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Arquivologia - Preservação, conservação e restauraçao de documentos arquivisticos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Quanto às tipologias documentais e aos suportes físicos, julgue os próximos itens.
O alisamento é uma das operações de restauração de documentos mais utilizadas em países tropicais.
Acerca das etapas da organização de um arquivo de um órgão, assinale a alternativa que apresenta a etapa que realiza o exame de estatutos, regimentos, normas, organogramas e outros documentos da instituição que mantém esse arquivo.
No que se refere às normas de descrição arquivística, assinale a opção correta.
O objetivo da NOBRADE é estruturar a informação, tornando as descrições adequadas e consistentes; não determina a forma final dos instrumentos de pesquisa, apenas exige a presença dos elementos de descrição obrigatórios.
O nível de descrição é determinado pela profundidade de análise do conteúdo e pelo grau de detalhamento na descrição de um documento ou conjunto documental.
A ISAD (G) é uma norma internacional que propõe padronizar a descrição arquivística a partir da modelagem não estruturada dos conteúdos de cada item da descrição, visando sua recuperação individual, independentemente de qualquer relação entre os diferentes documentos ou os diferentes níveis.
A Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE) adota o sistema de descrição multinível, que usa como base, para os níveis descritivos, a estrutura administrativa da instituição produtora dos documentos, refletindo as relações entre os conteúdos documentais e entre os fundos.
Os arquivos de um órgão público podem ser definidos como
coleção de correspondências, relatórios e processos selecionados por assunto.
conjunto de documentos bidimensionais e tridimensionais acumulados por motivos culturais.
conjunto de documentos produzidos e(ou) recebidos por pessoas jurídicas e físicas, no desempenho de suas atividades.
coleção de documentos unidos pelo conteúdo, para instruir e informar os originados de fontes múltiplas.
conjunto de documentos acumulados pela atividade humana, para fins de preservação da cultura.
Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Entre os documentos categorizados como sigilosos, aqueles cujo conhecimento não autorizado acarreta dano grave à segurança da sociedade e do Estado são classificados como
ultrassecretos.
reservados.
restritos.
confidenciais.
secretos.
Acerca dos métodos de arquivamentos, aquele que separa os documentos por assunto é o
A respeito dos instrumentos de pesquisa, assinale a opção correta.
Não é possível utilizar as orientações da NOBRADE para confecção dos instrumentos de pesquisa tradicionais, porque esta norma foi elaborada para ser utilizada em sistemas de descrição automatizados e, por isso, seus elementos de descrição são adequados apenas ao formato digital.
O inventário é o instrumento de pesquisa mais tradicional e abrangente, apresentando-se como o modo mais rápido e eficiente de disponibilizar informações para administradores ou pesquisadores. Deve ser, portanto, a primeira atividade de descrição de qualquer instituição.
Os instrumentos mais vantajosos que o arquivista deve elaborar são os catálogos, pois permitem a descrição detalhada de unidades ou peças documentais e requerem pequeno investimento de tempo e pessoal.
O guia é instrumento adequado quando se pretende divulgar informações gerais a respeito de um setor ou uma entidade arquivística e seus fundos e coleções.
O repertório é o instrumento de descrição de arquivos destinado a indicar a localização física das unidades de arquivamento.
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As funções de criação, avaliação, aquisição, classificação, descrição, difusão e preservação se fundamentam no princípio arquivístico do(a)
proveniência.
territorialidade.
originalidade.
pertinência.
respeito à ordem original.
Assinale a opção em que se indicam corretamente apenas iniciativas de divulgação do arquivo e ação cultural habitualmente realizadas no Brasil.
colaboração para a produção de filmes artísticos e documentários
comentários sobre grupos documentais de interesse, feitos pelos arquivistas e abertos ao público, em horários acessíveis
palestras, debates, patrocínio de congressos, lançamentos de publicações e promoção de concursos sobre temas históricos
exposição do documento do mês, selecionado em função de algum evento ou efeméride, no próprio espaço do arquivo
colaboração com empresas de turismo para elaboração de material de divulgação e montagem de circuitos de turismo cultural
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O princípio de respeito à ordem original
estabelece que todo procedimento ou tratamento empreendido em arquivos pode ser revertido.
refere-se à ordem física que os documentos tinham no arquivo corrente.
relaciona-se à separação de um fundo de arquivo de outros fundos.
determina que os documentos devem ser classificados por assunto.
refere-se ao respeito à organicidade e ao fluxo natural e orgânico com que os documentos foram produzidos.
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