Questões de Administração da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

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A globalização e o aumento da competitividade enfatizam a importância de programas de desenvolvimento de pessoas que têm como meta principal melhorar o desempenho futuro da organização. Relacionando os métodos de desenvolvimento utilizados nas empresas com suas definições, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.

  • A.

    2 - 1 - 5 - 4 - 3.

  • B. 4 - 3 - 1 - 2 - 5.
  • C.

    1 - 2 - 5 - 4 - 3.

  • D.

    5 - 3 - 4 - 1 - 2.

  • E.

    3 - 5 - 4 - 1 - 2.

A metáfora "atrair o coelho com a cenoura na ponta do bastão", empregada em relação ao processo motivacional, apresenta uma visão segundo a qual:

  • A.

    as recompensas e incentivos materiais e monetários funcionam como instrumento de controle do comportamento das pessoas estimuladoras de produtividade

  • B.

    o instrumento motivacional está centrado no sentimento de utilidade e importância pessoal nas relações do grupo de trabalho.

  • C.

    os recursos humanos são motivados por um conjunto complexo de fatores correlacionados, ocorrendo diferenças individuais

  • D.

    o ser humano carrega em si próprio os fatores motivacionais que precisam ser potencializados pela organização

  • E.

    a motivação para um trabalho depende do significado que cada qual atribui à atividade

Um diretor solicita, a outro departamento na mesma empresa, um grupo de funcionários cuja qualidade principal seja a motivação para melhorar os índices de produtividade. Para esse diretor, a motivação é:

  • A.

    decorrente de fatores ambientais externos.

  • B.

    estimulada por recompensas materiais individuais ou coletivas.

  • C.

    estimulada por mudança de departamento.

  • D.

    uma correlação de características e significados específicos do indivíduo.

  • E.

    uma qualidade permanente que diferencia os indivíduos.

A afirmação de que "o comportamento motivacional representa a autonomia pessoal, à medida que as pessoas podem, de certa forma, escolher que tipo de ação empreender com base em suas próprias fontes internas de necessidades e não simplesmente responder aos controles impostos pelo meio exterior" (Bergamini, 1997, p33) reflete o conceito de motivação como um processo:

  • A.

    extrínseco.

  • B.

    condicionante.

  • C.

    intrínseco.

  • D.

    autoritário.

  • E.

    patológico.

Inúmeras teorias buscam explicar o comportamento humano em um espaço aberto para diversas interpretações. Sobre a teoria dos psicólogos behavioristas sobre o comportamento humano, considere as seguintes afirmativas:

1. Pressupõe que o comportamento humano possa ser planejado, modelado ou mudado por meio da utilização adequada dos vários tipos de recompensas e punições disponíveis no meio ambiente.

 2. A premiação oferecida após a ocorrência de um comportamento desejável ilustra uma situação de feedback positivo que estimula a adoção desse comportamento de forma mais permanente.

3. O reforço negativo é aplicado nos testes experimentais quando se deseja incentivar atitudes e comportamentos moralmente negativos.

 4. A teoria behaviorista tem como pressuposto principal a liberdade humana para livre iniciativa, valorizando a automotivação

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras

  • B.

    Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.

  • C.

    Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.

  • D.

    Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

  • E.

    Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.

A administração pode transformar os indivíduos em participantes efetivos de uma equipe mediante:

  • A.

    seleção de pessoas com uma orientação coletivista, treinamento em equipe e reformulação do sistema de recompensa para incentivar os esforços.

  • B.

    seleção de pessoas com aptidões técnicas, treinamento em áreas específicas (como negociação) e recompensas por metas.

  • C.

    seleção de pessoas que tenham condições de desempenhar seus papéis no grupo, treinamento por meio de workshops e recompensa através de avaliações individuais.

  • D.

    seleção de pessoas através do modelo réplicas de testes práticos, treinamento para a compreensão da diversidade e recompensa por objetivos.

  • E.

    seleção de pessoas através do recrutamento interno, treinamento prático e recompensas salariais.

São considerados fatores extrínsecos condicionantes do comportamento humano:

  • A.

    talentos, relacionamento interpessoal, preferências

  • B.

    salário, automotivação, condições do ambiente de trabalho.

  • C.

    automotivação, políticas organizacionais, personalidade.

  • D.

    salário, segurança, condições do ambiente de trabalho.

  • E.

    significado construído em relação a atividade, personalidade, premiações

Os teóricos da motivação consciente ou cognitiva procuram explicar a motivação servindo-se de modelos de processos mentais. Um modelo da expectância, afirma que:

  • A.

    a motivação é o produto do quanto uma pessoa almeja alguma coisa e da probabilidade de que o esforço mobilizado por ela leve à realização da tarefa e, por conseguinte, à recompensa

  • B.

    a motivação é produto da confrontação entre a percepção que a pessoa possui sobre as suas contribuições e os resultados que delas foram conseguidos, comparando-os com alguém como referência

  • C.

    o comportamento deve ser analisado a partir da forma pela qual é interpretado e da atribuição das suas causas.

  • D.

    o ser humano é passivo aos estímulos do ambiente organizacional.

  • E.

    os fatores extrínsecos são estimuladores de um comportamento positivo permanente.

Quanto ao processo de comunicação, considere as seguintes afirmativas:

1. O processo de comunicação pode ser dividido em três etapas: codificação da informação, transmissão da mensagem e decodificação da informação recebida.

 2. O avanço tecnológico trouxe grandes mudanças no aprimoramento da etapa de transmissão a partir do desenvolvimento dos veículos de comunicação.

 3. A comunicação falada não consiste propriamente em um processo comunicativo, pela ausência de decodificação da mensagem.

4. A linearidade do processo de comunicação permite eficiência total na assimiliação da mensagem pelo receptor em quaisquer contextos ou situações.

Assinale a alternativa correta

  • A.

    Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras

  • B.

    Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.

  • C.

    Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.

  • D.

    Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

  • E.

    Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.

Assinale a alternativa que descreve o processo de codificação da mensagem

  • A.

    Processo pelo qual a idéia abstrata de um comunicador é traduzida nos símbolos da língua e, conseqüentemente, numa mensagem que pode ser transmitida para outra pessoa.

  • B.

    Processo pelo qual os símbolos são traduzidos em uma linguagem não verbal

  • C.

    Processo pelo qual os sentidos humanos são traduzidos em idéias abstratas.

  • D.

    Processo pelo qual a informação confidencial é traduzida em símbolos e códigos próprios.

  • E.

    Processo pelo qual a língua local é traduzida em códigos numéricos na comunicação organizacional

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