Questões de Administração da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Lista completa de Questões de Administração da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A formulação de estratégias organizacionais envolve a tomada de decisões em nível micro e macro do negócio. Essas estratégicas devem ser consistentes com a estratégia global da organização. Sobre esse tema, numere a coluna da direita com base na informação da coluna da esquerda.

Assinale a seqüência correta da coluna da direita, de cima para baixo.

  • A.

    2 - 3 - 1 - 5 - 4.

  • B.

    4 - 2 - 3 - 5 - 1.

  • C.

    4 - 3 - 5 - 2 - 1.

  • D.

    3 - 5 - 1 - 4 - 2.

  • E.

    1 - 3 - 2 - 4 - 5.

O ambiente externo condiciona de forma decisiva os processos de gerenciamento organizacional. Nesse sentido, é correto afirmar:

1. Quando o ambiente externo é estável, a organização interna caracteriza-se por normas, procedimentos e clara hierarquia de autoridade.

2. Quanto ao ambiente externo torna-se mais incerto, as organizações necessitam de uma estrutura de sistema mecanístico de organização.

3. A estrutura de sistema orgânico de organização caracteriza-se pela capacidade de tomada de decisão de forma centralizada, de forma a manter a coesão organizacional.

4. A organização que é capaz de tornar-se mais fluida é definida como uma organização orgânica.

 Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

  • B.

    Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

  • C.

    Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras

  • D.

    Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras

  • E.

    Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.

As mudanças no ambiente organizacional requerem das organizações novas formas de análise referentes ao relacionamento interorganizacional. Os modelos e perspectivas para conhecer os relacionamentos interorganizacionais ajudam os administradores a mudar suas funções de gerenciamento de cima para baixo para um gerenciamento horizontal através da organização. Richard Daft identifica quatro abordagens ou perspectivas para o estudo dos relacionamentos interorganizacionais. Em relação a tais abordagens, considere as seguintes afirmativas:

1. Abordagem da dependência de recursos argumenta que as organizações tentam minimizar sua dependência em relação a outras organizações quanto ao suprimento de recursos importantes e tentam influenciar o ambiente para tornar os recursos disponíveis.

2. A perspectiva da ecologia populacional difere das outras perspectivas porque focaliza como as organizações sobrevivem e são bem-sucedidas por meio da congruência entre a organização e as expectativas do ambiente.

3. A perspectiva da rede cooperativa é uma alternativa que surgiu para a teoria da dependência de recursos. O interesse em cooperação interorganizacional surgiu para o compartilhamento de riscos de novos mercado, pois a cooperação é um pré-requisito para maior inovação, solução de problemas e desempenho.

4. A perspectiva institucional focaliza a diversidade e a adaptação organizacional dentro de uma população de organizações.

A inovação e a mudança numa população de organizações acontecem com o surgimento de novos modelos e tipos de organizações, mais do que pela reforma e mudança das organizações existentes.

Assinale a alternativa correta

  • A.

    Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

  • B.

    Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

  • C.

    Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.

  • D.

    Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.

  • E.

    Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras

O desempenho de qualquer papel gerencial, na alta administração, na gerência intermediária ou em grupo autogerido de trabalho depende de habilidades gerenciais que podem ser conceituadas como:

  • A.

    habilidades mentais necessárias para se obter, analisar e interpretar informações de várias fontes

  • B.

    aptidões ou comportamentos que são fundamentais ao sucesso em um cargo

  • C.

    competências que determinam o grau de sucesso ou eficácia do gerente no cargo e na organização.

  • D.

    capacidade de entender, liderar e trabalhar com as pessoas, avaliando suas competências.

  • E.

    habilidades técnicas necessárias a realizações inerentes ao cargo.

Robert L. Katz retomando e aprofundando idéias adiantadas por Henri Fayol, estudou as habilidades gerenciais e as dividiu três categorias:

  • A.

    Habilidade de liderança, habilidade de resolução de conflitos e habilidades de empreendedores.

  • B.

    Habilidades de Processamento de Informação, habilidades de relacionamento com colegas e habilidades de introspecção

  • C.

    Habilidades de alocação de recursos, habilidade de tomada de decisão e habilidade de liderança

  • D.

    Habilidade de introspecção, habilidade humana e habilidade de liderança.

  • E.

    Habilidade técnica, habilidade humana e habilidade conceitual.

