Questões de Arquivologia

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Quanto à legislação arquivística, julgue os itens de 96 a 105.

Uma das finalidades do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo (SIGA) é recolher para eliminação os documentos não orgânicos acumulados pela administração pública federal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos conceitos fundamentais de arquivologia, julgue os itens a seguir.

O documento de arquivo é fonte de prova e esse potencial probatório advém das seguintes características desse tipo de documento: autenticidade, naturalidade, imparcialidade, interrelacionamento e unicidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

A gestão de documentos originou-se da impossibilidade de se lidar, de acordo com moldes tradicionais, com as massas cada vez maiores de documentos produzidos pelas administrações públicas americanas e canadenses. Assim, com base nas soluções apontadas por comissões governamentais nomeadas para a reforma administrativa dos Estados Unidos da América e do Canadá, no final da década de 1940, foram estabelecidos princípios de racionalidade administrativa a partir da intervenção nas etapas do ciclo documental.

                       

Considerando o texto acima, julgue os itens de 71 a 84, acerca do gerenciamento da informação e da gestão de documentos aplicados aos arquivos governamentais.

A gestão de documentos deve estar articulada às demais políticas informacionais existentes no órgão público, tais como as de sistemas de informação e de segurança da informação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto à legislação arquivística, julgue os itens de 96 a 105.

O Arquivo Nacional, os arquivos do Poder Executivo federal, os arquivos do Poder Legislativo federal e os arquivos do Poder Judiciário federal integram o Sistema Nacional de Arquivos, bem como os arquivos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Distrito Federal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da teoria e da prática de arranjo e descrição em arquivos permanentes, julgue os itens de 101 a 110.

O princípio da santidade defende que se deve respeitar o órgão de origem, não deixando que seus documentos se misturem com os de outro órgão.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto ao planejamento, organização e direção de serviços de arquivo, julgue os itens subseqüentes.

O serviço de arquivo de uma instituição privada é responsável pela guarda de documentos das idades intermediária e permanente.

  • C. Certo
  • E. Errado

A gestão de documentos originou-se da impossibilidade de se lidar, de acordo com moldes tradicionais, com as massas cada vez maiores de documentos produzidos pelas administrações públicas americanas e canadenses. Assim, com base nas soluções apontadas por comissões governamentais nomeadas para a reforma administrativa dos Estados Unidos da América e do Canadá, no final da década de 1940, foram estabelecidos princípios de racionalidade administrativa a partir da intervenção nas etapas do ciclo documental.

                       

Considerando o texto acima, julgue os itens de 71 a 84, acerca do gerenciamento da informação e da gestão de documentos aplicados aos arquivos governamentais.

A gestão arquivística de documentos compreende a definição da política arquivística, a designação de responsabilidades e o planejamento e a implantação do programa de gestão.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto à legislação arquivística, julgue os itens de 96 a 105.

Todo órgão público deverá ter uma comissão permanente de avaliação de documentos, que terá a responsabilidade de orientar e realizar o processo de análise, avaliar e selecionar a documentação produzida e acumulada no seu âmbito de atuação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Dos gêneros de documentos escritos, a correspondência merece tratamento especial por constituir uma parte considerável dos acervos arquivísticos. Quanto às correspondências, assinale a opção correta.

  • A.

    A correspondência externa é aquela trocada entre os órgãos de uma mesma instituição.

  • B.

    A correspondência particular recebida em um órgão público deve, obrigatoriamente, ser registrada no setor de protocolo do órgão.

  • C.

    O setor de protocolo deverá abrir as correspondências oficiais mesmo que sejam confidenciais ou reservadas.

  • D.

    Ofícios, cartas, telegramas, avisos e memorandos são espécies de correspondência.

Acerca da teoria e da prática de arranjo e descrição em arquivos permanentes, julgue os itens de 101 a 110.

A ordem original dos documentos de um arquivo é o fluxo natural com que eles foram produzidos e não os detalhes de ordenação do arquivamento nos setores de trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

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