Questões de Arquivologia

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Com relação às vantagens do arquivamento intermediário, analise os itens a seguir:

I. Evita a acumulação de documentos pouco consultados nas unidades administrativas.

II. Faculta, a todos os interessados, o acesso aos documentos sob sua guarda.

III. Reduz os custos de manutenção de documentos com prazo de guarda não concluído.

IV. Evita o recolhimento de documentos destituídos de valor primário.

A quantidade de itens corretos é igual a:

  • A.

    0

  • B.

    1

  • C.

    2

  • D.

    3

  • E.

    4

Acerca da tabela de temporalidade de documentos, assinale a opção correta.

  • A.

    Ela pode ser constituída apenas da identificação dos conjuntos documentais e da destinação final.

  • B.

    É o instrumento utilizado também em massas documentais acumuladas.

  • C. Ela parte das unidades de classificação, para definir os prazos de guarda e a destinação final dos conjuntos documentais.
  • D.

    Os prazos nas fases corrente e intermediária são sempre expressos em anos.

  • E.

    É adequado definir os prazos de guarda dos documentos, independentemente da classificação desses documentos.

Assinale a opção correta a respeito do arranjo arquivístico.

  • A.

    A ideia de que o arranjo de cada nível deve ser coordenado com o dos outros, a despeito de diferenças que apresentem, está na base metodológica do sistema de descrição multinível.

  • B.

    A Sociedade dos Arquivistas Americanos define arranjo como o resultado da organização de arquivos segundo usos e interesses jurídicos, históricos e culturais, respeitados os diferentes níveis: fundo, seção, grupo, série.

  • C.

    A literatura arquivística internacional orienta para que não ocorra distinção entre a classificação de fundos e a ordenação de séries documentais. Essas ações devem ser efetivadas simultaneamente, em uma única operação, e gerar um instrumento único.

  • D.

    Ao contrário do preconizado pela literatura internacional, no Brasil, não se realiza a atividade de classificação de fundos. O termo quadro de arranjo, portanto, não indica a relação entre diferentes fundos, mas representa, exclusivamente, o arranjo interno de cada fundo.

  • E. A discussão teórica quanto ao tratamento técnico e a representação dos diferentes níveis surgiu somente nos últimos quinze anos, alimentada pelos novos recursos tecnológicos.

São conhecidas as dificuldades que precedem a identificação de um fundo de arquivo. No entanto, na literatura da área, encontramos alguns parâmetros para identificar se os documentos de um órgão podem constituir um fundo. Assinale o parâmetro que não é utilizado com essa finalidade.

  • A.

    Ter atribuições precisas, estabelecidas por lei.

  • B.

    Ter organização interna fixa.

  • C.

    Ter unidade de arquivo estabelecida.

  • D.

    Ter um chefe com poder de decisão, em sua área de ação.

  • E.

    Ter subordinação conhecida firmada por lei.

Com relação ao acondicionamento de documentos, assinale a opção correta.

  • A.

    Considerando a relação custo-benefício, recomenda-se guardar os documentos em caixas, pastas e envelopes comuns.

  • B.

    Adicionamento é a sequência de operações intelectuais e físicas que corresponde à guarda ordenada de documentos.

  • C.

    O mobiliário do arquivo deve ser confeccionado e posicionado segundo as normas relativas à qualidade e resistência das peças e as normas de segurança no trabalho, além de proteger contra danos físicos ou químicos e permitir o acesso fácil e seguro aos documentos.

  • D.

    Ao acondicionar documentos de grandes formatos, como mapas, plantas e cartazes, deve-se dobrá-los cuidadosamente, segundo as medidas da embalagem, para evitar que partes do documento saiam do invólucro e sejam danificadas.

  • E.

    Registros magnéticos devem ser armazenados em móveis especiais de madeira, porque o mobiliário de aço atrai campos magnéticos que podem causar a perda dos dados.

No que se refere à política de descrição, assinale a opção correta.

