Questões de Arquivologia

Lista completa de Questões de Arquivologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No modelo de análise tipológica preconizado, de modo pioneiro, pelo Grupo de Arquivistas de Madri (Espanha), registram-se informações sobre uma série de características e atributos dos documentos, entre os quais figuram

  • A. a quantidade de itens similares no fundo de que fazem parte e o material empregado em seu acondicionamento.
  • B. o título, o valor probatório e a entidade que assumiu sua custódia.
  • C. o processamento técnico a que foram submetidos e seu valor primário.
  • D. o tipo, a entidade produtora e a legislação que lhes confere legitimidade.
  • E. a credibilidade de seu conteúdo manifesto e os sinais de validação utilizados pela entidade produtora.

Sobre os conceitos de fidedignidade e de autenticidade do documento eletrônico arquivístico, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Fidedignidade é a capacidade de um documento arquivístico sustentar os fatos que atesta.
  • B. As regras de workflow definem o que será feito e como será feito, de tal maneira que os procedimentos administrativos e documentários estejam integrados.
  • C. A autenticidade de um documento está diretamente ligada ao modo, à forma e ao status de transmissão desse documento, bem como às condições de sua preservação e custódia.
  • D. O status de transmissão de um documento eletrônico arquivístico se refere ao grau de autenticidade, legalidade e historicidade.

Acerca de preservação e conservação de documentos, julgue os itens de 101 a 110. O alisamento é um dos métodos utilizados para a restauração de documentos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna. _____________________ os métodos de classificação podem ser divididos em três tipos: funcional, organizacional e por assuntos.

  • A. Nas compras da administração pública
  • B. No processo decisório
  • C. Na classificação de documentos públicos
  • D. Na hierarquia
  • E. Na gestão da qualidade

O meio pelo qual uma autoridade (executiva ou judicial) profere suas decisões, de caráter final ou interlocutório, exaradas diretamente nos expedientes que são submetidos a sua apreciação ou em folha separada constante de processo, recebe o nome de

  • A. sentença.
  • B. despacho.
  • C. parecer.
  • D. comentário.
  • E. sugestão.

Acerca de preservação e conservação de documentos, julgue os itens de 101 a 110. A técnica chamada de laminação consiste em envolver o documento com uma folha de papel de seda e outra de acetato de celulose, colocando-o em uma prensa hidráulica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinaturas, carimbos, timbres e selos, marcas convencionais de autenticidade de um documento, constituem o que os profissionais de arquivo chamam de

  • A. sinais de validação.
  • B. indicadores de qualidade.
  • C. valores agregados.
  • D. fatores de segurança.
  • E. elementos de follow-up.

Acerca de preservação e conservação de documentos, julgue os itens de 101 a 110. A limpeza dos documentos em papel pode ser feita com um pano macio, uma escova ou um aspirador de pó.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os sistemas informatizados de gestão de documentos e processos administrativos e judiciais, as tabelas processuais unificadas e a lista de verificação para baixa definitiva de autos constituem, entre outros, instrumentos do

  • A. Programa Memória do Mundo, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura − Unesco.
  • B. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional − Iphan.
  • C. Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário − Proname.
  • D. Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão de Processos e Documentos do Poder Judiciário − Moreq- Jus.
  • E. Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos − e-ARQ Brasil.

Acerca de princípios e conceitos arquivísticos, julgue os itens que se seguem. A aplicação do princípio da proveniência à classificação e ao agrupamento de documentos tem como principal consequência prática o surgimento do fundo de arquivo.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...