Lista completa de Questões de Administração da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma secretaria recebeu a incumbência de divulgar uma reunião para um grupo de diretores em dois dias. A comunicação foi feita via email. 25% dos convocados não estiveram presentes e alegaram não terem sido notificados. Sobre essa situação, é corretor afirmar:
O processo de comunicação foi eficiente, entretanto ocorreu falha na busca individual dos diretores sobre a mensagem transmitida.
Houve falhas no processo de comunicação, o que poderia ser atribuído à escolha e/ou utilização do veículo de transmissão
O processo de comunicação foi eficiente, entretanto ocorreu falha na tecnologia utilizada.
Houve ruído na mensagem devido à complexidade da informação, passível de diferentes percepções.
Houve falha no processo comunicativo pela ausência de definição de papéis organizacionais.
Administração - Processo Administrativo / Funções Administrativas - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2006
A história da administração remonta à necessidade de gestão de instituições imperiais, religiosas e militares nos primórdios da civilização. No entanto, o estudo dos processos administrativos nas organizações teve o principal marco:
na Revolução Industrial, com a necessidade de racionalização do trabalho visto a concentração dos meios de produção nas fábricas.
na Idade Média, com a necessidade de divisão do trabalho nos feudos.
no Império Romano, com a necessidade de motivação dos exércitos
no crescimento da indústria automobilística no pós-guerra, com o acirramento da concorrência.
no acordo firmado em Bretton Wood, em agosto de 1941, a partir da necessidade de melhor coordenação das negociações internacionais.
Independentemente da qualidade do processo de recrutamento e seleção, novos funcionários podem não estar ambientados à cultura organizacional. O processo de adaptação de novos funcionários é chamado de socialização, e pode ser dividido em três estágios:
entrevista, ambientação e metamorfose.
pré-chegada, ambientação e status quo.
seleção, recrutamento e entrevista.
pré-chegada, encontro e metamorfose.
chegada, entrevista e ambientação.
Para Henry Fayol, um dos fundadores da chamada Administração Científica, as funções do administrador, se dividem em:
organizar, coordenar, comandar, motivar e avaliar.
organizar, coordenar, executar, controlar e avaliar.
planejar, organizar, coordenar, comandar e controlar.
planejar, coordenar, motivar, executar e controlar.
planejar, organizar, coordenar, executar e controlar
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...