Questões de Administração da Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES)

Lista completa de Questões de Administração da Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Referente à comparação entre uma organização tradicional e uma organização de aprendizagem, assinale “V” para as afirmativas verdadeiras e “F” para as afirmativas falsas:

( ) Nas organizações tradicionais, a visão é compartilhada e emerge de muitos lugares, mas a cúpula é responsável por assegurar que essa visão existe e deve ser alcançada.

( ) Nas organizações de aprendizagem, no quesito liderança e motivação, o líder tem o papel de definir a visão organizacional, providenciar recompensas e punições adequadas e manter o controle das atividades das pessoas.

( ) Os conflitos nas organizações tradicionais são resolvidos por meio do uso do poder e da influência hierárquica.

( ) Nas organizações de aprendizagem, cada pessoa é responsável pelas atividades de seu cargo e o foco está no desenvolvimento de suas competências individuais.

( ) A formulação e a implementação de ideias ocorrem em todos os níveis da organização de aprendizagem.

A alternativa correta é:

  • A. V, F, F, F, F.
  • B. F, F, V, F, V.
  • C. V, F, V, F, V.
  • D. F, F, V, F, F.

No livro “Administração de Recursos Humanos”, Idalberto Chiavenato (2009, p. 19) cita que a partir do século XX, as organizações passaram por três fases distintas: a era da industrialização clássica, a da industrialização neoclássica e a era da informação. Em se tratando do modo de lidar com as pessoas, a era neoclássica se caracteriza por:

  • A. Ter as pessoas como fatores de produção inertes e estáticos, sujeitos a regras e regulamentos rígidos para serem controlados.
  • B. Ter como denominação Administração de Pessoas.
  • C. Considerar as pessoas como seres humanos proativos dotados de inteligência e habilidades e que devem ser impulsionados.
  • D. Tratar as pessoas como recursos organizacionais que precisam ser administrados.

Complete a frase:

Nas organizações de ______________, os ________________ são resolvidos por meio da _______________________________________ e integração dos ___________ de ____________ das ________________ da organização.

  • A. Tradicionais, conflitos, aprendizagem colaborativa, pontos, vistas, pessoas.
  • B. Aprendizagem, conflitos, aprendizagem colaborativa, pontos, vistas, pessoas.
  • C. Tradicionais, conflitos, influência hierárquica, pontos, vistas, chefias.
  • D. Aprendizagem, sistemas, reformulação sistemática, departamentos, áreas, células.

Idalberto Chiavenato, no livro Administração de Recursos Humanos (2009, pag. 201), compara a cultura organizacional, onde na parte superior que está acima no nível da água, estão os aspectos visíveis e superficiais ou aspectos formais e abertos. Na parte submersa estão os aspectos invisíveis e profundos ou aspectos informais e ocultos. São exemplos de aspectos informais e ocultos:

  • A. Percepções e atitudes das pessoas, valores e expectativas e relações afetivas.
  • B. Métodos e procedimentos de trabalho, estrutura organizacional e padrões de influenciação e poder.
  • C. Tecnologias e práticas organizacionais, relações afetivas e políticas e diretrizes de pessoal.
  • D. Medidas financeiras, títulos e descrições de cargos e medidas de produtividade.

Maslow formulou uma teoria da motivação com base no conceito de hierarquia de necessidades que influenciam o comportamento humano. Maslow concebeu essa hierarquia pelo fato de o homem ser uma criatura que expande suas necessidades no decorrer de sua vida. Á medida que o homem satisfaz suas necessidades básicas, outras mais elevadas tomam o predomínio do seu comportamento. Referente às necessidade motivacionais, é correto afirmar:

  • A. Realização do potencial e utilização plena dos talentos individuais são exemplos de necessidades de estima, conforme a pirâmide de Maslow.
  • B. À medida que o indivíduo passa a satisfazer e a controlar suas necessidades fisiológicas e de segurança, surgem, lenta e gradativamente, as necessidades primárias.
  • C. A maior parte das pessoas nas sociedades com elevado padrão, não possuem suas necessidades primárias regularmente satisfeitas, necessitando para satisfação das necessidades a realização de esforço gerando assim grande efeito motivacional.
  • D. À medida que se desce aos níveis socioeconômicos mais baixos, as necessidades primárias, por não serem regulares ou totalmente satisfeitas, passam a predominar no comportamento das pessoas, como objetivos básicos que orientam as suas ações.

