Questões de Arquivologia

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A respeito do gerenciamento da informação e da gestão de documentos, julgue os itens seguintes.

Documentos de arquivo produzidos ou recebidos por uma instituição pública ou privada, com valor administrativo, legal ou fiscal, considerados como parte do arquivo intermediário dessa instituição, são também considerados de valor secundário.

  • C. Certo
  • E. Errado

O método pelo qual se coloca a folha de papel a ser reforçada entre duas folhas transparentes de termoplástico é o da

  • A.

    laminação.

  • B.

    liofilização.

  • C.

    reenfibragem.

  • D.

    cartonagem.

  • E.

    encadernação.

Acerca da preservação de documentos, julgue os seguintes itens.

Os documentos em papel, ao serem parcialmente molhados ou expostos à umidade, não devem ser secados por meio de ventiladores, pois estes danificam os registros documentais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os arquivos permanentes, em seu programa descritivo, devem priorizar

  • A.

    a edição de textos e os catálogos seletivos.

  • B.

    os catálogos e inventários.

  • C.

    os guias e inventários.

  • D.

    os catálogos seletivos e guias.

  • E.

    os índices e catálogos.

Com relação aos requisitos funcionais para a gestão eletrônica de documentos, considere as afirmativas abaixo.

I. Os sistemas eletrônicos de gerenciamento de documentos devem ser idôneos, prevendo a limitação de acesso à tecnologia por meio da criação de privilégios de acesso (senha, cartões).

II. Os documentos não precisam ser completos, mas, devem conter elementos suficientes para atestar data, hora e lugar da produção.

III. São essenciais métodos que garantam a não adulteração dos documentos, incluindo a capacidade do sistema eletrônico, identificar o original, mecanismos de preservação (reprodução e migração) e de verificação da proveniência.

IV. Deve-se evitar a duplicação de documentos e garantir que as atividades sejam registradas em documentos de arquivo.

V. É essencial a definição de regras de workflow por meio da integração dos procedimentos administrativos e documentários e o estabelecimento de uma trilha de auditoria que registre todas as intervenções feitas no documento.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I e III.

  • B.

    I e IV.

  • C.

    III, IV e V.

  • D.

    II, III e V.

  • E.

    I, III, IV e V.

A respeito do gerenciamento da informação e da gestão de documentos, julgue os itens seguintes.

O protocolo é a porta de entrada e de saída dos documentos de uma instituição e, por suas características, faz parte das atividades dos arquivos correntes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nos sistemas automatizados de gerenciamento de documentos, os seguintes itens: telas definíveis pelo usuário, alteração de registros existentes, verificação de registros em duplicata, opções de multimídia e validação dos dados, referem-se ao critério de avaliação denominado

  • A.

    indexação dos dados.

  • B.

    recuperação da informação.

  • C.

    entrada de dados.

  • D.

    segurança dos dados.

  • E.

    definição da base de dados.

A respeito do gerenciamento da informação e da gestão de documentos, julgue os itens seguintes.

O acesso aos documentos recolhidos ao arquivo permanente, por natureza, é restrito, e esses documentos podem ser consultados apenas com autorização da instituição que os acumulou.

  • C. Certo
  • E. Errado

Papel, caderno, relatório e relatório de viagem são, respectivamente, exemplos de

  • A.

    gênero, suporte, tipo e espécie.

  • B.

    suporte, formato, espécie e tipo.

  • C.

    espécie, forma, formato e suporte.

  • D.

    tipo, espécie, suporte e técnica de registro.

  • E.

    formato, técnica de registro, gênero e forma.

A respeito da gestão de documentos aplicada a arquivos governamentais, julgue os itens seguintes.

Na gestão de documentos, a fase de produção refere-se à elaboração de documentos resultantes de atividades de um órgão ou setor e contribui para que sejam criados apenas documentos essenciais à administração e evitadas a duplicação e a emissão de vias desnecessárias.

  • C. Certo
  • E. Errado
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