Questões de Administração da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

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As funções do administrador, baseadas nos estudos de Henry Fayol, e aprofundadas por outros autores, podem ser entendidas como:

  • A.

    a capacidade de o administrador desenvolver suas competências para gerenciar os grupos e as equipes;

  • B.

    um método para monitorar as atividades, garantindo a correção dos objetivos e dos desvios;

  • C.

    uma forma de classificar o ato de administrar, envolvendo: previsão ou planejamento; organização; direção, liderança ou comando e controle;

  • D.

    a competência de organizar os recursos materiais da empresa, visando o lucro e a competitividade;

  • E.

    um método de desenvolver as habilidades de planejamento tático e operacional.

O fundador da Administração Científica foi:

  • A. Henry Ford;
  • B. Frederick Winslow Taylor;
  • C. Chester Barnard;
  • D. Peter Drucker;
  • E. Henri Fayol.

Além dos métodos de levantamento de necessidades, existem indicadores que apontam necessidades futuras (a priori) e passadas (a posteriori). Indicadores a priori são eventos que, se acontecerem, provocarão futuras necessidades de treinamento, facilmente previstas, como:

  • A. baixa produtividade;
  • B. comunicações deficientes;
  • C. baixa qualidade de produção;
  • D. redução do número de empregados;
  • E. grande volume de erros e de desperdício.

Uma filosofia da qualidade denominada Kaisen preconiza um sistema contínuo de aprimoramento no serviço público, visando o desenvolvimento e a melhoria dos processos. Para tanto é necessário:

  • A.

    legislação sobre o assunto;

  • B.

    envolvimento de todas as pessoas em todos os níveis hierárquicos;

  • C.

    criação de um grupo de trabalho para planejar o desenvolvimento e executar as melhorias;

  • D.

    que os servidores públicos executem com perfeição suas tarefas;

  • E.

    que se tenha uma estrutura orgânica compatível.

A qualidade no serviço público é alcançada quando se pratica uma gestão direcionada:

  • A. ao servidor público;
  • B. ao aporte de investimentos;
  • C. à melhoria das comunicações;
  • D. ao cidadão;
  • E. à terceirização de serviços.

Uma das idéias mais importantes de Feigenbaum relacionada à qualidade total é o:

  • A. ciclo PDCA;
  • B. ciclo de clientes;
  • C. círculo da qualidade;
  • D. TQC (controle da qualidade total);
  • E. conjunto de 14 princípios da qualidade total.

O instrumento utilizado na etapa de levantamento para elaboração de análise administrativa, que é de grande utilidade especialmente quando as informações desejadas possam ser adequadamente trabalhadas para fins estatísticos, é:

  • A. a entrevista;
  • B. o questionário;
  • C. observação pessoal;
  • D. a revisão de manuais;
  • E. a revisão de legislação.

Atualmente, importantes mudanças e novos paradigmas estão transformando o contexto das organizações. Dessa forma, as atuais organizações estão inseridas em um ambiente:

  • A.

    globalizado, marcado pela importância dos cargos e das funções, e hierarquizado;

  • B.

    globalizado, marcado por mudanças, contudo mantendo uma mesma estrutura organizacional;

  • C.

    informatizado, marcado pela globalização tecnológica e pela consolidação da inserção digital para todos;

  • D.

    globalizado, marcado por mudanças tecnológicas, sociais, pela ênfase no cliente, na qualidade e nas alianças estratégicas;

  • E.

    informatizado, marcado pela ênfase nos serviços e na estrutura da industrialização.

As novas tendências do processo de avaliação de desempenho das pessoas nas organizações são as seguintes:

  • A.

    avaliação considerada como uma oportunidade de desenvolvimento da chefia;

  • B.

    utilização de apenas um modelo eficaz para avaliar o desempenho;

  • C.

    utilização de avaliações múltiplas, com feedback de chefias, pares, subordinados e clientes internos e externos;

  • D.

    fortalecimento do papel dos gestores como avaliadores, com a aplicação de poucas ferramentas de avaliação;

  • E.

    avaliação como um processo de via dupla, em que os gestores se envolvem, sem muita negociação entre as partes.

Uma das vantagens da avaliação do desempenho por escalas gráficas é:

  • A. funcionar como um sistema aberto;
  • B. a participação ativa do funcionário;
  • C. a flexibilidade no processo de avaliação;
  • D.

    a profundidade e a objetividade na avaliação do desempenho;

  • E.

    a facilidade de comparação dos resultados de vários funcionários.

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