Questões de Administração da SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável

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Por sua natureza essencialmente transformadora, a função produção é aquela que apresenta maior potencial de geração ou mitigação dos impactos ambientais de uma organização. Os inputs do sistema produtivo estão diretamente relacionados, na maior parte dos casos, a um conjunto de recursos naturais explorados e os outputs relacionados à geração de impactos ambientais, que afetam a capacidade de suporte do planeta. A importância crescente da dimensão ambiental para a empresa apresenta um novo objetivo de desempenho da manufatura e, portanto, da função produção como central para a gestão ambiental empresarial. Por meio dessa perspectiva, a dimensão ambiental na função produção deve atentar quanto às suas prioridades clássicas para:

  • A.

    Custo: O objetivo de desempenho de custo é potencializado pelas ações de gestão ambiental, que tendem a diminuir os desperdícios, estimular a descoberta de novas matérias-primas, induzindo a reutilização e reciclagem de materiais. Essas medidas ambientais tendem a reduzir o custo por unidade produzida em uma dada empresa.

  • B.

    Rapidez: A gestão ambiental pró-ativa possui, como conseqüência, a mitigação dos impactos ambientais e da eclosão de acidentes ambientais, contribuindo para que os prazos agendados para as entregas de produtos aos consumidores sejam cumpridos.

  • C.

    Flexibilidade: A consideração da dimensão ambiental no desenvolvimento de produtos leva a empresa à prospecção de inovações ambientalmente adequadas, o que potencializa a flexibilidade da produção de uma dada empresa.

  • D.

    Qualidade: A gestão ambiental pró-ativa incrementa os objetivos da gestão da qualidade, que deve atender aos almejos dos consumidores ambientalmente responsáveis.

  • E.

    todas as alternativas estão corretas.

Diversas teorias buscaram a explicação de como motivar e melhorar o desempenho dos trabalhadores. E, as organizações procuram estar sempre adaptando seus modelos como forma de se manterem eficientes. Porém, em virtude das inúmeras mudanças que ocorrem no mundo organizacional, é preciso mais do que motivar os empregados, é mister criar um ambiente que provenha motivos para que o trabalhador busque sua satisfação e, principalmente, favoreça o seu aprendizado. Uma vez que a capacidade de pensar dos indivíduos é progressivamente valorizada. As organizações dependem cada vez mais dos seus colaboradores, não só por sua força de trabalho, mas pela sua capacidade de resolução de problemas. Marque a relação CORRETA entre a teoria motivacional e seu conceito.

  • A.

    Vroom e a Teoria da Expectância: afirma que há dois tipos de fatores na motivação humana no trabalho: fatores motivacionais, aqueles que presentes atuam diretamente na melhoria do desempenho e aumento da motivação do indivíduo; e, fatores higiênicos são os que, se estão ausentes, irão causar insatisfação e ter impacto desfavorável no desempenho individual.

  • B.

    McGregor e a Teoria X e Y: conceitua um motivador como a projeção de um estado, um objetivo ou uma condição futura que impulsiona e seleciona o comportamento do indivíduo. Segundo esse modelo, há três necessidades, advindas de desejos inconscientes, que direcionam o comportamento humano no trabalho: necessidade de realização, necessidade de poder e necessidade de afiliação.

  • C.

    Teoria dos Fatores Motivacionais e Higiênicos: afirma que uma das tarefas essenciais dos dirigentes é organizar o esforço humano a serviço dos objetivos organizacionais. Nessa visão, uma gestão eficiente é hábil em prever e orientar o comportamento humano. Com isso, propõe dois pressupostos sobre a natureza humana e afirma que suas motivações correspondem a diferentes estilos de liderança.

  • D.

    McClealland e as Necessidades do Indivíduo: De acordo com este modelo, a ação do indivíduo ocorre após a análise do seguinte ciclo, se o esforço despendido puder gerar um bom desempenho, se este desempenho trouxer recompensas, e se as recompensas estiverem alinhadas com as suas metas pessoais.

  • E.

    O modelo comportamental: o trabalhador que experimentar o sucesso, após assumir uma atitude, tende a repeti-la a espera de um novo sucesso. Esse modelo baseia-se na idéia de que é possível, portanto, controlar ou afetar determinados desempenhos humanos.

Sobre os estudos de Hawthorne, é CORRETO afirmar:

  • A.

    Esses estudos se concentraram na análise das relações da produtividade com a iluminação no local de trabalho. Tal análise baseava-se nas orientações da Escola de Relações Humanas.

  • B.

    Na primeira experiência realizada, foram selecionados dois grupos de operários. Em um grupo, a iluminação permaneceu constante durante toda a experiência; no outro, tendo sua intensidade sempre aumentada. A produção de ambos os grupos foi diminuída.

  • C.

    Na segunda fase, seis mulheres foram escolhidas para o estudo e colocadas para trabalhar na montagem de relês elétricos, em condições especiais. Nesta fase, as mulheres estavam autorizadas a conversar umas com as outras e a interagir durante o trabalho. Porém, a possibilidade de comunicar-se não exerceu forte influência sobre os resultados.

  • D.

    A partir desse estudo, percebe-se que a produtividade dos trabalhadores era determinada por padrões e comportamentos informais estabelecidos pelo grupo de trabalho.

  • E.

    Como resultado desse estudo, pode-se afirmar que, quando existe um conflito entre as regras de trabalho e os padrões informais estabelecidos pelo grupo, a tendência deste era aumentar a produtividade, a fim de evitar punições.

Assinale a alternativa CORRETA quanto aos problemas atuais da administração de cargos e salários nas empresas brasileiras.

