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Administração - Administração da Produção - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Por sua natureza essencialmente transformadora, a função produção é aquela que apresenta maior potencial de geração ou mitigação dos impactos ambientais de uma organização. Os inputs do sistema produtivo estão diretamente relacionados, na maior parte dos casos, a um conjunto de recursos naturais explorados e os outputs relacionados à geração de impactos ambientais, que afetam a capacidade de suporte do planeta. A importância crescente da dimensão ambiental para a empresa apresenta um novo objetivo de desempenho da manufatura e, portanto, da função produção como central para a gestão ambiental empresarial. Por meio dessa perspectiva, a dimensão ambiental na função produção deve atentar quanto às suas prioridades clássicas para:
Custo: O objetivo de desempenho de custo é potencializado pelas ações de gestão ambiental, que tendem a diminuir os desperdícios, estimular a descoberta de novas matérias-primas, induzindo a reutilização e reciclagem de materiais. Essas medidas ambientais tendem a reduzir o custo por unidade produzida em uma dada empresa.
Rapidez: A gestão ambiental pró-ativa possui, como conseqüência, a mitigação dos impactos ambientais e da eclosão de acidentes ambientais, contribuindo para que os prazos agendados para as entregas de produtos aos consumidores sejam cumpridos.
Flexibilidade: A consideração da dimensão ambiental no desenvolvimento de produtos leva a empresa à prospecção de inovações ambientalmente adequadas, o que potencializa a flexibilidade da produção de uma dada empresa.
Qualidade: A gestão ambiental pró-ativa incrementa os objetivos da gestão da qualidade, que deve atender aos almejos dos consumidores ambientalmente responsáveis.
todas as alternativas estão corretas.
Administração - Abordagens da Administração - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Diversas teorias buscaram a explicação de como motivar e melhorar o desempenho dos trabalhadores. E, as organizações procuram estar sempre adaptando seus modelos como forma de se manterem eficientes. Porém, em virtude das inúmeras mudanças que ocorrem no mundo organizacional, é preciso mais do que motivar os empregados, é mister criar um ambiente que provenha motivos para que o trabalhador busque sua satisfação e, principalmente, favoreça o seu aprendizado. Uma vez que a capacidade de pensar dos indivíduos é progressivamente valorizada. As organizações dependem cada vez mais dos seus colaboradores, não só por sua força de trabalho, mas pela sua capacidade de resolução de problemas. Marque a relação CORRETA entre a teoria motivacional e seu conceito.
Vroom e a Teoria da Expectância: afirma que há dois tipos de fatores na motivação humana no trabalho: fatores motivacionais, aqueles que presentes atuam diretamente na melhoria do desempenho e aumento da motivação do indivíduo; e, fatores higiênicos são os que, se estão ausentes, irão causar insatisfação e ter impacto desfavorável no desempenho individual.
McGregor e a Teoria X e Y: conceitua um motivador como a projeção de um estado, um objetivo ou uma condição futura que impulsiona e seleciona o comportamento do indivíduo. Segundo esse modelo, há três necessidades, advindas de desejos inconscientes, que direcionam o comportamento humano no trabalho: necessidade de realização, necessidade de poder e necessidade de afiliação.
Teoria dos Fatores Motivacionais e Higiênicos: afirma que uma das tarefas essenciais dos dirigentes é organizar o esforço humano a serviço dos objetivos organizacionais. Nessa visão, uma gestão eficiente é hábil em prever e orientar o comportamento humano. Com isso, propõe dois pressupostos sobre a natureza humana e afirma que suas motivações correspondem a diferentes estilos de liderança.
McClealland e as Necessidades do Indivíduo: De acordo com este modelo, a ação do indivíduo ocorre após a análise do seguinte ciclo, se o esforço despendido puder gerar um bom desempenho, se este desempenho trouxer recompensas, e se as recompensas estiverem alinhadas com as suas metas pessoais.
O modelo comportamental: o trabalhador que experimentar o sucesso, após assumir uma atitude, tende a repeti-la a espera de um novo sucesso. Esse modelo baseia-se na idéia de que é possível, portanto, controlar ou afetar determinados desempenhos humanos.
Administração - Abordagens da Administração - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Sobre os estudos de Hawthorne, é CORRETO afirmar:
Esses estudos se concentraram na análise das relações da produtividade com a iluminação no local de trabalho. Tal análise baseava-se nas orientações da Escola de Relações Humanas.
Na primeira experiência realizada, foram selecionados dois grupos de operários. Em um grupo, a iluminação permaneceu constante durante toda a experiência; no outro, tendo sua intensidade sempre aumentada. A produção de ambos os grupos foi diminuída.
Na segunda fase, seis mulheres foram escolhidas para o estudo e colocadas para trabalhar na montagem de relês elétricos, em condições especiais. Nesta fase, as mulheres estavam autorizadas a conversar umas com as outras e a interagir durante o trabalho. Porém, a possibilidade de comunicar-se não exerceu forte influência sobre os resultados.
A partir desse estudo, percebe-se que a produtividade dos trabalhadores era determinada por padrões e comportamentos informais estabelecidos pelo grupo de trabalho.
Como resultado desse estudo, pode-se afirmar que, quando existe um conflito entre as regras de trabalho e os padrões informais estabelecidos pelo grupo, a tendência deste era aumentar a produtividade, a fim de evitar punições.
