Questões de Arquivologia

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A passagem de documentos do arquivo intermediário para o arquivo permanente denomina-se:

  • A. transferência;
  • B. recolhimento;
  • C. arranjo;
  • D. armazenamento;
  • E. descrição.

Instruções: Para responder às questões de números 25 a 29, considere o enunciado abaixo, com o complemento que se pede em cada questão. O Sistema de Arquivos da Câmara dos Deputados, instituído por Ato da Mesa no 15, de 18 de maio de 1999, fixa as atribuições

dos órgãos setoriais, como

  • A.

    arranjar e descrever documentos recolhidos ao depósito permanente.

  • B.

    aprovar a padronização de formulários.

  • C.

    promover cursos de treinamento de pessoal administrativo.

  • D.

    emitir pareceres jurídicos sobre desclassificação de informações.

  • E.

    transferir documentos ao órgão central.

Instruções: Para responder às questões de números 25 a 29, considere o enunciado abaixo, com o complemento que se pede em cada questão. O Sistema de Arquivos da Câmara dos Deputados, instituído por Ato da Mesa no 15, de 18 de maio de 1999, fixa as atribuições

dos órgãos detentores de arquivos correntes, como

  • A.

    elaborar a política arquivística da instituição.

  • B.

    transferir documentos aos órgãos setoriais.

  • C.

    publicar guias e inventários.

  • D.

    promover intercâmbio metodológico com entidades similares, dentro e fora do país.

  • E.

    receber dos órgãos setoriais documentos de guarda intermediária.

O SIGAD − conjunto de procedimentos e operações técnicas realizadas por computador, mediante softwares específicos ou integrados − significa, de acordo com o Conselho Nacional de Arquivos,

  • A. Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos.
  • B. Standard Informations and General Administration Development.
  • C. Sistematização de Informações e Gerenciamento de Arquivos e Documentos.
  • D. Sistema Integrado de Gerenciamento e Administração de Documentos.
  • E. Sistema Internacional de Gestão de Arquivos Digitais.

Instruções: Para responder às questões de números 25 a 29, considere o enunciado abaixo, com o complemento que se pede em cada questão. O Sistema de Arquivos da Câmara dos Deputados, instituído por Ato da Mesa no 15, de 18 de maio de 1999, fixa as atribuições

do órgão responsável pelo protocolo central, como

  • A.

    acompanhar métodos e rotinas de trabalho.

  • B.

    selecionar documentos e transferi-los para o órgão central.

  • C.

    atribuir graus de sigilo aos documentos produzidos na unidade.

  • D.

    controlar o trâmite e recuperar as informações dos documentos em curso.

  • E.

    microfilmar os processos autuados.

As informações que permitem o rastreamento das intervenções efetuadas no sistema computacional ou no próprio documento digital configuram, em seu conjunto, a chamada

  • A. autenticação eletrônica.
  • B. criptografia simétrica.
  • C. migração de base.
  • D. autoridade certificadora.
  • E. trilha de auditoria.

Só devem ingressar no arquivo permanente os documentos

  • A. correspondentes às atividades-fim da instituição.
  • B. em suporte de durabilidade comprovada.
  • C. que permaneceram 10 anos ou mais no arquivo intermediário.
  • D. indicados em pesquisa junto aos usuários.
  • E. liberados de restrições de acesso.

Na descrição dos arquivos permanentes, os instrumentos de pesquisa voltados para a localização específica de unidades documentais são os

  • A. catálogos e índices.
  • B. guias e inventários.
  • C. guias e catálogos.
  • D. inventários e catálogos.
  • E. inventários e índices.

Atividades como visitas guiadas, oficinas, exposições, concursos e jogos, mediante utilização de textos em linguagem acessível, têm sido incorporadas às rotinas das instituições arquivísticas, numa tentativa de aproximá-las de um público externo não-especializado, sobretudo de estudantes. Trata-se do chamado serviço de

  • A. referência.
  • B. apoio cultural.
  • C. reprografia
  • D. documentação e memória.
  • E. consulta.

Acerca da legislação arquivística brasileira, julgue os próximos itens.

O Conselho Nacional de Arquivos, criado pela Lei n.º 8.159/1991, tem por finalidade definir a política nacional de arquivos públicos e privados, bem como exercer orientação normativa visando à gestão documental e à proteção especial aos documentos de arquivo.

  • C. Certo
  • E. Errado
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