Questões de Administração da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Lista completa de Questões de Administração da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Numere a coluna da direita com base na informação da coluna da esquerda.

1. Homem econômico           ( ) Abordagem comportamentalista

2. Homem social                   ( ) Escola Clássica

3. Homem administrativo        ( ) Escola das Relações Humanas

 4. Homem organizacional       ( ) Abordagem Sistêmica

5. Homem funcional                ( ) Abordagem estruturalista

 

Assinale a seqüência correta da coluna da direita, de cima para baixo.

  • A.

    3 – 4 – 2 – 1 – 5.

  • B.

    1 – 3 – 2 – 5 – 4.

  • C.

    1 – 5 – 4 – 3 – 2.

  • D.

    3 – 1 – 4 – 2 – 5.

  • E.

    3 – 1 – 2 – 5 – 4.

O ambiente turbulento que envolve a administração e a necessidade de adaptações constantes, decorrentes das variações tecnológicas e econômicas, carecem de novas teorias, modelos e propostas. Entre esses surgem os chamados "modismos administrativos", entendidos como:

  • A.

    modelos em geral carregados de expressões novas e soluções fáceis e imediatas, com pressupostos insustentáveis, desconsiderando o conhecimento acumulado ou simplesmente não propondo nada de novo

  • B.

    soluções práticas adotadas rapidamente por organizações concorrentes e estudiosos, em decorrência dos resultados alcançados.

  • C.

    teorias predominantes nas organizações em dado período de tempo que são aceitas e recomendadas por estudiosos contemporâneos

  • D.

    modelos de fácil aplicação avaliados pejorativamente entre acadêmicos, mas de visível retorno de longo prazo para as organizações

  • E.

    modelos que apresentam relevância teórica, entretanto encontram grande resistência de aplicação nas organizações.

Uma contribuição contemporânea à teoria da administração consiste no conceito de organização de aprendizagem de Peter Senge, explicitado em seu livro A quinta disciplina. A respeito dessa teoria, considere as seguintes afirmativas:

1. São identificadas cinco variáveis que, quando articuladas, proporcionam a organização de aprendizagem. São elas: domínio pessoal, visão compartilhada, aprendizado grupal, modelos mentais e visão sistêmica.

 2. O domínio na gestão de pessoal nas organizações de aprendizagem se refere ao controle sobre as informações e conhecimento gerados que deve ser exercido entre os indivíduos da organização.

3. As organizações de aprendizagem surgem quando a estratégia de negócio passa a exigir que você estimule a inteligência coletiva e o engajamento da força de trabalho, e a alta gerência não mais supre, com idéias seus funcionários.

 4. O processo de aprendizagem é uma atividade individual, embora os grupos tendam a ter uma velocidade de aprendizagem mais rápida do que os indivíduos.

 Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras

  • B.

    Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.

  • C.

    Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.

  • D.

    Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

  • E.

    Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.

Uma das principais contribuições da Escola das Relações Humanas ao estudo da administração foi considerar o impacto do grupo informal na produtividade. Em relação à questão do grupo informal, assinale a alternativa correta

  • A.

    Por grupo informal entende-se a articulação dos indivíduos lotados em um mesmo espaço sem o conhecimento do supervisor direto.

  • B.

    Os grupos informais emergem nas organizações na mesma proporção em que emergem os conflitos entre os indivíduos e organização, ou mesmo entre indivíduos.

  • C.

    Um grupo informal emerge dentro de uma organização quando as interações informais entre um determinado número de indivíduos começam a intensificar em sentido e freqüência.

  • D.

    A formação do grupo informal é prejudicial à organização na medida que elabora instrumentos de diminuição da produtividade.

  • E.

    O grupo informal é tanto mais coeso quanto menor a freqüência de interações, na medida em que são amenizados os conflitos individuais

Os estruturalistas trouxeram inúmeras contribuições ao estudo da Teoria das Organizações. Sobre a abordagem estruturalista, é correto afirmar:

  • A.

    Apresenta uma visão da natureza humana como individualista e movida principalmente por recompensas materiais.

  • B.

    O estudo da administração recebe inúmeras críticas pela excessiva ênfase nos grupos informais e por desconsiderar a existência de conflitos nas organizações

  • C.

    Sustenta que a harmonia na organização deve ser preservada pela administração através de uma atitude compreensiva e terapêutica, que elimina as condutas individuais indesejáveis

  • D.