  • A.

    Na maioria das empresas, os planos de carreira contemplam apenas os ocupantes de funções gerenciais, deixando sem perspectivas os ocupantes das funções técnicas.

  • B.

    Inflexibilidade do sistema de remuneração, em que este é tratado de forma homogênea.

  • C.

    Há baixa participação das chefias no processo de administração salarial, assim, com freqüência, as atividades referentes à descrição de cargos e salários e avaliação de desempenho são assumidas por outras áreas.

  • D.

    As recompensas são relacionadas, em sua maioria, mais aos resultados do trabalho, em detrimento da posição hierárquica ocupada pelos indivíduos.

  • E.

    As informações salariais costumam ser confidenciais nas organizações. Alega-se que isso é necessário para garantir o sistema de remuneração. Costuma-se argumentar que o poder de decisões das chefias sobre avaliações de desempenho e aumento de mérito será reduzido caso as regras sejam abertas aos subordinados.

Sobre salário e remuneração pode-se afirmar que:

  • A.

    O salário corresponde ao dinheiro básico recebido, bem como aos benefícios e adicionais.

  • B.

    O trabalho nem sempre foi remunerado e era comum ser pago em abrigo, proteção ou mercadorias (como o sal). Isso fica claro quando se observa que a palavra salário vem do latim salarium (pagamento em sal), remuneração muito adequada na antiguidade.

  • C.

    Os conceitos de salário nominal e salário real se equivalem e indica o que o colaborador recebe, ou seja, o quanto a empresa paga aos colaboradores pelos serviços prestados.

  • D.

    Os programas de remuneração por competência não requerem estratégias de gerenciamento e comunicações de desempenho eficazes para apoiá-los.

  • E.

    O método de avaliação por comparação de fatores consiste, basicamente, em comparar as descrições e especificações dos diversos cargos com modelos predeterminados, a fim de atribuir, a cada cargo, certo número de pontos.

Qual a função que se propõe estabelecer a necessária estrutura organizacional para o funcionamento de uma empresa, assim como a determinação dos recursos necessários ao empreendimento, definindo hierarquia e desempenho?

  • A.

    Organização

  • B.

    Direção

  • C.

    Controle

  • D.

    Avaliação

  • E.

    Planejamento

O gráfico que tem por objetivo retratar as atividades e funções de forma estática, representando grande utilidade por ocasião de uma análise funcional do órgão é:

  • A.

    Fluxograma

  • B.

    Metaorganograma

  • C.

    Funcionograma

  • D.

    Graficograma

  • E.

    Fluxonograma

Assinale a alternativa INCORRETA no que se refere à atuação social das empresas:

  • A.

    A responsabilidade social pode ser definida como as obrigações da empresa para com a sociedade. Pagar em dia os valores compactuados com funcionários e fornecedores são exemplos patentes das empresas que seguem o modelo socialmente responsável.

  • B.

    O mundo globalizado dos negócios passou a exercer pressões para que as empresas tivessem comprometimento acrescido com o ambiente em que estão inseridas. As empresas, hoje, podem ser agentes de promoção social que favorecem o estabelecimento de melhores relações com a sociedade.

  • C.

    Muitas empresas têm atribuído uma dimensão estratégica para o compromisso social, mesmo que essa mudança de mentalidade não expresse nada mais do que uma mera visão mercadológica.

  • D.

    Responsabilidade social traduz-se na maneira como uma instituição conduz suas atividades a fim de tornar-se co-responsável pelo desenvolvimento da sociedade. Quando realmente aplicada, permeia a pesquisa científica, a gestão responsável e também a extensão, sendo muito mais que a pura filantropia.

  • E.

    Nos últimos anos, outros conceitos também ganharam força, como o desenvolvimento sustentável, o envolvimento comunitário, a empresa-cidadã e o marketing social.

É considerada uma idéia básica da Escola Clássica de Administração:

  • A.

    Existir um grande número de subordinados para cada chefe, pois a grande amplitude de controle, além de reduzir os custos, possibilita um comando mais cerrado e completo, o que tende a tornar as organizações mais eficientes.

  • B.

    Quanto mais o agrupamento de tarefas em departamentos obedecer ao critério da semelhança de objetivos, mais eficiente será a empresa.

  • C.

    Para uma maior eficácia organizacional, o administrador deverá levar em consideração os problemas de ordem pessoal daqueles que vão ocupar a função, já que o aspecto pessoal interfere no desenvolvimento das atividades profissionais.

  • D.

    Quanto mais o trabalho for concentrado em uma organização, ou seja, quando os trabalhadores são responsáveis por várias tarefas, mais eficiente será esta, já que estes terão mais conhecimento de todo o processo.

  • E.

    Para um maior alcance dos resultados organizacionais, o supervisor deverá exercer o controle por resultado, já que este possibilita gerir o quanto está sendo feito.

Por características de empresa "ética" e "antiética", entende-se respectivamente:

  • A.

    O núcleo da cultura corporativa é seu sistema de valores; Baixo nível de autoritarismo organizacional.

  • B.

    Cumpre um dever ético somente se isso for economicamente vantajoso; Contém valores morais claros que recebem máxima prioridade dentro das organizações de modo constante e uniforme.

  • C.

    Aquela que possui uma cultura ética e a conduta da organização é fortemente influenciada por sua cultura; Não se preocupa com questões morais.

  • D.

    Clientes, fornecedores, funcionários, acionistas e o público geral não são respeitados, mas usados, ao máximo, para gerar lucros.

  • E.

    Cumpre um dever ético somente se isso for economicamente vantajoso; O núcleo da cultura corporativa é seu sistema de valores.

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