Uma empresa que planeja realizar uma pesquisa de marketing com o intuito de definir a denominação de produtos ou serviços quer saber:

  • A. Qual nome deve ser dado aos produtos ou serviços, de modo a sensibilizar a mente dos clientes potenciais que compõem o público alvo.
  • B. As primeiras impressões dos clientes após a colocação de novos produtos ou serviços no mercado.
  • C. Exatamente o que o cliente deseja e aprimorar os produtos ou serviços de acordo com suas preferências.
  • D. Se haverá segurança ao lançar no mercado novos produtos ou serviços.

A elaboração de cenários é uma ferramenta importante para minimizar as possibilidades de erros das empresas. A condição fundamental para que se possa realizar o planejamento de marketing de uma organização é conhecer profundamente o cenário do ambiente em que está inserida, a fim de formular corretamente as estratégias e com elas alcançar o sucesso. A análise de cenário pode ser do ambiente externo ou do ambiente interno. Referente à análise do ambiente interno, é INCORRETO afirmar:

  • A. Na análise de ambiente interno, ao se fazer uma análise ambiental, analisa-se o ambiente interno geral da empresa e seu impacto em relação ao ambiente externo.
  • B. Na análise de ambiente interno, ao se fazer uma análise da concorrência, são analisados os objetivos, desempenhos, estratégias, aspectos culturais, custos estruturais, pontos fortes e pontos fracos dos concorrentes.
  • C. Na análise de ambiente interno, ao se fazer uma análise setorial, verifica-se como está a empresa em relação ao setor em que atua.
  • D. Na análise de ambiente interno, ao se fazer uma análise de mercado, verifica-se como a empresa está posicionada no mercado.

A análise de cenários é mais eficaz quando se trabalha com três cenários distintos. São eles:

  • A. Cenário pessimista, cenário realista, cenário otimista.
  • B. Cenário mensal, cenário anual, cenário bianual.
  • C. Cenário nacional, cenário internacional, cenário regional.
  • D. Cenário interno, cenário externo, cenário internacional.

Referente à classificação dos mercados, assinale “V” para as afirmativas verdadeiras e “F” para as afirmativas falsas:

( ) Mercado consumidor caracteriza-se por ser composto por pessoas e famílias que compram bens e serviços para uso pessoal.

( ) Mercado revendedor é o mercado composto por pessoas e organizações que adquirem bens ou serviços para serem utilizados na elaboração de outros bens e serviços destinados à venda ou aluguel a terceiros.

( ) Mercado governamental é composto por instituições oficiais da administração pública federal, estadual ou municipal.

( ) Mercado internacional é constituído de consumidores, produtores, revendedores e governos, que compram produtos e serviços; tem como característica a submissão a leis internacionais e acordos comerciais entre países.

( ) Mercado produtor ou industrial é constituído por pessoas e organizações que compram bens ou serviços produzidos por terceiros com o objetivo de revendê-los ou alugá-los.

A alternativa correta é:

  • A. F, V, V, V, F.
  • B. V, F, F, F, V.
  • C. V, V, V, V, V.
  • D. V, F, V, V, F.

É o tipo de pesquisa que admite que os resultados descritivos não são inteiramente satisfatórios para determinar a relação de causa e efeito. Busca-se a resposta do porquê de um fenômeno. Tem uma abordagem analítica com base em variáveis consideradas como pertencentes à estrutura de um modelo de decisão. Geralmente se usa um grupo experimental e um de controle onde um coleta as informações e o outro avalia os resultados.

  • A. Pesquisa Exploratória.
  • B. Pesquisa Causal ou Experimental.
  • C. Pesquisa Descritiva Qualitativa.
  • D. Pesquisa Descritiva.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...