Questões de Arquivologia

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Os arquivos de um determinado órgão da administração pública brasileira apresentam as seguintes características: dossiês de correspondência expedida e recebida; disposição cronológica dos documentos; classificação aleatória por assunto; mistura de documentos de arquivo com publicações sem relação direta com a organização; não-consideração de documentos técnicos e científicos como de arquivo; criação de depósitos (arquivo morto) de documentação semi-ativa e inativa sem qualquer tratamento; microfilmagem ou digitalização de acervos que não foram previamente classificados, avaliados e descritos; inexistência de cuidados básicos destinados a preservação física de acervos em qualquer suporte; descartes feitos com o critério básico de desocupação de espaços físicos ou, apenas, considerando os valores legais dos documentos.

                                            

A respeito do arquivo descrito no texto acima, julgue os seguintes

itens.

Percebe-se, pela descrição feita no texto, que a classificação adotada nos arquivos é do tipo funcional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos conceitos fundamentais de arquivologia, julgue os itens a seguir.

A qualidade da informação relacionada a processos depende da qualidade e da estabilidade dos vínculos entre a informação e os seus processos geradores.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os procedimentos referentes a diagnóstico da situação do acervo, elaboração de um quadro de assuntos, pesquisa dos prazos de guarda e relatórios são componentes essenciais do processo de

  • A.

    encerramento do período de arquivamento.

  • B.

    avaliação em acervos acumulados.

  • C.

    critério de guarda eventual.

  • D.

    possibilidade de uso de acervo.

  • E.

    conhecimento das atividades típicas.

Os arquivos de um determinado órgão da administração pública brasileira apresentam as seguintes características: dossiês de correspondência expedida e recebida; disposição cronológica dos documentos; classificação aleatória por assunto; mistura de documentos de arquivo com publicações sem relação direta com a organização; não-consideração de documentos técnicos e científicos como de arquivo; criação de depósitos (arquivo morto) de documentação semi-ativa e inativa sem qualquer tratamento; microfilmagem ou digitalização de acervos que não foram previamente classificados, avaliados e descritos; inexistência de cuidados básicos destinados a preservação física de acervos em qualquer suporte; descartes feitos com o critério básico de desocupação de espaços físicos ou, apenas, considerando os valores legais dos documentos.

                                            

A respeito do arquivo descrito no texto acima, julgue os seguintes

itens.

O descarte de documentos feito a partir da identificação dos valores legais é o principal critério de avaliação de documentos públicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Documento é o suporte da informação. Então, informação é

  • A.

    a idéia ou mensagem contida em um documento.

  • B.

    todo documento escrito, como livro, revista, relatório etc.

  • C.

    um conjunto de documentos que tratam do mesmo assunto.

  • D.

    a parte material de que os documentos são feitos.

  • E.

    aquele documento que foi considerado de valor.

Acerca dos conceitos fundamentais de arquivologia, julgue os itens a seguir.

O meio, o suporte e a função limitam o conceito de documento de arquivo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os documentos de um arquivo possuem valores característicos que evidenciam suas funções. Assim, quando testemunham a política e os procedimentos adotados pelos órgãos, quando envolvem proteção de direitos a curto e a longo prazos e apresentam caráter probatório, e valor legal, podendo também registrar o controle orçamentário, são identificados como documentos de valor

  • A.

    intrínseco.

  • B.

    efetivo.

  • C.

    substancial.

  • D.

    primário.

  • E.

    precaucional.

A gestão de documentos originou-se da impossibilidade de se lidar, de acordo com moldes tradicionais, com as massas cada vez maiores de documentos produzidos pelas administrações públicas americanas e canadenses. Assim, com base nas soluções apontadas por comissões governamentais nomeadas para a reforma administrativa dos Estados Unidos da América e do Canadá, no final da década de 1940, foram estabelecidos princípios de racionalidade administrativa a partir da intervenção nas etapas do ciclo documental.

                       

Considerando o texto acima, julgue os itens de 71 a 84, acerca do gerenciamento da informação e da gestão de documentos aplicados aos arquivos governamentais.

A gestão de documentos se institucionalizou com a aprovação da Lei n.º 8.159/1991, que dispôs sobre a política nacional de arquivos públicos e privados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto à legislação arquivística, julgue os itens de 96 a 105.

A UnB, por se tratar de um órgão da administração indireta, não precisa recolher seu arquivo permanente ao Arquivo Nacional, em Brasília.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quando uma autoridade determina a guarda de um documento que já cumpriu a sua tramitação, esse documento deve ser

  • A.

    descartado.

  • B.

    arquivado.

  • C.

    despachado.

  • D.

    reproduzido.

  • E.

    expedido.

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