autoridade.

A intensidade da concorrência em uma indústria não é uma questão de coincidência ou de má sorte. Ao contrário, a concorrência em uma indústria tem raízes em sua estrutura econômica básica e vai além do comportamento dos atuais concorrentes. De acordo com Porter, o grau de concorrência em uma indústria depende

  • A. apenas da capacidade financeira.
  • B. somente da sofisticação tecnológica.
  • C. do conjunto das forças competitivas.
  • D. da reputação dos produtos no mercado.
  • E. significativamente do poder de negociação dos compradores.

“Uma parcela grande das vendas é adquirida por um determinado comprador, aumentando sua importância nos resultados. Para Porter, essa situação integra o conjunto das cinco forças competitivas básicas.” Assinale a alternativa que identifica corretamente qual força o trecho anterior se refere.

  • A. Ameaça de novos entrantes.
  • B. Poder de negociação dos compradores.
  • C. Poder de negociação dos fornecedores.
  • D. Rivalidade entre as empresas existentes.
  • E. Ameaça de produtos ou serviços substitutos.

“O perfil de ativos e as qualificações em relação à concorrência, incluindo recursos financeiros, postura tecnológica, identificação da marca, análise do ambiente em que a organização se encontra, entre outras, integram o que é definido como análise __________________________, amplamente utilizada para a formulação de uma estratégia competitiva.”

Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

  • A. da indústria
  • B. da sociedade
  • C. da concorrência
  • D. dos fornecedores
  • E. das forças, fraquezas, ameaças e oportunidades

Estratégia e estrutura têm uma relação de reciprocidade que evidencia a interligação entre a formulação da estratégia e sua implementação. Na implementação de estratégias, são utilizados três tipos principais de estruturas organizacionais. Assinale‐os.

  • A. Por produto, por cliente e simples.
  • B. Multivisional, matricial e funcional.
  • C. Matricial, por produto e geográfica.
  • D. Simples, funcional e multidivisional.
  • E. Geográfica, funcional e por produto.

“Desde os primórdios, o homem tem se valido da experiência alheia na realização de atividades para, por meio da comparação ou cópia, aprender como realizar tais atividades com melhores resultados. Uma das técnicas mais difundidas, nos últimos anos, é aquela por meio da qual a organização compara seu desempenho com outra de desempenho comprovadamente superior. A ideia central é procurar novas práticas administrativas existentes no mercado e adotá‐las.” Essa abordagem é conhecida como

  • A. outsourcing.
  • B. reengenharia .
  • C. empowerment.
  • D. benchmarking.
  • E. balanced scorecard.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...