Questões de Administração da Instituto Municipal de Ensino Superior de São Caetano do Sul (IMES)

Lista completa de Questões de Administração da Instituto Municipal de Ensino Superior de São Caetano do Sul (IMES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Dentro da Análise Macroeconômica, a Moeda e as Finanças Públicas são estudadas através da:

  • A.

    Teoria Geral dos Agregados Financeiros.

  • B.

    Teoria da Distribuição de Renda Nacional.

  • C.

    Teoria Geral do Equilíbrio e do Crescimento.

  • D.

    Teoria Geral do Desenvolvimento.

  • E.

    Teoria do Crescimento Econômico.

Assinale a alternativa que apresenta na ordem correta a hierarquia de Maslow:

  • A.

    necessidades fisiológicas, segurança, social, estima e auto-realização.

  • B.

    segurança, social, estima, necessidades fisiológicas e auto-realização.

  • C.

    social, necessidades fisiológicas, segurança, auto-realização e estima.

  • D.

    estima, auto-realização, segurança, social e necessidades fisiológicas.

  • E.

    segurança, estima, auto-realização, necessidades fisiológicas, social.

Complete com a alternativa correta. Para Edgard Schein, "___________________________ é um conjunto de pressupostos básicos que um grupo inventou, descobriu ou desenvolveu ao aprender como lidar com os problemas de adaptação externa e integração interna e que funcionaram bem o suficiente para serem considerados válidos e ensinados a novos membros como a forma correta de perceber, pensar e sentir, em relação a esses problemas."

  • A. Valor intrínseco.
  • B. Poder.
  • C. Cultura organizacional.
  • D. Filosofia.
  • E. Política.

Rensis Likert, importante expoente da Teoria Comportamental, propôs uma classificação de sistemas de administração, definindo quatro diferentes perfis organizacionais, que são:

  • A.

    autoritário-descentralizado, consultivo, liberal e participativo.

  • B.

    participativo, autoritário-centralizado, autoritário descentralizado e consultivo.

  • C.

    democrático, autocrático-coercitivo, consultivo e participativo.

  • D.

    autoritário-coercitivo, autoritário-benevolente, consultivo e participativo.

  • E.

    autocrático-punitivo, liberal, consultivo e participativo.

A Teoria Comportamental nos apresenta, no contexto do processo decisorial, o conceito do Homem Administrativo. Assinale a alternativa que melhor descreve o conceito de homem administrativo:

  • A.

    busca soluções satisfatórias e não soluções ótimas.

  • B.

    não segue regras padronizadas de decisão.

  • C.

    redefine regras quando toma decisões.

  • D.

    ouve as pessoas e anseios da organização.

  • E.

    está focado na estrutura e eficácia das ações.

Segundo a teoria, o desenvolvimento organizacional consiste em três etapas:

  • A.

    desenvolvimento estrutural, ação de intervenção e mensuração de resultados.

  • B.

    estabelecimento de metas, diagnóstico de problemas organizacionais e avaliação de resultados.

  • C.

    diagnóstico estrutural, intervenção comportamental e controle de resultados.

  • D.

    estabelecimento de metas, coordenação estrutural e intervenção em problemas para correção.

  • E.

    colheita de dados, diagnóstico organizacional e ação de intervenção.

Assinale a alternativa que não é considerada uma das fases da organização, segundo a Teoria do Desenvolvimento Organizacional:

  • A. fase de análise e planejamento.
  • B. fase de regulamentação.
  • C. fase de expansão.
  • D. fase de burocratização.
  • E. fase pioneira

Assinale o principal elemento que caracteriza a obra de Taylor na Administração Científica:

  • A.

    A empresa não pode ser desenvolvida em torno das pessoas, mas sim de sua organização.

  • B.

    A necessidade de o administrador utilizar sua experiência e sua intuição, assim como generalização interdisciplinar, para orientar-se quanto às decisões a tomar.

  • C.

    A constatação de que a organização é um sistema social.

  • D.

    Aplicação de metodologia sistemática na análise e na solução dos problemas de organização, no sentido de baixo para cima.

  • E.

    Conceito de organização como sistema de composto de múltiplos subsistemas, sua interação e reciprocidade.

Os autores da Teoria de Desenvolvimento Organizacional adotam uma posição antagônica ao conceito tradicional de organização, salientando as diferenças fundamentais existentes entre os sistemas mecânicos e os sistemas orgânicos. Assinale a alternativa que não pode ser considerada característica do sistema orgânico.

  • A.

    confiança e crença recíprocas.

  • B.

    participação e responsabilidade multigrupal.

  • C.

    descentralização na tomada de decisões.

  • D.

    rígida adesão à delegação e a responsabilidade dividida.

  • E.

    interdependência e responsabilidade compartilhada.

Estudo da fadiga humana, conceito de homo economicus, supervisão funcional, desenho de cargos e tarefas são características da:

  • A.

    Teoria das Relações Humanas – Administração formal.

  • B.

    Teoria Clássica Informação – Centralizada e Descentralizada.

  • C.

    Administração Neoclássica – Organização Linear.

  • D.

    Teoria Estruturalista – Cadeias e Hierarquias.

  • E.

    Administração científica – Organização Racional do Trabalho.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...