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O instrumento de pesquisa que descreve unitariamente as peças documentais de uma ou mais séries, ou ainda de um conjunto de documentos, respeitada ou não a ordem de classificação, é conhecido como:
Arquivologia - Tipologias documentais e suportes físicos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Os documentos de arquivo podem, de acordo com suas características, ser classificados segundo o gênero. São gêneros documentais
textuais, iconográficos e filmográficos.
escritos, finalísticos e sonoros.
sonoros, informáticos e repertórios.
textuais, tipológicos e magnéticos.
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A partir do texto acima, julgue os itens que se seguem, com referência à natureza dos documentos.
I Formato é a configuração que assume um documento de acordo com a disposição e a natureza das informações nele contidas. São exemplos de formatos: ata, relatório e organograma.
II A configuração física de um suporte, de acordo com sua natureza e o modo como foi confeccionado, é chamada de espécie. São exemplos de espécies: formulários, fichas e tiras de microfilme.
III A configuração que assume um documento de acordo com o sistema de signos utilizado na comunicação de seu conteúdo é conhecida como gênero. Os gêneros podem ser audiovisuais (filmes), fonográficos (discos, fitas); magnéticos/informáticos (disquetes, CD-ROM).
IV O que define um tipo de documento é a configuração que este assume de acordo com a atividade que o gerou, como, por exemplo, ata de posse, boletim de notas e freqüência de visitantes.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e III.
II e IV.
III e IV.
A arquivologia baseia-se, entre outros, no princípio da
pertinência, pelo qual os documentos refletem a estrutura, as funções e as atividades da instituição acumuladora.
reversibilidade, pelo qual os documentos detêm, simultaneamente, valores primários e secundários.
divisibilidade, pelo qual os documentos permanecem íntegros e autênticos mesmo quando alienados, dispersos ou mutilados.
multiplicidade, pelo qual os documentos prescindem do contexto em que foram produzidos.
cumulatividade, pelo qual os documentos se sedimentam de forma progressiva, natural e orgânica.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
Considerando as características dos arquivos em cada etapa de seu ciclo vital, pode-se afirmar que
os documentos da fase intermediária correspondem aos que foram gerados no desempenho das atividades- fim da instituição de origem.
a freqüência de uso e a validade das disposições contidas nos documentos constituem critérios para a configuração dos depósitos de primeira e segunda idades.
o processo de avaliação decorre da transferência, isto é, da passagem dos documentos da fase intermediária para a permanente, depois de cumpridos os prazos estabelecidos nas tabelas de temporalidade.
o instrumento de pesquisa típico da fase corrente é o guia, por oferecer uma visão panorâmica das principais séries documentais que integram o acervo.
os critérios de classificação dos documentos correntes devem ser substituídos, nas instituições de custódia permanente, por aqueles que privilegiam temas ligados à pesquisa histórica.
O respeito à ordem original significa que deve-se manter, na organização dos arquivos permanentes,
a ordenação adotada no órgão de origem, independentemente de sua funcionalidade.
a lógica inerente aos diferentes contextos de produção e acumulação de documentos.
a disposição temática dos documentos, segundo um critério de pertinência.
os princípios hierárquicos da estrutura organizacional da instituição.
os invólucros e o sistema de notação utilizados na fase corrente.
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Dentre as atividades desenvolvidas pelos serviços de protocolo incluem-se
a redação de ofícios e seu encaminhamento.
a elaboração de tabelas de temporalidade e a eliminação de documentos desprovidos de valor.
o calendário de eventos e a programação cultural da instituição.
a microfilmagem e a digitalização de arquivos de valor intermediário.
o registro e a movimentação de documentos.
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Acerca de arquivo, julgue os seguintes itens.
Recebimento e classificação, registro e movimentação e conservação e preservação são rotinas de protocolo.
A quantificação final dos documentos textuais em suportepapel, nos depósitos com grandes massas acumuladas, é expressa, via de regra, por meio de
toneladas.
quilos.
caixas-arquivo.
metros lineares.
metros cúbicos.
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Acerca de arquivo, julgue os seguintes itens.
As correspondências particulares recebidas por um órgão público devem ser registradas no protocolo e enviadas aos seus destinatários.
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