Questões de Administração da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Lista completa de Questões de Administração da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

  • A.

    I-c; II-b; III-d; IV-e; V-a.

  • B.

    I-e; II-b; III-d; IV-a; V-c.

  • C.

    I-d; II-a; III-c; IV-b; V-e.

  • D.

    I-c; II-a; III-d; IV-e; V-b.

  • E.

    I-e; II-c; III-d; IV-a; V-b.

O FMEA, conhecido em português como análise dos modos de falhas e efeitos, é um método de estudo de variáveis qualitativas para análise de possíveis modos de falha de componentes de equipamentos e serve para antever possíveis falhas sistêmicas de nível

  • A.

    crítico e seu efeito sobre equipamento, mas não as falhas mais leves.

  • B.

    leve e seu efeito sobre equipamento, mas não as falhas mais críticas.

  • C.

    leve e crítico, sem, contudo, prever seu efeito sobre equipamento.

  • D.

    leve e crítico e seu efeito sobre equipamento.

  • E.

    leve e crítico, prevendo o efeito sobre o equipamento apenas quando as falhas são críticas.

Considere as afirmações a seguir sobre benefícios de um sistema de gestão integrado.

I. Transparência dos processos internos.

II. Prevenção de falhas em vez de correções.

III. Fortalecimento da imagem da empresa.

Assinale a alternativa que qualifica corretamente as afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F), na ordem em que aparecem.

  • A.

    F, F, F.

  • B.

    F, V, F.

  • C.

    V, F, V.

  • D.

    V, V, V.

  • E.

    F, V, V.

Um dos métodos de avaliação de cargos, considerado bastante simples e, portanto, de uso fácil, e que consiste em comparar os cargos da organização uns com os outros, segundo um critério escolhido, e ordená-los hierarquicamente é denominado Método

  • A.

    das Categorias Predeterminadas (job classification).

  • B.

    da Comparação de Fatores (fator comparison).

  • C.

    do Sistema de Pontos (point rating).

  • D.

    de Substituição (job rotation).

  • E.

    de Escalonamento (job ranking).

Considerando as utilidades e características de um histograma na avaliação de um processo, é correto afirmar que:

  • A.

    define o tipo de distribuição, fornece o percentual de não conformidades. A largura dos retângulos é o que define a frequência. A altura desses retângulos atinge valor máximo em torno da média.

  • B.

    fornece o tipo de distribuição, estima a centralização, indica se a especificação está sendo atendida. A largura dos retângulos define a quantidade de classes. A altura desses retângulos refere-se à quantidade de itens dentro da faixa estabelecida pela largura deles.

  • C.

    contribui para avaliar se a distribuição tende a uma normal (distribuição de Gauss), indicar existência de não conformidades e descentralizações. A largura dos retângulos que definem as classes não pode ser muito estreita para não perder a característica de histograma . A altura desses retângulos refere-se à frequência.

  • D.

    contribui para avaliar o tipo de distribuição, centralização, indicar existência de não conformidades. Quando a largura dos retângulos que definem as classes tende a zero, o histograma tende a uma distribuição bem delineada. A altura desses retângulos refere-se à frequência.

  • E.

    é uma das ferramentas básicas da qualidade usada para avaliar se os dados tendem a uma distribuição normal (distribuição de Gauss), se estão centralizados e indicar se há não conformidades. Quando os retângulos que formam o histograma estão mais altos em outras regiões que não o centro, é preciso usar ferramentas e cálculos mais informativos. A altura desses retângulos refere-se à quantidade de dados.

A atividade de gerenciamento demanda conhecimentos sobre os itens necessários a um contrato, porém, muitas vezes, este é elaborado por advogados da empresa e caberá a você gerir e executar os contratos, para que as coisas ocorram melhor do que o esperado. Diversas ferramentas podem auxiliar na execução de um projeto/obra e, dentre elas, a matriz de responsabilidades, que pode ser definida por

  • A.

    uma tabela onde se discrimina as atividades e responsáveis por elas durante o desenvolvimento de um projeto/ obra.

  • B.

    uma tabela onde se atribui vários níveis de responsabilidades aos participantes, para que estes tenham a devida hierarquia durante o cumprimento de um contrato.

  • C.

    uma ferramenta que permite planejar e acompanhar uma atividade através de gráficos do “real” vs. “ideal”.

  • D.

    uma tabela com detalhamento das atividades e datas máximas para execução.

  • E.

    uma tabela com detalhamento das atividades e datas máximas para execução.

  • A.

    I – E; II – D; III – C; IV – B; V – A.

  • B.

    I – A; II – B; III – C; IV – D; V – E.

  • C.

    I – B; II – C; III – D; IV – E; V – A.

  • D.

    I – C; II – A; III – E; IV – B; V – D.

  • E.

    I – D; II – E; III – B; IV – C; V – A.

Os impactos do ambiente externo são poderosos e influenciam a ação organizacional. A análise que contempla a avaliação desses impactos, em termos de oportunidades e ameaças, em conjunto com a avaliação das forças e fraquezas inerentes à própria organização, é chamada de Análise

  • A.

    SWOT.

  • B.

    SWAT.

  • C.

    BENCHMARK.

  • D.

    JUST IN TIME.

  • E.

    JUST IN CASE.

Em um determinado ponto da elaboração do Planejamento Estratégico, tem-se a alocação dos recursos, dentre eles os recursos humanos. Na finalização, com objetivo de monitoramento, verifica-se a propriedade do que foi alocado para o alcance dos objetivos pretendidos. Nessa fase, situa-se

  • A.

    o diagnóstico dos pontos fortes.

  • B.

    o diagnóstico dos pontos fracos.

  • C.

    a avaliação dos resultados.

  • D.

    o estabelecimento dos objetivos.

  • E.

    a definição das metas.

Alguns autores consideram o ciclo da gestão de pessoas formado por cinco processos básicos, inter-relacionados e interdependentes, a saber:

  • A.

    planejamento, provisão, manutenção, desenvolvimento e avaliação.

  • B.

    planejamento, aplicação, provisão, manutenção e avaliação.

  • C.

    aplicação, provisão, manutenção, desenvolvimento e avaliação.

  • D.

    provisão, manutenção, controle, desenvolvimento e planejamento.

  • E.

    provisão, aplicação, manutenção, desenvolvimento e monitoramento.

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