Questões de Arquivologia

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A classificação é uma operação técnica destinada a organizar a documentação em classes genéricas, representando hierarquias que estão relacionadas com:

  • A. atividades e funções;
  • B. atividades e ordenações;
  • C. funções e ordenações;
  • D. funções e descrições;
  • E. atividades e descrições.

A famosa carta régia de abertura dos portos brasileiros às nações amigas, de 1808, se digitalizada e registrada em disco óptico, pode ser considerada documento do gênero

  • A.

    iconográfico.

  • B.

    textual.

  • C.

    fac-similar.

  • D.

    fotográfico.

  • E.

    audiovisual.

O instrumento de pesquisa elaborado por Flávio Guerra e publicado em Recife, em 1969, pelo Arquivo Público Estadual, sob o título de Alguns documentos de arquivos portugueses de interesse para a história de Pernambuco: Arquivo Nacional da Torre do Tombo e Arquivo Histórico Ultramarino, é exemplo de

  • a.

    guia ou guia de fontes.

  • b.

    inventário sumário ou analítico.

  • c.

    repertório ou catálogo seletivo.

  • d.

    catálogo sumário ou analítico.

  • e.

    índice ou edição de documentos.

O conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento dos documentos em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente é o que chamamos de:

  • A. planejamento arquivístico;
  • B. gestão de informações;
  • C. planejamento de informações;
  • D. estratégia administrativa;
  • E. gestão de documentos.

Como instrumento descritivo, o inventário toma por unidade

  • a.

    documentos previamente selecionados, pertencentes a um ou mais fundos, segundo um critério temático.

  • b.

    a peça documental, respeitada ou não a ordem de classificação.

  • c.

    descritores ou palavras-chave que permitam a recuperação posterior do conteúdo dos documentos.

  • d.

    fundos e grupos de um ou mais arquivos, desde que relacionados com o mesmo tema.

  • e.

    a série documental, independentemente da ordem de classificação adotada.

Avalie as afirmativas a seguir, sobre documentos de arquivo:

I. são produzidos e/ou recebidos por pessoa física ou jurídica, pública ou privada.

II. constituem elementos de prova ou de informação.

III. formam um conjunto sem organicidade.

IV. não refletem as atividades a que se vinculam.

V. expressam os atos de seus produtores no exercício de suas funções.

Estão corretas apenas as afirmativas:

  • A. I, II e III;
  • B. I, II e V;
  • C. II, IV e V;
  • D. II, III e IV;
  • E. III, IV e V.

Na elaboração de planos de classificação de documentos de arquivo, é preciso levar em conta, no âmbito da instituição de origem, entre outros elementos,

  • A.

    a estrutura organizacional, isto é, o conjunto de atividades conferidas legalmente ao órgão e suas unidades, para cumprimento de objetivos específicos.

  • B.

    as atividades, isto é, o conjunto de ações ou encargos desenvolvidos de modo contínuo e rotineiro, para cumprimento das competências do órgão.

  • C.

    as atribuições, isto é, o fracionamento e escalonamento da autoridade em diferentes níveis.

  • D.

    a hierarquia, isto é, o conjunto de ações desempenhadas por autoridades e servidores, para cumprimento das competências do órgão a que estão subordinados legalmente.

  • E.

    a competência, isto é, o conjunto de unidades administrativas ligadas por relações de hierarquia e coordenação.

O conjunto articulado de informações referentes a uma unidade de descrição recebe o nome de

  • a.

    descritor.

  • b.

    palavra-chave.

  • c.

    dado.

  • d.

    verbete.

  • e.

    índice.

Nas administrações pública e privada as unidades responsáveis pelo conjunto de operações técnicas que caracterizam os serviços de gestão de documentos correntes são geralmente conhecidas como:

  • A. protocolo e arquivo permanente;
  • B. protocolo e arquivo histórico;
  • C. protocolo e arquivo;
  • D. arquivo permanente e arquivo histórico;
  • E.

    arquivo permanente e arquivo administrativo.

O principal instrumento de destinação de documentos é

  • A.

    o guia de fundos.

  • B.

    a tabela de equivalência.

  • C.

    a tabela de temporalidade.

  • D.

    o plano de classificação.

  • E.

    o inventário topográfico.

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