Lista completa de Questões de Arquivologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A arquivística pode ser abordada de três maneiras: uma maneira unicamente administrativa (records management), cuja principal preocupação é ter em conta os arquivos corrente e intermediário; uma maneira tradicional, que põe a tônica exclusivamente no arquivo permanente; ou, por último, uma maneira que tem como objetivo ocupar-se, simultaneamente, dos arquivos corrente, intermediário e permanente. Essa última abordagem é conhecida como arquivística integrada, proposta pelos canadenses. Não faz parte dos objetivos da arquivística integrada
garantir a unidade e a continuidade das intervenções do arquivista nos documentos de uma instituição e permitir assim uma perspectiva do princípio das três idades e das noções de valor primário e de valor secundário.
permitir a articulação e a estruturação das atividades arquivísticas em uma política de organização dos arquivos.
integrar o valor primário e o valor secundário em uma definição mais ampla de arquivo.
intervir, de forma sistemática, na eliminação da informação orgânica, preservando, assim, a informação não orgânica.
Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A respeito dos conceitos, teorias e princípios fundamentais da arquivologia, julgue os seguintes itens.
Na primeira idade arquivística, são funções ou tarefas arquivísticas: apoiar e(ou) controlar a produção e a tramitação do documento, realizar a classificação, atender às freqüentes consultas administrativas durante a primeira guarda, e estabelecer a conexão entre o documento e os respectivos prazos de destinação, por meio da avaliação. A segunda idade começa com a passagem dos documentos à condição de semi-ativos, quando, ficam temporariamente retidos por razões de precaução, isto é, por razões jurídicas e administrativas. Nessas duas primeiras fases, os documentos são utilizados em função de seu valor primário, que coincide com as razões de sua criação.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
O diagnóstico da situação arquivística é um instrumento fundamental para se conhecer a amplitude dos problemas e construir soluções adequadas. Assinale a opção incorreta sobre o diagnóstico.
O estado de conservação dos documentos é uma informação relevante e deve ser incluída no diagnóstico.
O diagnóstico é uma fase que precede a elaboração do plano de classificação e da tabela de temporalidade.
O conhecimento sobre a existência ou não de padronização de uso do mobiliário e do material de acondicionamento é um dos elementos do diagnóstico.
O diagnóstico pode ser elaborado simultaneamente ao instrumento de pesquisa.
Arquivologia - Política Públicas/Legislação Arquivística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os itens a seguir, acerca de política arquivística e organização dos arquivos públicos, segundo a legislação brasileira.
Os setores arquivísticos integrantes do SINAR, independentemente de sua localização em determinado órgão ou entidade, são subordinados e vinculados administrativamente ao CONARQ, devendo seguir as diretrizes e normas por ele estabelecidas.
O arquivo, além de suas funções relacionadas ao recolhimento, custódia, preservação e organização de fundos documentais, pode oferecer serviços de assistência educativa. Assinale a opção que não corresponde a ações educativas que podem ser realizadas pelo arquivo.
visitas guiadas
exposição de originais
assistência técnica
campanha de coleta de documentos familiares
Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Em relação a informação orgânica, assinale a opção correta.
A informação não orgânica é aquela produzida ou recebida pelas atividades-meio e fim da organização.
A informação orgânica é aquela elaborada, enviada ou recebida fora do âmbito da missão da organização.
A informação orgânica dá origem aos centros de documentação.
A informação não orgânica em uma organização pode ser, na sua origem, informação orgânica.
Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A respeito dos conceitos, teorias e princípios fundamentais da arquivologia, julgue os seguintes itens.
Terminada a vigência jurídico-administrativa, é realizada a transferência dos documentos para a guarda de terceira idade, fase em que as principais funções arquivísticas são o arranjo e a descrição dos documentos.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Em um diagnóstico da situação arquivística, é fundamental quantificar o acervo documental. As informações quantitativas servirão para prever tempo, equipe e material. Acerca da quantificação de documentos de arquivo, assinale a opção correta.
As ampliações fotográficas devem ser mensuradas por metro linear.
Os negativos fotográficos devem ser quantificados por fotograma.
Os mapas e plantas devem ser mensurados por metro cúbico.
Os filmes cinematográficos devem ser quantificados pelo número de planos existentes em cada rolo.
Alguns estudos dedicados à função cultural dos arquivos têm como modelo a ação cultural dos museus. Uma simples análise das funções essenciais de um museu e de um arquivo evidencia diferenças importantes que inviabilizam ou tornam difícil a utilização do modelo citado. Considerando a participação dos arquivos na concepção e execução de atividades culturais das instituições, julgue os itens a seguir.
I O arquivo deve buscar o equilíbrio entre as atividades do tipo cultural e a função de suporte na gestão administrativa da instituição.
II A realização de atividades culturais no arquivo deve subordinar-se à política nacional de arquivos.
III A integração das atividades do arquivo na política cultural projeta-o para uma dimensão além daquela dos pesquisadores.
Assinale a opção correta.
Nenhum item está certo.
Apenas os itens I e II estão certos.
Apenas os itens I e III estão certos.
Todos os itens estão certos.
Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Schellenberg define arranjo como o "processo de agrupamento dos documentos singulares em unidades significativas e o agrupamento, em relação significativa, de tais unidades entre si". Nessa definição, a expressão "relação significativa" é utilizada com o sentido de princípio da
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...