Questões de Administração da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Lista completa de Questões de Administração da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Uma secretaria recebeu a incumbência de divulgar uma reunião para um grupo de diretores em dois dias. A comunicação foi feita via email. 25% dos convocados não estiveram presentes e alegaram não terem sido notificados. Sobre essa situação, é corretor afirmar:

  • A.

    O processo de comunicação foi eficiente, entretanto ocorreu falha na busca individual dos diretores sobre a mensagem transmitida.

  • B.

    Houve falhas no processo de comunicação, o que poderia ser atribuído à escolha e/ou utilização do veículo de transmissão

  • C.

    O processo de comunicação foi eficiente, entretanto ocorreu falha na tecnologia utilizada.

  • D.

    Houve ruído na mensagem devido à complexidade da informação, passível de diferentes percepções.

  • E.

    Houve falha no processo comunicativo pela ausência de definição de papéis organizacionais.

A história da administração remonta à necessidade de gestão de instituições imperiais, religiosas e militares nos primórdios da civilização. No entanto, o estudo dos processos administrativos nas organizações teve o principal marco:

  • A.

    na Revolução Industrial, com a necessidade de racionalização do trabalho visto a concentração dos meios de produção nas fábricas.

  • B.

    na Idade Média, com a necessidade de divisão do trabalho nos feudos.

  • C.

    no Império Romano, com a necessidade de motivação dos exércitos

  • D.

    no crescimento da indústria automobilística no pós-guerra, com o acirramento da concorrência.

  • E.

    no acordo firmado em Bretton Wood, em agosto de 1941, a partir da necessidade de melhor coordenação das negociações internacionais.

Independentemente da qualidade do processo de recrutamento e seleção, novos funcionários podem não estar ambientados à cultura organizacional. O processo de adaptação de novos funcionários é chamado de socialização, e pode ser dividido em três estágios:

  • A.

    entrevista, ambientação e metamorfose.

  • B.

    pré-chegada, ambientação e status quo.

  • C.

    seleção, recrutamento e entrevista.

  • D.

    pré-chegada, encontro e metamorfose.

  • E.

    chegada, entrevista e ambientação.

Para Henry Fayol, um dos fundadores da chamada Administração Científica, as funções do administrador, se dividem em:

  • A.

    organizar, coordenar, comandar, motivar e avaliar.

  • B.

    organizar, coordenar, executar, controlar e avaliar.

  • C.

    planejar, organizar, coordenar, comandar e controlar.

  • D.

    planejar, coordenar, motivar, executar e controlar.

  • E.

    planejar, organizar, coordenar, executar e controlar

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...