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Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A respeito dos conceitos, teorias e princípios fundamentais da arquivologia, julgue os seguintes itens.
Segundo a teoria arquivística, os conjuntos documentais devem ser organizados, considerando-se sua acumulação progressiva, natural e orgânica, além das atividades da instituição ou pessoa, em seu contexto de produção. O arquivo organizado deve, assim, refletir a estrutura, as funções, as atividades da entidade produtora, ou seja, todas as suas relações administrativas internas e externas, o que se denomina naturalidade ou cumulatividade.Arquivologia - Gerenciamento arquivistico de documentos eletronicos - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
Um dos problemas enfrentados pelo arquivista em seu quotidiano refere-se à questão da deterioração e obsolescência ocorridos nos meios dos documentos eletrônicos. É muito comum a questão da migração da informação e é preciso que o arquivista esteja atento às alternativas que dizem respeito à recuperação dessas perdas. Para isso, deve-se estar pronto a utilizar programas que traduzem e/ou convergem sinais antigos ou simplesmente distintos para um sistema novo. Essa sistemática denomina-se:
destinação;
emolução;
sumarização;
pesquisação;
evolução.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
O protocolo desempenha uma série de atividades. Entre elas, destaca-se a de registro, que pode ser definida como
curso do documento desde a sua produção ou recepção até o cumprimento de sua função administrativa.
remessa do documento aos setores de trabalho que decidirão sobre a matéria.
unidade encarregada da expedição de correspondência.
reprodução dos dados do documento destinada a controlar a movimentação e fornecer dados de suas características fundamentais aos interessados.
Arquivologia - Tipologias documentais e suportes físicos - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Configuração que assume um documento de acordo com a disposição e a natureza das informações nele contidas. Essa definição corresponde a
Tipologia Documental.
Gênero Documental.
Documento Eletrônico
Espécie Documental.
Documento Diplomático.
Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
O documento cujo conteúdo contém informações acerca de pessoas, entidades, coisas, problemas, condições etc. é uma característica que define o registro documental com valor
Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os itens a seguir, considerando os princípios e conceitos arquivísticos conforme mencionados na legislação brasileira no que é pertinente a essa área.
Arquivo, segundo a definição legal, é o conjunto de documentos de qualquer natureza e em qualquer suporte produzidos e recebidos por órgãos públicos, instituições de caráter público, entidades privadas e pessoas físicas, no exercício de suas atividades específicas.
Arquivologia - Gerenciamento arquivistico de documentos eletronicos - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2006
O modelo tradicional de tratamento de documento para sua recuperação e uso apóia-se na representação do documento. A tecnologia da informação permite que todos os dados de representação de um documento sejam recuperados e, para garantia de maior eficácia, padrões de metadados têm sido estabelecidos. Entende-se por metadados:
dados estruturados e codificados que descrevem e permitem acessar documentos.
catalogação de itens e coleções de acervos arquivísticos.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A avaliação é um processo de análise de documentos de arquivo, que estabelece os prazos de guarda e a destinação, de acordo com os valores que lhes são atribuídos. Assinale a opção correta em relação à avaliação de documentos.
A avaliação de documentos pode ocorrer, sem prejuízos, desconectada de outras funções arquivísticas.
Da mesma forma que o conceito das três idades documentais fundamenta a classificação, o princípio de respeito aos fundos define as estratégias de avaliação.
A amostragem documental é uma técnica de seleção em que, de um dado conjunto de documentos, elege-se um subconjunto representativo do todo.
A avaliação é matricial, isto é, ela deve ser realizada antes da descrição e difusão.
Arquivologia - Conceitos Fundamentais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os itens a seguir, considerando os princípios e conceitos arquivísticos conforme mencionados na legislação brasileira no que é pertinente a essa área.
A legislação identifica os documentos públicos como ativos e inativos. São considerados documentos ativos aqueles em curso e freqüentemente consultados ou que, mesmo sem movimentação ou consulta, aguardam definição de sua destinação por razões de interesse jurídico e(ou) administrativo. Documentos inativos são os conjuntos de documentos de valor histórico, probatório e informativo que devem ser preservados em razão desse valor.
Arquivologia - Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A organização dos arquivos intermediários consiste no estabelecimento de normas precisas que regem a transferência, do setor de trabalho para os locais previstos para esse fim, a organização, a recuperação e a conservação dos documentos intermediários que os compõem. Para tal, o arquivista deve respeitar certo número de elementos de base. Acerca desse assunto, assinale a opção incorreta.
Os documentos intermediários, mesmo conservados em local diferente daquele no qual foram produzidos ou recebidos, permanecem como propriedade exclusiva do acumulador.
Nenhum documento deve ser aceito no arquivo intermediário sem que se conheça, de modo preciso, sua destinação final (eliminação ou guarda permanente).
A unidade que transferiu os documentos ao arquivo intermediário e que quer consultá-los deve poder fazê-lo com rapidez.
Alterações na organização dos documentos intermediários podem ser feitas sem o consentimento do acumulador.
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