Questões de Arquivologia

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O instrumento de pesquisa que descreve unitariamente as peças documentais de uma ou mais séries, ou ainda de um conjunto de documentos, respeitada ou não a ordem de classificação, é conhecido como:

  • A. inventário;
  • B. guia;
  • C. índice;
  • D. periódico;
  • E. catálogo.

Os documentos de arquivo podem, de acordo com suas características, ser classificados segundo o gênero. São gêneros documentais

  • A.

    textuais, iconográficos e filmográficos.

  • B.

    escritos, finalísticos e sonoros.

  • C.

    sonoros, informáticos e repertórios.

  • D.

    textuais, tipológicos e magnéticos.

A partir do texto acima, julgue os itens que se seguem, com referência à natureza dos documentos.

I Formato é a configuração que assume um documento de acordo com a disposição e a natureza das informações nele contidas. São exemplos de formatos: ata, relatório e organograma.

II A configuração física de um suporte, de acordo com sua natureza e o modo como foi confeccionado, é chamada de espécie. São exemplos de espécies: formulários, fichas e tiras de microfilme.

III A configuração que assume um documento de acordo com o sistema de signos utilizado na comunicação de seu conteúdo é conhecida como gênero. Os gêneros podem ser audiovisuais (filmes), fonográficos (discos, fitas); magnéticos/informáticos (disquetes, CD-ROM).

IV O que define um tipo de documento é a configuração que este assume de acordo com a atividade que o gerou, como, por exemplo, ata de posse, boletim de notas e freqüência de visitantes.

Estão certos apenas os itens

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    III e IV.

A arquivologia baseia-se, entre outros, no princípio da

  • a.

    pertinência, pelo qual os documentos refletem a estrutura, as funções e as atividades da instituição acumuladora.

  • b.

    reversibilidade, pelo qual os documentos detêm, simultaneamente, valores primários e secundários.

  • c.

    divisibilidade, pelo qual os documentos permanecem íntegros e autênticos mesmo quando alienados, dispersos ou mutilados.

  • d.

    multiplicidade, pelo qual os documentos prescindem do contexto em que foram produzidos.

  • e.

    cumulatividade, pelo qual os documentos se sedimentam de forma progressiva, natural e orgânica.

Considerando as características dos arquivos em cada etapa de seu ciclo vital, pode-se afirmar que

  • A.

    os documentos da fase intermediária correspondem aos que foram gerados no desempenho das atividades- fim da instituição de origem.

  • B.

    a freqüência de uso e a validade das disposições contidas nos documentos constituem critérios para a configuração dos depósitos de primeira e segunda idades.

  • C.

    o processo de avaliação decorre da transferência, isto é, da passagem dos documentos da fase intermediária para a permanente, depois de cumpridos os prazos estabelecidos nas tabelas de temporalidade.

  • D.

    o instrumento de pesquisa típico da fase corrente é o guia, por oferecer uma visão panorâmica das principais séries documentais que integram o acervo.

  • E.

    os critérios de classificação dos documentos correntes devem ser substituídos, nas instituições de custódia permanente, por aqueles que privilegiam temas ligados à pesquisa histórica.

O respeito à ordem original significa que deve-se manter, na organização dos arquivos permanentes,

  • a.

    a ordenação adotada no órgão de origem, independentemente de sua funcionalidade.

  • b.

    a lógica inerente aos diferentes contextos de produção e acumulação de documentos.

  • c.

    a disposição temática dos documentos, segundo um critério de pertinência.

  • d.

    os princípios hierárquicos da estrutura organizacional da instituição.

  • e.

    os invólucros e o sistema de notação utilizados na fase corrente.

Dentre as atividades desenvolvidas pelos serviços de protocolo incluem-se

  • A.

    a redação de ofícios e seu encaminhamento.

  • B.

    a elaboração de tabelas de temporalidade e a eliminação de documentos desprovidos de valor.

  • C.

    o calendário de eventos e a programação cultural da instituição.

  • D.

    a microfilmagem e a digitalização de arquivos de valor intermediário.

  • E.

    o registro e a movimentação de documentos.

Acerca de arquivo, julgue os seguintes itens.

Recebimento e classificação, registro e movimentação e conservação e preservação são rotinas de protocolo.

  • C. Certo
  • E. Errado

A quantificação final dos documentos textuais em suportepapel, nos depósitos com grandes massas acumuladas, é expressa, via de regra, por meio de

  • a.

    toneladas.

  • b.

    quilos.

  • c.

    caixas-arquivo.

  • d.

    metros lineares.

  • e.

    metros cúbicos.

Acerca de arquivo, julgue os seguintes itens.

As correspondências particulares recebidas por um órgão público devem ser registradas no protocolo e enviadas aos seus destinatários.

  • C. Certo
  • E. Errado
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