Lista completa de Questões de Arquivologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito da gestão de documentos aplicada a arquivos governamentais, julgue os itens seguintes.
A fase da gestão de documentos em que são feitas a análise e a avaliação de documentos acumulados em arquivos é conhecida como preservação de documentos.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito da gestão de documentos aplicada a arquivos governamentais, julgue os itens seguintes.
Na gestão de documentos, as atividades de protocolo, a recuperação de informações e a elaboração de normas de acesso à documentação são desenvolvidas na fase de utilização de documentos.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca das técnicas de arquivo para documentos, julgue os itens a seguir.
Quanto à abrangência de sua atuação, os arquivos setoriais são aqueles destinados a receber somente os processos administrativos provenientes dos diversos órgãos que integram a estrutura de uma instituição.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito da gestão de documentos aplicada a arquivos governamentais, julgue os itens seguintes.
A gestão de documentos é aplicada originalmente na idade permanente.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca das idéias desenvolvidas no texto, julgue os itens de 71 a 90.
Os arquivos, à medida que aumentam em volume, tornam-se também mais complexos. A complexidade dos documentos públicos é causada, em grande parte, pela complexidade do próprio governo.
Arquivologia - Preservação, conservação e restauraçao de documentos arquivisticos - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
Para efeitos de preservação e conservação, estabilizar um documento significa
colocá-lo na posição horizontal, em gavetas ou caixas.
interromper processo de deterioração do suporte ou de seus agregados.
intercalar folhas em branco entre suas páginas, manuscritas ou impressas.
depositá-lo em câmara a vácuo, promovendo seu gradativo resfriamento.
impermeabilizá-lo, por meio de plastificação ou aplicação de spray.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito da gestão de documentos aplicada a arquivos governamentais, julgue os itens seguintes.
Uma das principais finalidades da gestão de documentos é a proteção dos documentos de valor permanente para a organização e a sociedade.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca das idéias desenvolvidas no texto, julgue os itens de 71 a 90.
A aplicação da tabela de temporalidade é recomendada para os documentos em suporte papel, não tendo, ainda, validade para os documentos eletrônicos. Espera-se, inclusive, que uma legislação específica seja aprovada.
Arquivologia - Preservação, conservação e restauraçao de documentos arquivisticos - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
Considera-se intervenção adequada, do ponto de vista da conservação dos documentos,
manter as janelas abertas, para que a luz natural do sol ilumine e aqueça o ambiente.
permitir que o dióxido de enxofre e os óxidos de nitrogênio criem uma película de proteção nos papéis.
estabelecer política de controle ambiental da temperatura e da umidade, evitando oscilações acentuadas.
aumentar os níveis de acidez e oxidação da celulose, a fim de proteger a documentação textual.
expor os documentos em suporte-papel à radiação ultravioleta, tanto natural quanto artificial.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Determinada organização instalada em Brasília enviou um documento a funcionário do MMA, a fim de que fossem resolvidos problemas entre as duas instituições. No MMA, o setor que recebeu o documento coletou algumas informações deste, incluindo-as em uma base de dados. Em seguida, o documento foi enviado para o destinatário, tramitando, posteriormente, em vários setores até que os problemas fossem resolvidos. Depois de arquivado por determinado período no último setor para onde havia sido enviado, o documento foi encaminhado a outro espaço, onde deve ser mantido até ser eliminado.
Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens subsequentes, acerca de arquivo.
A inclusão de dados sobre o documento em uma base de dados é conhecida como registro de documentos e faz parte das atividades de protocolo, vinculadas aos arquivos correntes.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...