Questões de Administração da Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES)

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No processo de comunicação existem diversas variáveis, a unidade básica da comunicação, que é o produto real da codificação da fonte (emissor) é a definição do seguinte termo:

  • A. Código
  • B. Mensagem
  • C. Canal
  • D. Informação

Empatia é um conceito chave no desenvolvimento de relacionamentos, sendo assim definimos empatia como:

  • A. A habilidade de ter carisma, ser agradável, sorridente e admirável.
  • B. A habilidade de não se emocionar, de não obter sentimentos e emoções.
  • C. A habilidade de identificar e reconhecer a condição de outra pessoa, seus sentimentos e motivos, suas preocupações e interesses.
  • D. A habilidade de se relacionar com outras pessoas ou grupos, onde é preciso conhecer as diferenças.

O organograma é um gráfico que demonstra a estrutura formal da organização num determinado momento. Existe um grande número de representações gráficas, dentre elas a representação resultante da estrutura tradicional mais a formulação estruturar fundamentada no planejamento e execução de projetos que é denominada de:

  • A. Funcional
  • B. Estrutural
  • C. Matricial
  • D. Estrutural-Funcional

São considerados resultados favoráveis decorrentes de um processo de treinamento, EXCETO:

  • A. Tornar a empresa menos competitiva.
  • B. Melhorar a qualidade e a produtividade.
  • C. Melhorar a imagem da organização.
  • D. Melhorar a eficiência dos serviços.

Sobre treinamento e desenvolvimento de pessoas é correto afirmar:

I. Treinamento é o processo de ensinar aos empregados as habilidades básicas que eles necessitam para desempenhar seus cargos.

II. Treinamento é o processo educacional de curto prazo, aplicado de maneira sistemática e organizada, através do qual as pessoas aprendem conhecimentos, habilidades e atitudes em função dos objetivos definidos.

III. Dramatização, uma das técnicas utilizadas em treinamentos, ocorre em módulos nos quais há ênfase na análise comportamental e na reação de terceiros a uma situação. O treinando assume um determinado papel previamente estabelecido pelo instrutor, onde se busca muito mais trabalhar ângulos emocionais do que racionais.

IV. Desenvolvimento focaliza geralmente os cargos a serem ocupados na organização e as novas habilidades e capacidades que serão requeridas.

A sequência correta é:

  • A. As assertivas III e IV estão incorretas.
  • B. Apenas as assertivas I e II estão corretas.
  • C. As assertivas I, II, III e IV estão corretas.
  • D. Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas.

Com relação ao Planejamento de Recursos Humanos é correto afirmar, EXCETO:

  • A. O Planejamento de Recursos Humanos prevê sistematicamente as ofertas e demandas futuras de empregados para uma organização.
  • B. O Planejamento de Recursos Humanos impede a área de Recursos Humanos de agir com pró atividade.
  • C. O Planejamento de Recursos Humanos tem a função de traduzir os objetivos e estratégias organizacionais em objetivos e estratégias de Recursos Humanos.
  • D. Os exemplos de Planejamento de Recursos Humanos são mais comuns de ser encontrados em grandes organizações, tendo em vista sua razoável complexidade e custos envolvidos para elaboração.

No planejamento de recursos humanos, a política salarial é uma importante ferramenta para a captação e retenção dos talentos. Uma política salarial apropriada deve, EXCETO:

  • A. Privilegiar os interesses da organização, independente das necessidades dos colaboradores.
  • B. Trabalhar com salário, benefícios e outros incentivos.
  • C. Proporcionar um pacote total de recompensas dentro razoabilidade.
  • D. Valorizar o esforço de cada colaborador quando da definição da sua remuneração.

Na teoria sobre gestão do conhecimento, aquele conhecimento representado pelas experiências individuais, é chamado de:

  • A. Conhecimento Tático.
  • B. Conhecimento Explícito.
  • C. Conhecimento Tácito.
  • D. Conhecimento Operacional.

A racionalização das etapas para a realização de uma determinada tarefa, determinando os passos a serem seguidos quando da execução de um trabalho, resulta na definição de um(a):

  • A. Processo social.
  • B. Exercício laboral.
  • C. Tarefa sistêmica.
  • D. Rotina de trabalho.

A Teoria Burocrática de Organização tem como princípio fundamental a busca da racionalidade. Suas características são descritas no tipo ideal de burocracia de Max Weber que inclui:

  • A.

    Regras escritas exaustivas, comunicação formal, hierarquização como base do processo decisorial.

  • B.

    Dificuldades no relacionamento com o público, excesso de papel.

  • C.

    Regras escritas exaustivas, comunicação informal, pessoalidade nas relações.

  • D.

    Hierarquização como base do processo decisorial e dificuldades no relacionamento com o público.

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