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Arquivologia - Gerenciamento arquivistico de documentos eletronicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Considerando a adoção do modelo de requisitos para sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos e-ARQ Brasil, julgue os itens a seguir.
Um sistema de gestão arquivística de documentos deve ter a capacidade de capturar dossiês, processos ou documentos convencionais e gerenciá-los de forma diferente da realizada com os documentos digitais.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação à situação do servidor que trabalha no protocolo central de um órgão da administração pública federal, onde executa atividades de recebimento, registro e distribuição de documentos, julgue os itens de 92 a 102, acerca dos procedimentos adotados pelo servidor com a correspondência e na formação de processos.
O servidor deverá conferir o registro e a numeração das folhas antes de encaminhar fisicamente o processo autuado para a unidade do órgão a que se destina.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2010
A correspondência se constitui numa parte bastante volumosa dos documentos de arquivo, podendo ser de caráter oficial ou particular. Entre as opções apresentadas a seguir, assinale aquela que não se refere a uma correspondência oficial.
Envelope dirigido a uma instituição ou a suas unidades ou subunidades administrativas, sem indicação nominal de um servidor.
Envelope dirigido a uma instituição ou a suas unidades administrativas, contendo, em segundo plano, o nome do servidor, sem fazer menção ao cargo que exerce.
Envelope dirigido a servidor de uma instituição, sem a indicação do cargo que exerce.
Envelope dirigido a servidor de uma instituição, contendo, em segundo plano, o cargo que exerce, mesmo que o nome do servidor não corresponda ao real titular do cargo.
Envelope dirigido aos titulares dos cargos, mesmo quando, em segundo plano, conste um nome que não seja o do atual ocupante do cargo.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca da gestão da informação e da gestão de documentos, assinale a opção correta.
A política arquivística brasileira não reconhece a gestão de documentos como parte dos esforços necessários para a organização dos arquivos.
A gestão de documentos não está fundamentada no ciclo vital dos documentos de arquivo.
A gestão de documentos, desde a sua formulação, é uma função arquivística exercida por arquivistas.
A gestão da informação é um desdobramento do princípio da proveniência ou de respeito aos fundos.
A gestão de documentos é um dos elementos da gestão da informação em um órgão público ou empresa privada e se distingue dos outros estoques informacionais pela natureza e pelas características do documento de arquivo.
O processo de organização de documentos envolve várias operações. A disposição metódica dentro das unidades de agrupamento é o(a)
arquivamento.
classificação.
ordenação.
indexação.
catalogação.
No que concerne a ações culturais e educativas desenvolvidas em entidades arquivísticas, assinale a opção correta.
As ações culturais e educativas devem estar voltadas para toda a comunidade, ao passo que as ações educativas devem estar voltadas exclusivamente para estudantes e professores universitários, que usam o arquivo como laboratório de pesquisa.
A ação educativa em instituições arquivísticas é diferente da desenvolvida em bibliotecas e museus, visto que, por estarem voltadas para a pesquisa, elas não recebem visitas de grupos de crianças estudantes, mas apenas de universitários.
As instituições arquivísticas brasileiras não promovem ações culturais porque dispõem de pouca verba, insuficiente até para cobrir os custos do tratamento documental.
Ações culturais desenvolvidas por arquivos podem visar não só a comunidade local, mas a sociedade em geral. Em diversos países do mundo, documentos de arquivo compõem a pauta de programas regularmente transmitidos por rádio e televisão.
Em instituições arquivísticas europeias, é comum a realização de eventos no próprio arquivo, com a participação de público amplo. Tal procedimento não se verifica nos arquivos do Brasil porque os documentos governamentais são de acesso restrito e nesses arquivos não é permitida a entrada do público em geral.
Arquivologia - Avaliação de documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os próximos itens, referentes ao gerenciamento da informação e à gestão de documentos.
A avaliação de um conjunto documental a ser eliminado baseia-se prioritariamente nas datas ou nos períodos a que se referem os documentos e na sua apresentação física.
Arquivologia - Gerenciamento arquivistico de documentos eletronicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Considerando a adoção do modelo de requisitos para sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos e-ARQ Brasil, julgue os itens a seguir.
Denomina-se requisitos o conjunto de condições a serem cumpridas pela organização produtora/recebedora de documentos, pelo sistema de gestão arquivística e pelos próprios documentos a fim de garantir a sua confiabilidade e autenticidade, bem como o seu acesso.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação à situação do servidor que trabalha no protocolo central de um órgão da administração pública federal, onde executa atividades de recebimento, registro e distribuição de documentos, julgue os itens de 92 a 102, acerca dos procedimentos adotados pelo servidor com a correspondência e na formação de processos.
O processo somente pode ser autuado a partir de um documento original. Documentos enviados por fax ou qualquer tipo de cópia, mesmo que autenticada, não podem ser autuados.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2010
Constituem atividades de protocolo, exceto:
separar a correspondência oficial da particular e distribuir a correspondência particular, sem submetê-la às demais rotinas de controle.
separar a correspondência ostensiva da sigilosa e encaminhar a correspondência sigilosa aos respectivos destinatários.
interpretar e classificar a correspondência, com base no plano de classificação da instituição, se existente.
ler a correspondência ostensiva e verificar a existência de antecedentes.
atender aos pedidos de empréstimo de documentos das unidades administrativas.
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