Questões de Arquivologia

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Considerando a adoção do modelo de requisitos para sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos e-ARQ Brasil, julgue os itens a seguir.

Um sistema de gestão arquivística de documentos deve ter a capacidade de capturar dossiês, processos ou documentos convencionais e gerenciá-los de forma diferente da realizada com os documentos digitais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à situação do servidor que trabalha no protocolo central de um órgão da administração pública federal, onde executa atividades de recebimento, registro e distribuição de documentos, julgue os itens de 92 a 102, acerca dos procedimentos adotados pelo servidor com a correspondência e na formação de processos.

O servidor deverá conferir o registro e a numeração das folhas antes de encaminhar fisicamente o processo autuado para a unidade do órgão a que se destina.

  • C. Certo
  • E. Errado

A correspondência se constitui numa parte bastante volumosa dos documentos de arquivo, podendo ser de caráter oficial ou particular. Entre as opções apresentadas a seguir, assinale aquela que não se refere a uma correspondência oficial.

  • A.

    Envelope dirigido a uma instituição ou a suas unidades ou subunidades administrativas, sem indicação nominal de um servidor.

  • B.

    Envelope dirigido a uma instituição ou a suas unidades administrativas, contendo, em segundo plano, o nome do servidor, sem fazer menção ao cargo que exerce.

  • C.

    Envelope dirigido a servidor de uma instituição, sem a indicação do cargo que exerce.

  • D.

    Envelope dirigido a servidor de uma instituição, contendo, em segundo plano, o cargo que exerce, mesmo que o nome do servidor não corresponda ao real titular do cargo.

  • E.

    Envelope dirigido aos titulares dos cargos, mesmo quando, em segundo plano, conste um nome que não seja o do atual ocupante do cargo.

Acerca da gestão da informação e da gestão de documentos, assinale a opção correta.

  • A.

    A política arquivística brasileira não reconhece a gestão de documentos como parte dos esforços necessários para a organização dos arquivos.

  • B.

    A gestão de documentos não está fundamentada no ciclo vital dos documentos de arquivo.

  • C.

    A gestão de documentos, desde a sua formulação, é uma função arquivística exercida por arquivistas.

  • D.

    A gestão da informação é um desdobramento do princípio da proveniência ou de respeito aos fundos.

  • E.

    A gestão de documentos é um dos elementos da gestão da informação em um órgão público ou empresa privada e se distingue dos outros estoques informacionais pela natureza e pelas características do documento de arquivo.

O processo de organização de documentos envolve várias operações. A disposição metódica dentro das unidades de agrupamento é o(a)

  • A.

    arquivamento.

  • B.

    classificação.

  • C.

    ordenação.

  • D.

    indexação.

  • E.

    catalogação.

No que concerne a ações culturais e educativas desenvolvidas em entidades arquivísticas, assinale a opção correta.

  • A.

    As ações culturais e educativas devem estar voltadas para toda a comunidade, ao passo que as ações educativas devem estar voltadas exclusivamente para estudantes e professores universitários, que usam o arquivo como laboratório de pesquisa.

  • B.

    A ação educativa em instituições arquivísticas é diferente da desenvolvida em bibliotecas e museus, visto que, por estarem voltadas para a pesquisa, elas não recebem visitas de grupos de crianças estudantes, mas apenas de universitários.

  • C.

    As instituições arquivísticas brasileiras não promovem ações culturais porque dispõem de pouca verba, insuficiente até para cobrir os custos do tratamento documental.

  • D.

    Ações culturais desenvolvidas por arquivos podem visar não só a comunidade local, mas a sociedade em geral. Em diversos países do mundo, documentos de arquivo compõem a pauta de programas regularmente transmitidos por rádio e televisão.

  • E.

    Em instituições arquivísticas europeias, é comum a realização de eventos no próprio arquivo, com a participação de público amplo. Tal procedimento não se verifica nos arquivos do Brasil porque os documentos governamentais são de acesso restrito e nesses arquivos não é permitida a entrada do público em geral.

Julgue os próximos itens, referentes ao gerenciamento da informação e à gestão de documentos.

A avaliação de um conjunto documental a ser eliminado baseia-se prioritariamente nas datas ou nos períodos a que se referem os documentos e na sua apresentação física.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a adoção do modelo de requisitos para sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos e-ARQ Brasil, julgue os itens a seguir.

Denomina-se requisitos o conjunto de condições a serem cumpridas pela organização produtora/recebedora de documentos, pelo sistema de gestão arquivística e pelos próprios documentos a fim de garantir a sua confiabilidade e autenticidade, bem como o seu acesso.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à situação do servidor que trabalha no protocolo central de um órgão da administração pública federal, onde executa atividades de recebimento, registro e distribuição de documentos, julgue os itens de 92 a 102, acerca dos procedimentos adotados pelo servidor com a correspondência e na formação de processos.

O processo somente pode ser autuado a partir de um documento original. Documentos enviados por fax ou qualquer tipo de cópia, mesmo que autenticada, não podem ser autuados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Constituem atividades de protocolo, exceto:

  • A.

    separar a correspondência oficial da particular e distribuir a correspondência particular, sem submetê-la às demais rotinas de controle.

  • B.

    separar a correspondência ostensiva da sigilosa e encaminhar a correspondência sigilosa aos respectivos destinatários.

  • C.

    interpretar e classificar a correspondência, com base no plano de classificação da instituição, se existente.

  • D.

    ler a correspondência ostensiva e verificar a existência de antecedentes.

  • E.

    atender aos pedidos de empréstimo de documentos das unidades administrativas.

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