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Arquivologia - Gerenciamento arquivistico de documentos eletronicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Considerando a adoção do modelo de requisitos para sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos e-ARQ Brasil, julgue os itens a seguir.
O sistema informatizado de gestão arquivística de documentos foi desenvolvido para produzir, receber, armazenar, dar acesso e destinar exclusivamente documentos arquivísticos digitais em ambiente eletrônico.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação à situação do servidor que trabalha no protocolo central de um órgão da administração pública federal, onde executa atividades de recebimento, registro e distribuição de documentos, julgue os itens de 92 a 102, acerca dos procedimentos adotados pelo servidor com a correspondência e na formação de processos.
Antes de numerar todas as folhas, o servidor deverá incluir, no processo, o envelope que encaminhou a correspondência, a fim de comprovar o endereço do remetente.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2010
Quais os três conceitos envolvidos na organização de documentos de arquivo?
Indexação, ordenação e arquivamento.
Classificação, ordenação e arquivamento.
Catalogação, indexação e classificação.
Catalogação, ordenação e arquivamento.
Indexação, arquivamento e classificação.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
O registro sobre a mensuração dos documentos a serem eliminados integra
o plano de destinação.
a tabela de temporalidade.
a listagem de eliminação de documentos.
o termo de eliminação de documentos.
o edital de ciência de eliminação.
A respeito da descrição dos produtores de documentos, uma atividade arquivística que requer padrões claros, assinale a opção correta.
A descrição de informação contextual e de autoria arquivística aplica-se, exclusivamente, aos arquivos cujas informações são mantidas em sistemas automáticos, pois, neles, torna-se necessário assegurar plena documentação e contínua manutenção do contexto de produção e uso dos documentos.
A Instrução Reguladora da Descrição Arquivística de Autores, de Coletividades e de Pessoas Físicas (ISAAR CPF) foi criada para oferecer diretivas para a elaboração de registros relativos à descrição de produtores de documentos e arquivos.
Os registros de autores arquivísticos destinam-se a descrever entidades coletivas ou pessoas como unidades dentro de repositórios, que são os sistemas de gestão, armazenamento e divulgação de informação.
Os registros de entidades e pessoas podem ser usados para documentar as relações entre essas entidades, além de permitirem o controle da criação de documentos e outros recursos e o uso deles pelos produtores arquivísticos.
Os registros de entidades e pessoas podem ser usados para documentar as relações entre essas entidades, além de permitirem o controle da criação de documentos e outros recursos e o uso deles pelos produtores arquivísticos.
Arquivologia - Gerenciamento arquivistico de documentos eletronicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Considerando a adoção do modelo de requisitos para sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos e-ARQ Brasil, julgue os itens a seguir.
O e-ARQ Brasil é aplicável aos sistemas que produzam e mantenham somente documentos digitais ou a sistemas que compreendam documentos digitais e convencionais ao mesmo tempo.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação à situação do servidor que trabalha no protocolo central de um órgão da administração pública federal, onde executa atividades de recebimento, registro e distribuição de documentos, julgue os itens de 92 a 102, acerca dos procedimentos adotados pelo servidor com a correspondência e na formação de processos.
O servidor deverá numerar as folhas dos processos sem rasuras, em ordem crescente, começando pelo número 1 e usando o carimbo próprio para colocação do número no canto superior direito da página.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2010
Quais são os três tipos de método de classificação?
Funcional, organizacional e por assuntos.
Funcional, numérico e alfabético.
Por assunto, numérico e automático.
Cronológico, organizacional e por assunto.
Estrutural, por assunto e cronológico.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A gestão e o recolhimento dos documentos acumulados pelo Poder Executivo federal competem
à Casa Civil da Presidência da República.
ao CONARQ.
ao Arquivo Nacional.
ao Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo.
ao Sistema Nacional de Arquivos.
Com relação à atividade denominada arranjo, típica dos arquivos permanentes, assinale a opção correta.
No caso de massas documentais acumuladas, o arranjo deve embasar-se em critérios de ordenação temática, cronológica, geográfica ou em outros que facilitem atender as demandas de busca, uma vez que aspectos administrativos não são acessíveis e se mostram ineficientes na fase permanente de arquivamento, voltada para a pesquisa.
Arranjo é um processo de agrupamento de documentos singulares em unidades significativas e de agrupamento, em relação significativa, de tais unidades entre si.
No nível interno do fundo, o arranjo implica em formulação de nova organização para os documentos remanescentes das eliminações executadas nos arquivos correntes e intermediários, segundo critérios que objetivem a localização e o acesso para a pesquisa.
É também denominada arranjo a atividade por meio da qual se visa ordenar os fundos documentais entre si, com base em critérios de hierarquia, caráter oficial do produtor arquivístico e valor dos documentos para a pesquisa.
O termo arranjo, associado a arquivos de terceira idade, tem sido pouco empregado por ser, equivocadamente, entendido como sinônimo de classificação, atividade exclusiva de primeira idade.
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