Questões de Administração da Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)

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Segundo Chiavenato, “o conceito de cargo é uma decorrência da divisão do trabalho imposta pelo velho e tradicional modelo burocrático”. No âmbito da administração pública,

  • A. compete aos gerentes desenhar as atribuições de cada cargo.
  • B. é vedada a criação de cargos de direção, chefia e assessoramento.
  • C. as pessoas mudam de cargo conforme processos seletivos internos.
  • D. o conceito de cargo público foi substituído pelo conceito de função pública.
  • E. o desenho do cargo define o grau de responsabilidade concedido ao ocupante.

Segundo Chiavenato, “enriquecimento de cargos significa a reorganização e ampliação do cargo para proporcionar ao ocupante satisfação intrínseca”. São vantagens do enriquecimento do cargo, EXCETO:

  • A. Desempenho de alta qualidade.
  • B. Elevada satisfação com o trabalho.
  • C. Elevado absenteísmo no trabalho.
  • D. Elevada motivação intrínseca do trabalho.
  • E. Diminuição da rotatividade de ocupantes do cargo.

Todas as organizações apresentam, de alguma forma, um conjunto de atividades de Recursos Humanos, que incluem planejamento, provisão, desenvolvimento, administração de pessoal e administração de desempenho, apresentando numerosas interações entre elas. No setor público, a administração de desempenho envolve alguns instrumentos formais, que podem ser utilizados de forma ritualística, em que a avaliação é tradicionalmente favorável. Sobre a administração de desempenho, assinale a afirmativa correta.

  • A. É importante quando se propõe a estudar os perfis de profissionais pelo Planejamento de Recursos Humanos, para definir alternativas de recrutamento, regiões geográficas e períodos de divulgação e busca de talentos.
  • B. É importante quando se refere à identificação de talentos ou competências ausentes nas equipes de trabalho e, na impossibilidade de desenvolver seus atuais integrantes, recomendar a contratação externa ou interna de novas pessoas.
  • C. É importante quando se refere à implementação de programas de bônus por resultado, com explicitação clara de critérios para concessão, as razões para eventuais não concessões e a administração do clima após sucessos ou insucessos pessoais ou da unidade.
  • D. É importante quando se refere ao acesso a cargos públicos, o que é feito mediante concursos públicos, que devem ser amplamente divulgados, assegurando impessoalidade na administração de provas, análise de títulos e eventuais entrevistas ou provas práticas.
  • E. É importante quando se refere ao mapeamento de competências e conhecimentos já existentes ou de obtenção fácil, considerando, inclusive, melhor uso de tecnologia da informação para disponibilização de informações hoje restritas a um grupo reduzido de colaboradores ou para realização de tarefas rotineiras.

Segundo Chiavenato, “o modelo contingencial se baseia em 5 dimensões que todo cargo deve possuir em maior ou menor grau”. Marque a alternativa que associa corretamente a dimensão e o respectivo conceito.

  • A. Variedade: refere-se ao conhecimento do impacto que o cargo provoca na atividade organizacional.
  • B. Permanência: diz respeito à estabilidade necessária para que a pessoa execute adequadamente o cargo.
  • C. Identidade com as tarefas: relaciona-se com a possibilidade de a pessoa realizar integralmente uma tarefa.
  • D. Autonomia: refere-se ao grau de informação que a pessoa recebe para avaliar a eficiência de seus esforços.
  • E. Retroação: diz respeito ao grau de independência e de critério pessoal que a pessoa tem para executar uma tarefa.

Quanto à função de organização, analise as atividades.

I. Estabelecimento de planos financeiros.

II. Alocação dos recursos organizacionais.

III. Coordenação de atividades e tarefas.

IV. Ordenação dos trabalhos internos.

V. Estabelecimento de metas e objetivos.

Segundo Chiavenato, integram o processo de organização apenas as alternativas

  • A. I e II.
  • B. II e IV.
  • C. I, III e V.
  • D. I, IV e V.
  • E. II, III e IV.

Considerando os tipos organizacionais propostos por Mintzberg, a Administração Pública é predominantemente configurada como organização:

  • A. Missionária – ideologia.
  • B. Máquina – tecnoestrutura.
  • C. Inovadora – assessoria de apoio.
  • D. Profissional – núcleo de operação.
  • E. Empreendedora – vértice estratégico.

Para Mintzberg, a administração é essencialmente uma arte, e é necessário que os gerentes aprendam continuamente por meio de suas próprias experiências. Assinale a afirmativa que entra em conflito com o pensamento do autor.

  • A. As escolas de administração estão aptas a ensinar uma teoria completa do gerenciamento.
  • B. A administração não pode ser reduzida a um conjunto de proposições e programas científicos.
  • C. O trabalho de um gerente é de natureza fragmentária, envolve uma ampla variedade de papéis.
  • D. Há uma diferença substancial entre o que os gerentes fazem e o que eles são orientados a fazer.
  • E. Administrar envolve lidar com problemas não estruturados, os quais exigem soluções criativas no caso concreto.

Sobre a gestão de pessoas, a Era da Informação representa uma evolução no pensamento administrativo. Em relação a esse período, é correto afirmar que

  • A. tem seu início marcado na década de 1950.
  • B. baseia-se no valor do conhecimento e da inovação.
  • C. funciona como entrave à globalização da economia.
  • D. caracteriza-se pela ênfase na gestão de documentos.
  • E. fortalece o capital financeiro que passa a ser hegemônico.

Nos modelos contemporâneos de gestão de pessoas, algumas práticas perdem ênfase, a exemplo de

  • A. rigidez organizacional.
  • B. vantagem colaborativa.
  • C. tolerância à ambiguidade.
  • D. foco no ambiente competitivo.
  • E. controle por meio da visão e dos valores.

Para distribuir níveis adequados de autoridade e responsabilidade por toda a organização, torna-se necessário fortalecer todos os seus membros. São fatores que propiciam o empoderamento das pessoas, EXCETO:

  • A. Proporcionar retroação.
  • B. Recompensar as pessoas.
  • C. Proporcionar informação.
  • D. Desenvolver competências.
  • E. Concentrar responsabilidades.
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