Questões de Administração da Concursos da Universidade de Pernambuco (UPENET/ UPE / IAUPE)

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A cultura de uma organização é estruturada a partir de mudanças promovidas ao longo de sua existência. Essas mudanças podem ser físicas, lógicas, estruturais e comportamentais. Quanto às mudanças de natureza comportamental, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A.

    Novos paradigmas e atitudes das pessoas.

  • B.

    Novos conhecimentos e habilidades.

  • C.

    Novas tarefas e atividades.

  • D.

    Novos produtos e ou novos serviços.

  • E.

    Novas tarefas e atividades.

As organizações convivem com três velhos paradigmas organizacionais, quais sejam: caráter burocrático da organização; estrutura organizacional do tipo funcional e forte divisão e fragmentação do trabalho. Para Max Weber (Theoryof social andeconomicorganization), as principais características do modelo burocrático estão descritas abaixo em uma das alternativas abaixo. Identifique-a.

  • A.

    Divisão do trabalho, hierarquia, regras e regulamentos, formalização das comunicações, competência técnica e procedimentos técnicos.

  • B.

    Estrutura física, cultura organizacional, formalização das comunicações, hierarquia.

  • C.

    Níveis hierárquicos fragilizados, regras e regulamentos, estrutura física, comportamentos unidimensionais.

  • D.

    Formalização das comunicações, níveis hierárquicos fragilizados, falta de especialização, excesso de exigências.

  • E.

    Apego às rotinas, à hierarquia, às regras e aos regulamentos, à estrutura física.

A missão da empresa é o papel que ela desempenha em seu negócio. É a determinação de onde a organização quer ir. É a razão da existência do empreendimento. Tomando como base este conceito, assinale a alternativa CORRETA sobre principais princípios que norteiam a empresa.

  • A.

    Recursos humanos.

  • B.

    Recursos de hardware.

  • C.

    Recursos de estoque.

  • D.

    Recursos da produção.

  • E.

    Recursos de autoatendimento.

Segundo Milan Zeleny (1994), “a tomada de decisão é um esforço para tentar resolver problema(s) de objetivos conflitantes, cuja presença impede a existência da solução ótima e conduz à procura do “melhor compromisso”. Diante desta definição, podemos afirmar que, no processo de tomada de decisão, existem algumas consequências. Elas podem apresentar-se da seguinte forma:

  • A.

    imediata, curto prazo, longo prazo, combinação das formas anteriores.

  • B.

    imediata, médio prazo, combinação das formas, pequeno porte.

  • C.

    imediata, médio prazo, combinação das formas, transparente.

  • D.

    imediata, longo prazo, combinação de anteriores.

  • E.

    longo prazo, transparente, combinação de outras formas.

Existem diferentes tipos de planejamento de acordo com o nível organizacional (estratégico, tático e operacional). Neste sentido, enumere a 2ª coluna de acordo com a 1ª, associando o tipo de planejamento de acordo com o nível organizacional.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

  • A.

    1, 2, 2, 3.

  • B.

    2, 2, 1, 3.

  • C.

    3, 3, 1 .2.

  • D.

    3, 3, 3, 1.

  • E.

    1, 1, 3, 2.

No planejamento estratégico de uma empresa, necessitamos analisar o ambiente externo como forma de projetar cenários. Neste sentido,é CORRETO afirmar que

  • A.

    o cenário macroeconômico de um país não é algo a ser considerado.

  • B.

    os elementos políticos devem ficar fora da análise.

  • C.

    os clientes são elementos que não contribuem para esta análise.

  • D.

    os elementos de natureza de mercado são importantes para a análise.

  • E.

    os elementos de cunho social não têm peso na análise de cenários.

Para que um treinamento seja eficaz, é importante seguir algumas etapas. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA das etapas do treinamento.

  • A.

    Implementação, planejamento, diagnose e avaliação.

  • B.

    Planejamento, diagnose, implementação e avaliação.

  • C.

    Diagnose, planejamento, implementação e avaliação.

  • D.

    Diagnose, implementação, planejamento e avaliação.

  • E.

    Diagnose, planejamento, avaliação e implementação.

A seleção de pessoal tem como objetivo manter ou aumentar a eficiência e o desempenho pessoal bem como a eficácia da organização. Nesse sentido, é importante que se faça uma pesquisa bem minuciosa para contratar um candidato(a). Sobre o processo seletivo, qual das alternativas abaixo não condiz com a seleção de pessoal?

  • A.

    Análise de cargos.

  • B.

    Aplicação de testes psicológicos.

  • C.

    Entrevistas de seleção.

  • D.

    Provas ou testes de conhecimentos.

  • E.

    Dinâmicas de grupo.

Recrutamento de pessoal é feito a partir das necessidades presentes e futuras de recursos humanos da organização. Existem dois tipos de recrutamento: o externo e o interno. O recrutamento externo funciona com candidatos atraídos pelas fontes de recrutamento. O recrutamento interno, entretanto, ocorre quando há determinada vaga, e a empresa procura preenchê-la através de remanejamento de seus funcionários. Sobre o recrutamento interno, são instrumentos de análise, EXCETO:

  • A.

    Resultados das avaliações de desempenho.

  • B.

    Resultados de programas de treinamento e aperfeiçoamento.

  • C.

    Exames das análises e descrições de cargos.

  • D.

    Exames dos planos de carreiras.

  • E.

    Dados sobre a conduta do funcionário em outras organizações.

TakeshyTachizawa e Oswaldo Scaico (Organização Flexível – Qualidade na gestão por processos) afirmam que: “Os objetivos da empresa que garantem o preenchimento das necessidades fisiológicas e psicológicas são seus objetivos sociais. Sobre objetivos sociais fisiológicos, analise os itens abaixo:

I. salários;

II. benefícios;

III. planos de assistência médica;

IV. treinamento e qualificação.

Assinale a afirmativa CORRETA.

  • A.

    Apenas o item II está correto.

  • B.

    Apenas os itens III e IV estão corretos.

  • C.

    Apenas os itens I, III e IV estão corretos.

  • D.

    Apenas o item I está correto.

  • E.

    Todos os itens acima estão corretos.

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