Questões de Arquivologia

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A descrição e análise das atividades, funções e competências da instituição, bem como da situação dos documentos nela acumulados (quantidade, datas-limite, condições de conservação, instrumentos de acesso disponíveis, frequência de uso) e das condições de infraestrutura de que dispõe (edifício, mobiliário, equipamentos, recursos humanos e financeiros), integram o chamado

  • A.

    guia de fontes.

  • B.

    plano de destinação.

  • C.

    inventário topográfico.

  • D.

    plano de armazenamento.

  • E.

    diagnóstico de arquivos.

Acerca das idéias desenvolvidas no texto, julgue os itens de 71 a 90.

A eliminação de documentos arquivísticos submetidos a processo de digitalização só deverá ocorrer se estiver prevista na tabela de temporalidade do órgão, aprovada pela autoridade competente na sua esfera de atuação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das tipologias documentais e dos suportes físicos, julgue os próximos itens.

A microfilmagem é grande aliada da redução de espaço ocupado pelos documentos arquivísticos em papel, bem como da preservação dos documentos originais. Entretanto, no caso dos documentos considerados de valor permanente, a microfilmagem não permite a eliminação dos documentos originais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do princípio da territorialidade, assinale a assertiva correta.

  • A.

    Não é aplicável no plano institucional.

  • B.

    Tem o mesmo sentido do princípio da pertinência territorial.

  • C.

    Surgiu da necessidade de superar a organização temática dos documentos.

  • D.

    Os arquivos deveriam ser entregues ao serviço de arquivo com jurisdição arquivística sobre o território ao qual o conteúdo se refere.

  • E.

    Os arquivos deveriam ser conservados nos serviços de arquivo do local em que foram produzidos.

Determinada organização instalada em Brasília enviou um documento a funcionário do MMA, a fim de que fossem resolvidos problemas entre as duas instituições. No MMA, o setor que recebeu o documento coletou algumas informações deste, incluindo-as em uma base de dados. Em seguida, o documento foi enviado para o destinatário, tramitando, posteriormente, em vários setores até que os problemas fossem resolvidos. Depois de arquivado por determinado período no último setor para onde havia sido enviado, o documento foi encaminhado a outro espaço, onde deve ser mantido até ser eliminado.

Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens subsequentes, acerca de arquivo.

Na situação considerada, o documento, antes de ser eliminado, deve ser mantido no arquivo permanente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nos arquivos correntes, costuma-se utilizar métodos que permitem a recuperação dos documentos, seja diretamente, quando sua disposição física coincide com os critérios de busca estabelecidos, seja indiretamente, sob a forma de instrumento auxiliar. A opção pela ordem temática enciclopédica determina que

  • A.

    todos os assuntos sejam distribuídos alfabeticamente.

  • B.

    haja uma combinação entre números sequenciais e sucessão temporal dos documentos.

  • C.

    os assuntos fiquem relacionados segundo sua disposição temporal.

  • D.

    os assuntos secundários fiquem subordinados aos assuntos principais.

  • E.

    os temas sejam ordenados de acordo com as unidades territoriais a que se referem.

Com relação ao gerenciamento da informação e da gestão de documentos aplicada aos arquivos governamentais, julgue os itens seguintes.

A gestão de documentos relaciona-se a uma área da administração geral vinculada à busca de economia e eficácia na produção, manutenção, uso e destinação final dos documentos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das tipologias documentais e dos suportes físicos, julgue os próximos itens.

Uma base de dados desenvolvida em uma instituição pública com vistas a atender, racionalizar e implementar uma de suas funções deve ser considerada como parte dos arquivos dessa instituição.

  • C. Certo
  • E. Errado

A aplicação dos princípios de identificação do fundo de arquivo tem como consequência

  • A.

    que a divisão ou seção interna de um organismo corresponde às condições requeridas para se produzir um fundo de arquivo.

  • B.

    que qualquer organismo detentor de uma existência jurídica e um nível de competência própria produz um fundo de arquivo.

  • C.

    que os órgãos dependentes de um organismo central não produzem fundos de arquivo que lhes são próprios.

  • D.

    que um mesmo organismo pode formar, dependendo de sua complexidade, mais de um fundo de arquivo.

  • E.

    que um fundo pode ser identificado em uma divisão ou seção interna de um organismo, mesmo dividindo competências com outras divisões ou seções internas.

Determinada organização instalada em Brasília enviou um documento a funcionário do MMA, a fim de que fossem resolvidos problemas entre as duas instituições. No MMA, o setor que recebeu o documento coletou algumas informações deste, incluindo-as em uma base de dados. Em seguida, o documento foi enviado para o destinatário, tramitando, posteriormente, em vários setores até que os problemas fossem resolvidos. Depois de arquivado por determinado período no último setor para onde havia sido enviado, o documento foi encaminhado a outro espaço, onde deve ser mantido até ser eliminado.

Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens subsequentes, acerca de arquivo.

O arquivo intermediário deve ser subordinado técnica e administrativamente ao arquivo permanente, para que seja evitada a proliferação de depósitos e mantida uniforme a política arquivística da instituição.

  • C. Certo
  • E. Errado
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