    Levanta críticas aos pressupostos da abordagem das relações humanas, entre elas, a participação nas decisões como um processo ilusório, geralmente criada pela delegação de autoridade para decidir assuntos indiferentes para a cúpula administrativa

  • E.

    Recebe críticas pela ênfase na interação social do indivíduo e pela condenação dos incentivos monetários

Considere as seguintes afirmativas, relacionadas à abordagem da contingência no estudo das organizações:

1. Entre os estudos que fundamentam a teoria da contingência, incluem-se os estudos de Woodward, apontando que mudanças na tecnologia tendem a forçar mudanças organizacionais.

 2. A teoria da contingência surge como uma contraproposta à visão dos sistemas abertos, enfatizando a estrutura organizacional e impacto no bem estar dos indivíduos no interior das organizações.

3. Pesquisadores de Tavistock K. Institute de Londres contribuíram para evolução da teoria da contingência propondo que a administração deve interpretar a situação externa e apresentar os problemas internos como produto de pressões e mudanças na situação de mercado, nos requisitos técnicos e na estrutura da sociedade.

4. A teoria da contingência é considerada pelos teóricos um retrocesso em relação a abordagem dos sistemas abertos, pela excessiva ênfase nas variáveis internas da organização.

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

  • B.

    Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.

  • C.

    Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.

  • D.

    Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras

  • E.

    Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.

No contexto socioeconômico atual, um planejamento organizacional eficiente requer uma metodologia de análise organizacional adequada. A partir da década de 80, surgiram muitas metodologias ou modelos de análise estratégica. Entre eles destaca-se o modelo de análise da indústria e da concorrência de Michael Porter, também conhecido como o modelo das Cinco Forças. Assinale abaixo a alternativa correta em relação as cinco forças que influenciam a taxa de retorno sobre o investimento destacadas pelo modelo de Porter.

  • A.

    Potenciais entrantes; rivalidade entre os concorrentes existentes; produtos substitutos; poder de barganha dos fornecedores; poder de barganha dos compradores.

  • B.

    Novos entrantes; concorrentes potenciais; novos produtos; poder de barganha dos fornecedores; poder de barganha dos clientes

  • C.

    Concorrentes potenciais; novas tecnologias; novos fornecedores; novos clientes; produtos substitutos.

  • D.

    Potenciais entrantes; rivalidade entre os concorrentes existentes; poder de barganha dos fornecedores; poder de barganha dos clientes; poder de barganha dos intermediários

  • E.

    Novos participantes da indústria; intensidade da rivalidade entre os concorrentes; produtos substitutos; novas tecnologias; poder de barganha do comprador

Inúmeras forças alimentam a resistência às mudanças, mas existem ações das quais os agentes de mudança podem se valer para minimizar os efeitos gerados por tal resistência. Entre essas ações estão:

  • A.

    construção de equipes, participação e confrontação.

  • B.

    criação de uma organização que aprende, confrontação e renegociação

  • C.

    tecnologia, foco na especialização e equalização do poder.

  • D.

    equalização do poder, confrontação e renegociação

  • E.

    comunicação, participação, facilitação e apoio.

A respeito das disfunções na cultura organizacional, que são desvios no comportamento coletivo, considere as características abaixo:

1. Tendência a utilizar mais recursos para cuidar da própria organização do que no desempenho da missão ou no atendimento dos clientes.

2. Assistência generalizada à necessidade de processos e mudanças ambientais.

 3. Uso excessivo de jargão ou vocabulário ocupacional, como disfarce para a falta de solidez intelectual, prejudicando a comunicação com os outros grupos.

4. Aceitação irrestrita das necessidades de mudanças internas comprometendo a convivência dos grupos.

São exemplos de disfunções na cultura organizacional os comportamentos descritos em:

  • A.

    1 e 3 apenas.

  • B.

    3 e 4 apenas.

  • C.

    1 e 2 apenas.

  • D.

    1 e 4 apenas.

  • E.

    2 e 3 apenas.

Cultura organizacional refere-se a um sistema de valores e crenças compartilhados pelos membros de uma organização. As características básicas que, em conjunto captam a essência da cultura de uma empresa são:

  • A.

    orientação para resultados, estabilidade e crenças.

  • B.

    resultados, assunção de riscos e valores compartilhados

  • C.

    inovação e assunção de riscos, estabilidade e orientação para pessoas

  • D.

    agressividade, acomodação e estabilidade

  • E.

    atenção aos detalhes, valores compartilhados e orientação organizacional.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...