  • A.

    No âmbito da definição de prioridades para a descrição, cabe optar tanto pelos documentos mais antigos quanto pelos mais recentes, dando-se prioridade aos documentos com maior demanda, que correspondam às tendências da historiografia e às temáticas em voga.

  • B.

    Um ponto básico para a política de descrição é a hierarquia dos instrumentos de pesquisa, os quais devem contemplar informações essenciais relativas aos documentos e a instituição, partindo do particular para o geral. Os instrumentos podem ser elaborados sucessiva ou concomitantemente.

  • C.

    A descrição não tem relação direta com nenhuma outra atividade arquivística, portanto não é necessário que arquivistas façam parte da equipe, a qual deverá apenas aplicar as normas de descrição.

  • D.

    Além dos elementos descritivos previstos nas normas, alguns instrumentos trazem descritores ou índices como informações complementares. A função secundária de tais anexos permite que sejam elaborados por estagiários ou auxiliares, desde que recebam treinamento básico.

  • E.

    A planificação é fundamental para a política de descrição. É preciso estabelecer cronogramas e metas, prevendo todos os instrumentos de pesquisa, segundo as prioridades preestabelecidas. Devem ser incluídos, também, os trabalhos relacionados a eventos específicos ou efemérides.

Acerca da classificação dos arquivos, aqueles que guardam os documentos mais novos e mais utilizados na instituição são chamados de arquivos

  • A. intermediários.
  • B. setoriais.
  • C. centrais.
  • D. correntes.
  • E. gerais.

Com referência ao plano de emergência, assinale a opção correta.

  • A.

    O plano de emergência deve contemplar um plano de restauração de documentos que estabeleça regras e prioridades para intervenção nas peças danificadas em sinistros.

  • B.

    Todo arquivo deve ter um plano de emergência, ou seja, um documento escrito que estabeleça medidas preventivas contra riscos potenciais como insetos, roubo, vandalismo, além de ações de emergência em caso de sinistros, como incêndios e enchentes.

  • C.

    O plano de emergência deve incluir um programa de manutenção do edifício, composto por regras para higienização dos ambientes e do acervo, visto que a sujidade afeta diretamente os documentos e estimula infestações biológicas.

  • D.

    O esquema de comunicação de urgência faz parte do plano de emergência e determina, entre os funcionários do arquivo, quem é o responsável, na situação de sinistro, por fazer contato com o corpo de bombeiros, as famílias de funcionários vitimados e a imprensa.

  • E.

    O esquema de comunicação de urgência faz parte do plano de emergência e determina, entre os funcionários do arquivo, quem é o responsável, na situação de sinistro, por fazer contato com o corpo de bombeiros, as famílias de funcionários vitimados e a imprensa.

Os arquivos de um órgão público podem ser definidos como

  • A.

    coleção de correspondências, relatórios e processos selecionados por assunto.

  • B.

    conjunto de documentos bidimensionais e tridimensionais acumulados por motivos culturais.

  • C.

    conjunto de documentos produzidos e(ou) recebidos por pessoas jurídicas e físicas, no desempenho de suas atividades.

  • D.

    coleção de documentos unidos pelo conteúdo, para instruir e informar os originados de fontes múltiplas.

  • E.

    conjunto de documentos acumulados pela atividade humana, para fins de preservação da cultura.

No que diz respeito ao procedimento de categorização dos documentos sigilosos, a classificação dos documentos na categoria de ultrassecretos cabe

  • A.

    ao diretor do órgão em que esteja arquivado o documento e aos chefes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário federais.

  • B.

    apenas aos chefes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário federais.

  • C.

    ao presidente e ao vice-presidente da República, ministro de Estado e equiparados, e aos comandantes da marinha, do exército e da aeronáutica.

  • D.

    ao diretor e às demais autoridades do órgão em que esteja arquivado o documento.

  • E.

    as ministros de Estado e às autoridades com função de direção e chefia.

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