Questões de Administração da Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES)

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O Balanced Scorecard Organizacional são medidas que permitem a interligação entre os componentes estratégicos da organização, os fatores críticos de sucesso, os componentes setoriais e as iniciativas de melhoria da organização, sob perspectivas distintas. Estas perspectivas são:

  • A. Custo, tempo, qualidade.
  • B. Inovação, operações e pós-venda.
  • C. Financeira, cliente, processos internos e aprendizado e crescimento.
  • D. Capacidade dos funcionários, capacidade dos sistemas e motivação.

É definido como o processo gerencial de desenvolver e manter uma adequação razoável entre os objetivos e recursos da empresa e as mudanças e oportunidades de mercado. Referimo-nos a(o):

  • A. Planejamento Estratégico.
  • B. Diagnóstico Interno.
  • C. Planejamento Interno.
  • D. Pesquisa Aplicada.

Segundo Chiavenato existem seis processos básicos da Gestão de Pessoas, em um destes processos ele apresenta o Processo de Aplicar Pessoas que consiste em:

  • A. Criar condições ambientais e psicológicas satisfatórias para as atividades das pessoas.
  • B. Capacitar e incrementar o desenvolvimento pessoal e profissional.
  • C. Incentivar as pessoas e satisfazer suas necessidade individuais mais elevadas.
  • D. Definir o que as pessoas irão realizar na empresa, orientar e acompanhar seu desempenho.

Em uma empresa podemos identificar tipos característicos de estruturas, referente à Estruturação por Área Geográfica identificamos as seguintes características:

I. Estrutura onde é mantida uma gestão local, a fim de atuar como instrumento filtrante, só encaminhando à administração central o que houver sido exigido dentro do quadro de competências.

II. Este tipo de estruturação é caracterizada pelo funcionamento de unidades que visam a um público determinado.

III. Esta estrutura tem como principal vantagem o fato de a administração local conhecer melhor as peculiaridades da área onde atua, sendo assim possui condições para transmitir determinações coincidentes com a realidade local.

  • A. Somente as alternativas I e II estão corretas.
  • B. Somente as alternativas I e III estão corretas.
  • C. Apenas a alternativa II está correta.
  • D. Todas as alternativas estão corretas.

Podemos dizer que a descentralização é a menor concentração de poder decisório na alta administração, uma das vantagens da descentralização é:

  • A. Identificação dos bons e maus resultados da atuação dos dirigentes periféricos.
  • B. As decisões são mais consistentes com os objetivos organizacionais.
  • C. Possível duplicação onerosa de esforços e de equipamentos.
  • D. As decisões são tomadas por administradores que têm uma visão global da organização.

Segundo Fayol as operações da empresa se dividem em seis funções essenciais, dentre elas está a função administrativa, a qual se subdivide em planejamento, organização, comando, coordenação e controle. Dentro desta classificação definimos coordenação como:

  • A. Examinar o futuro e traçar um plano de ação a médio e longo prazo.
  • B. Fazer funcionar as equipes dentro de cada função.
  • C. Cuidar para que tudo se realize de acordo com os planos e as ordens.
  • D. Reunir, unificar e harmonizar toda atividade da empresa.

O Planejamento é dividido em três níveis distintos, qual o nível de planejamento que envolve uma determinada unidade organizacional e que abrange normalmente o período anual?

  • A. Planejamento Estratégico
  • B. Planejamento Tático
  • C. Planejamento Operacional
  • D. Planejamento Orçamentário

Dentre as teorias motivacionais podemos destacar a Teoria dos Dois Fatores de Herzberg. Os fatores onde o indivíduo não se sente insatisfeito, mas não necessariamente satisfeito são chamados de:

  • A. Fatores Higiênicos
  • B. Fatores Motivacionais
  • C. Fatores Satisfatórios
  • D. Fatores Intrínsecos

Liderança e poder são elementos interligados para influenciar pessoas. O poder é a força no direcionamento dos sistemas e das situações através dos recursos organizacionais. Definimos como poder de especialização:

  • A. É o poder relacionado com a estrutura organizacional, como um cargo ou função predefinidos.
  • B. A força de influenciar derivada de talentos especiais, conhecimento e experiência.
  • C. Está associado ao carisma pessoal, é a liderança decorrente do caráter e da legitimidade de conhecimento de uma pessoa.
  • D. Está ligado a posse de dados estratégicos para uma situação crítica ou de informações que orientem processos decisórios.

O método PDCA também conhecido como ciclo de Deming é um processo dividido em quatro etapas que são respectivamente:

  • A. a) Planejar, Fazer, Verificar e Agir.
  • B. Planejar, Organizar, Fazer e Verificar
  • C. Planejar, Fazer, Agir e Verificar.
  • D. Planejar, Agir, Fazer e Verificar.
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