Lista completa de Questões de Administração da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração - Abordagens Clássicas da Administração - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
As funções do administrador, baseadas nos estudos de Henry Fayol, e aprofundadas por outros autores, podem ser entendidas como:
a capacidade de o administrador desenvolver suas competências para gerenciar os grupos e as equipes;
um método para monitorar as atividades, garantindo a correção dos objetivos e dos desvios;
uma forma de classificar o ato de administrar, envolvendo: previsão ou planejamento; organização; direção, liderança ou comando e controle;
a competência de organizar os recursos materiais da empresa, visando o lucro e a competitividade;
um método de desenvolver as habilidades de planejamento tático e operacional.
Administração - Abordagens Clássicas da Administração - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
O fundador da Administração Científica foi:
Além dos métodos de levantamento de necessidades, existem indicadores que apontam necessidades futuras (a priori) e passadas (a posteriori). Indicadores a priori são eventos que, se acontecerem, provocarão futuras necessidades de treinamento, facilmente previstas, como:
Uma filosofia da qualidade denominada Kaisen preconiza um sistema contínuo de aprimoramento no serviço público, visando o desenvolvimento e a melhoria dos processos. Para tanto é necessário:
legislação sobre o assunto;
envolvimento de todas as pessoas em todos os níveis hierárquicos;
criação de um grupo de trabalho para planejar o desenvolvimento e executar as melhorias;
que os servidores públicos executem com perfeição suas tarefas;
que se tenha uma estrutura orgânica compatível.
A qualidade no serviço público é alcançada quando se pratica uma gestão direcionada:
Uma das idéias mais importantes de Feigenbaum relacionada à qualidade total é o:
O instrumento utilizado na etapa de levantamento para elaboração de análise administrativa, que é de grande utilidade especialmente quando as informações desejadas possam ser adequadamente trabalhadas para fins estatísticos, é:
Atualmente, importantes mudanças e novos paradigmas estão transformando o contexto das organizações. Dessa forma, as atuais organizações estão inseridas em um ambiente:
globalizado, marcado pela importância dos cargos e das funções, e hierarquizado;
globalizado, marcado por mudanças, contudo mantendo uma mesma estrutura organizacional;
informatizado, marcado pela globalização tecnológica e pela consolidação da inserção digital para todos;
globalizado, marcado por mudanças tecnológicas, sociais, pela ênfase no cliente, na qualidade e nas alianças estratégicas;
informatizado, marcado pela ênfase nos serviços e na estrutura da industrialização.
As novas tendências do processo de avaliação de desempenho das pessoas nas organizações são as seguintes:
avaliação considerada como uma oportunidade de desenvolvimento da chefia;
utilização de apenas um modelo eficaz para avaliar o desempenho;
utilização de avaliações múltiplas, com feedback de chefias, pares, subordinados e clientes internos e externos;
fortalecimento do papel dos gestores como avaliadores, com a aplicação de poucas ferramentas de avaliação;
avaliação como um processo de via dupla, em que os gestores se envolvem, sem muita negociação entre as partes.
Uma das vantagens da avaliação do desempenho por escalas gráficas é:
a profundidade e a objetividade na avaliação do desempenho;
a facilidade de comparação dos resultados de vários funcionários.
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