Lista completa de Questões de Arquivologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Os arquivos de um determinado órgão da administração pública brasileira apresentam as seguintes características: dossiês de correspondência expedida e recebida; disposição cronológica dos documentos; classificação aleatória por assunto; mistura de documentos de arquivo com publicações sem relação direta com a organização; não-consideração de documentos técnicos e científicos como de arquivo; criação de depósitos (arquivo morto) de documentação semi-ativa e inativa sem qualquer tratamento; microfilmagem ou digitalização de acervos que não foram previamente classificados, avaliados e descritos; inexistência de cuidados básicos destinados a preservação física de acervos em qualquer suporte; descartes feitos com o critério básico de desocupação de espaços físicos ou, apenas, considerando os valores legais dos documentos.
A respeito do arquivo descrito no texto acima, julgue os seguintes
itens.
Percebe-se, pela descrição feita no texto, que a classificação adotada nos arquivos é do tipo funcional.
Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca dos conceitos fundamentais de arquivologia, julgue os itens a seguir.
A qualidade da informação relacionada a processos depende da qualidade e da estabilidade dos vínculos entre a informação e os seus processos geradores.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2008
Os procedimentos referentes a diagnóstico da situação do acervo, elaboração de um quadro de assuntos, pesquisa dos prazos de guarda e relatórios são componentes essenciais do processo de
encerramento do período de arquivamento.
avaliação em acervos acumulados.
critério de guarda eventual.
possibilidade de uso de acervo.
conhecimento das atividades típicas.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Os arquivos de um determinado órgão da administração pública brasileira apresentam as seguintes características: dossiês de correspondência expedida e recebida; disposição cronológica dos documentos; classificação aleatória por assunto; mistura de documentos de arquivo com publicações sem relação direta com a organização; não-consideração de documentos técnicos e científicos como de arquivo; criação de depósitos (arquivo morto) de documentação semi-ativa e inativa sem qualquer tratamento; microfilmagem ou digitalização de acervos que não foram previamente classificados, avaliados e descritos; inexistência de cuidados básicos destinados a preservação física de acervos em qualquer suporte; descartes feitos com o critério básico de desocupação de espaços físicos ou, apenas, considerando os valores legais dos documentos.
A respeito do arquivo descrito no texto acima, julgue os seguintes
itens.
O descarte de documentos feito a partir da identificação dos valores legais é o principal critério de avaliação de documentos públicos.
Documento é o suporte da informação. Então, informação é
a idéia ou mensagem contida em um documento.
todo documento escrito, como livro, revista, relatório etc.
um conjunto de documentos que tratam do mesmo assunto.
a parte material de que os documentos são feitos.
aquele documento que foi considerado de valor.
Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca dos conceitos fundamentais de arquivologia, julgue os itens a seguir.
O meio, o suporte e a função limitam o conceito de documento de arquivo.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2008
Os documentos de um arquivo possuem valores característicos que evidenciam suas funções. Assim, quando testemunham a política e os procedimentos adotados pelos órgãos, quando envolvem proteção de direitos a curto e a longo prazos e apresentam caráter probatório, e valor legal, podendo também registrar o controle orçamentário, são identificados como documentos de valor
intrínseco.
efetivo.
substancial.
primário.
precaucional.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A gestão de documentos originou-se da impossibilidade de se lidar, de acordo com moldes tradicionais, com as massas cada vez maiores de documentos produzidos pelas administrações públicas americanas e canadenses. Assim, com base nas soluções apontadas por comissões governamentais nomeadas para a reforma administrativa dos Estados Unidos da América e do Canadá, no final da década de 1940, foram estabelecidos princípios de racionalidade administrativa a partir da intervenção nas etapas do ciclo documental.
Considerando o texto acima, julgue os itens de 71 a 84, acerca do gerenciamento da informação e da gestão de documentos aplicados aos arquivos governamentais.
A gestão de documentos se institucionalizou com a aprovação da Lei n.º 8.159/1991, que dispôs sobre a política nacional de arquivos públicos e privados.
Arquivologia - Política Públicas/Legislação Arquivística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Quanto à legislação arquivística, julgue os itens de 96 a 105.
A UnB, por se tratar de um órgão da administração indireta, não precisa recolher seu arquivo permanente ao Arquivo Nacional, em Brasília.
Quando uma autoridade determina a guarda de um documento que já cumpriu a sua tramitação, esse documento deve ser
descartado.
arquivado.
despachado.
reproduzido.
expedido.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...