Um dos temas centrais no estudo da administração é o trabalho dos gerentes, que são funcionários responsáveis pelo trabalho de outros funcionários. Na coluna da esquerda estão os autores que estudaram a figura dos gerentes e na coluna direita os seus estudos. Relacione-as.

1. Andrew Grove            ( ) Princípio de Administração de alta performance.

 2. Chester Barnard         ( ) Desempenho dos gerentes

3. Hebert Simon              ( ) Papéis de gerentes

 4. Henry Mintzberg        ( ) Processo decisório

5. Fred Luthans              ( ) Funções do executivo Assinale a alternativa que apresenta a

 

seqüência correta da coluna da direita, de cima para baixo.

  • A.

    2 - 5 - 4 - 3 - 1.

  • B.

    1 - 5 - 4 - 3 - 2.

  • C.

    1 - 4 - 5 - 2 - 3.

  • D.

    3 - 4 -–1 - 2 - 5.

  • E.

    5 - 4 - 3 - 1 - 2.

Trinta anos atrás, a decisão de empresas como Volvo, Toyota e General Foods de introduzir equipes nos seus processos de produção viraram notícia porque era uma prática que ninguém adotava. Atualmente, as organizações que não usam essa abordagem é que chamam a atenção. Nesse contexto, considere as seguintes afirmativas:

 1. As equipes podem ser classificadas de acordo com o objetivo pelo qual foram constituídas.

2. Um grupo de trabalho interage basicamente para compartilhar informações e tomar decisões para ajudar cada membro com seu desempenho em sua área de responsabilidade.

3. Coesão grupal é o sentimento de empatia mútua entre os membros de um grupo e sua motivação para continuarem no grupo.

 4. Vadiagem social é a tendência dos indivíduos de dedicarem menos esforço quando trabalham individualmente do que quando trabalham coletivamente.

 Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras

  • B.

    Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

  • C.

    Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.

  • D.

    Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

  • E.

    Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.

A estratégia administrativa de motivação sofre modificações segundo a visão do ser humano e sua relação com a organização. A Escola de Relações Humanas tem como instrumento central de estímulo de comportamento:

  • A.

    o controle de produtividade individual, utilizando-se de recompensas e punições.

  • B.

    recompensas coletivas que valorizam a aceitação e a utilidade pessoal na equipe.

  • C.

    a adequação ao cargo e o significado do trabalho para a pessoa.

  • D.

    a seleção de funcionários portadores da motivação como qualidade pessoal permanente.

  • E.

    o uso de procedimentos estimuladores de acordo com a personalidade, a liberdade criativa e os conflitos do indivíduo

Um dos pressupostos da Administração Científica está assentado no planejamento da execução da tarefa, visando padrões de produtividade. Em relação a esse tema, considere as seguintes afirmativas:

1. A fadiga, um dos fatores considerados no estudo da produtividade, foi estudado por Taylor nos aspectos fisiológicos, psicológicos e sociais do trabalhador.

 

2. Uma importante contribuição da Administração Científica nos estudos da produtividade foram os apontamentos de Taylor quanto aos incentivos não-monetários.

3. A função do administrador centra-se no planejamento preciso da execução de cada operação e de cada movimento, cabendo aos operários executar as operações planejadas.

4. A produção-padrão era obtida a partir do desempenho de trabalhadores considerados por Taylor como "homens de primeira classe", que serviam de base para o estudo de tempos e movimentos.

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

  • B.

    Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras

  • C.

    Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.

  • D.

    Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras

  • E.

    Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras

Quanto às críticas aos fundamentos da Administração Científica, considere as seguintes afirmativas:

1. Uma das críticas se refere ao fato de haver excesso de confiança nos programas de incentivo monetários, dispensando a supervisão e controle do trabalho realizado.

2. A visão do "homo economicus" recebe críticas por ser uma visão reducionista da natureza humana na medida que considera apenas a variável econômica como determinante do comportamento.

3. Alvo de críticas foi a idéia de "uma maneira certa de realizar um trabalho", um conceito que levaria à desumanização do homem, além de não aumentar a longo prazo a produtividade do trabalho.

4. Os incentivos não monetários foram criticados pela ênfase excessiva nos aspectos psicológicos e na necessidade de auto-realização do trabalhador.

 Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

  • B.

    Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras

  • C.

    Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.

  • D.

    Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

  • E.

    Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...