Administração - Recompensas e Punições - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Assinale a alternativa CORRETA quanto aos problemas atuais da administração de cargos e salários nas empresas brasileiras.
Na maioria das empresas, os planos de carreira contemplam apenas os ocupantes de funções gerenciais, deixando sem perspectivas os ocupantes das funções técnicas.
Inflexibilidade do sistema de remuneração, em que este é tratado de forma homogênea.
Há baixa participação das chefias no processo de administração salarial, assim, com freqüência, as atividades referentes à descrição de cargos e salários e avaliação de desempenho são assumidas por outras áreas.
As recompensas são relacionadas, em sua maioria, mais aos resultados do trabalho, em detrimento da posição hierárquica ocupada pelos indivíduos.
As informações salariais costumam ser confidenciais nas organizações. Alega-se que isso é necessário para garantir o sistema de remuneração. Costuma-se argumentar que o poder de decisões das chefias sobre avaliações de desempenho e aumento de mérito será reduzido caso as regras sejam abertas aos subordinados.
Administração - Recompensas e Punições - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Sobre salário e remuneração pode-se afirmar que:
O salário corresponde ao dinheiro básico recebido, bem como aos benefícios e adicionais.
O trabalho nem sempre foi remunerado e era comum ser pago em abrigo, proteção ou mercadorias (como o sal). Isso fica claro quando se observa que a palavra salário vem do latim salarium (pagamento em sal), remuneração muito adequada na antiguidade.
Os conceitos de salário nominal e salário real se equivalem e indica o que o colaborador recebe, ou seja, o quanto a empresa paga aos colaboradores pelos serviços prestados.
Os programas de remuneração por competência não requerem estratégias de gerenciamento e comunicações de desempenho eficazes para apoiá-los.
O método de avaliação por comparação de fatores consiste, basicamente, em comparar as descrições e especificações dos diversos cargos com modelos predeterminados, a fim de atribuir, a cada cargo, certo número de pontos.
Qual a função que se propõe estabelecer a necessária estrutura organizacional para o funcionamento de uma empresa, assim como a determinação dos recursos necessários ao empreendimento, definindo hierarquia e desempenho?
Organização
Direção
Controle
Avaliação
Planejamento
O gráfico que tem por objetivo retratar as atividades e funções de forma estática, representando grande utilidade por ocasião de uma análise funcional do órgão é:
Fluxograma
Metaorganograma
Funcionograma
Graficograma
Fluxonograma
Administração - Ética e responsabilidade Social - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Assinale a alternativa INCORRETA no que se refere à atuação social das empresas:
A responsabilidade social pode ser definida como as obrigações da empresa para com a sociedade. Pagar em dia os valores compactuados com funcionários e fornecedores são exemplos patentes das empresas que seguem o modelo socialmente responsável.
O mundo globalizado dos negócios passou a exercer pressões para que as empresas tivessem comprometimento acrescido com o ambiente em que estão inseridas. As empresas, hoje, podem ser agentes de promoção social que favorecem o estabelecimento de melhores relações com a sociedade.
Muitas empresas têm atribuído uma dimensão estratégica para o compromisso social, mesmo que essa mudança de mentalidade não expresse nada mais do que uma mera visão mercadológica.
Responsabilidade social traduz-se na maneira como uma instituição conduz suas atividades a fim de tornar-se co-responsável pelo desenvolvimento da sociedade. Quando realmente aplicada, permeia a pesquisa científica, a gestão responsável e também a extensão, sendo muito mais que a pura filantropia.
Nos últimos anos, outros conceitos também ganharam força, como o desenvolvimento sustentável, o envolvimento comunitário, a empresa-cidadã e o marketing social.
Administração - Abordagens Clássicas da Administração - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
É considerada uma idéia básica da Escola Clássica de Administração:
Existir um grande número de subordinados para cada chefe, pois a grande amplitude de controle, além de reduzir os custos, possibilita um comando mais cerrado e completo, o que tende a tornar as organizações mais eficientes.
Quanto mais o agrupamento de tarefas em departamentos obedecer ao critério da semelhança de objetivos, mais eficiente será a empresa.
Para uma maior eficácia organizacional, o administrador deverá levar em consideração os problemas de ordem pessoal daqueles que vão ocupar a função, já que o aspecto pessoal interfere no desenvolvimento das atividades profissionais.
Quanto mais o trabalho for concentrado em uma organização, ou seja, quando os trabalhadores são responsáveis por várias tarefas, mais eficiente será esta, já que estes terão mais conhecimento de todo o processo.
Para um maior alcance dos resultados organizacionais, o supervisor deverá exercer o controle por resultado, já que este possibilita gerir o quanto está sendo feito.
Administração - Ética e responsabilidade Social - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Por características de empresa "ética" e "antiética", entende-se respectivamente:
O núcleo da cultura corporativa é seu sistema de valores; Baixo nível de autoritarismo organizacional.
Cumpre um dever ético somente se isso for economicamente vantajoso; Contém valores morais claros que recebem máxima prioridade dentro das organizações de modo constante e uniforme.
Aquela que possui uma cultura ética e a conduta da organização é fortemente influenciada por sua cultura; Não se preocupa com questões morais.
Clientes, fornecedores, funcionários, acionistas e o público geral não são respeitados, mas usados, ao máximo, para gerar lucros.
Cumpre um dever ético somente se isso for economicamente vantajoso; O núcleo da cultura corporativa é seu sistema de valores.
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